As máquinas de costuras foram cridas para que as donas de casa pudessem passar o tempo em casa fazendo aquele bom e velho croché que tanto gostavam. Elas também foram muito úteis para as primeiras industrias surgidas da revolução industrial nas fábricas de manufatura, onde os empregados tinham que costurar usando máquinas de costura enormes que ocupavam o espaço de uma sala inteira. Com tudo tão moderno hoje em dia, não é que essas máquinas puderam ganhar até capinhas? Neste artigo, vamos ensinar a você como fazer uma “roupinha” bem legal para vestir a sua máquina de costura e, dessa forma, coserva-la para futuros trabalhos.
A Janome 2008
Se no seu caso, quem precisa ser vestida é uma incrível máquina de costura Janome 2008, você não pode perder o passo a passo logo abaixo, feito com todas as medidas para ela. Confira!
- Primeiro passo: Corte 2 vezes um retângulo bem retinho com as medidas da sua Janome: 40 x 30cm. Lebrando que uma parte será a frente e a outra parte as costas. Corte novamente mais duas vezes um outro retângulo nas medidas 17 x 30cm para que dessa vez você possa fazer as laterais na sua capinha. Agora, corte um retângulo na medida 17 x 40cm. Este último recorte será feito para emendar a parte de cima da sua capa.
- Segundo passo: Essa é a hora de unir todos os retangulos recortados de um tecido qualquer e da cor que você preferir. Una os retangulos recortados um ao lado do outro para compor a sua capa, incluindo as laterais, as partes de cima e da frente.
- Terceiro passo: Para ser ter uma ideia, coloque as partes sob a sua janome 2008, para ver como que a capa vai ficar em volta dela. Depois, comece a costurar uma parte na outra. O mesmo deverá ser feito com as laterais, mas primeiro costure os retangulos da parte de cima para que as laterais possam ser emendadas posteriormente.
- Quaro passo: Depois que todos os retangulos foram costurados e emendados uns nos outros, é hora de fazer uma bainha. Costure bem firme!
Pronto, agora é spó vestir a sua Janome 2008 e esperar para usa-la assim que quiser. Ela vai se conservar e vai ficar linda de roupinha nova.
Observações
- As Janomes são máquinas de costurar pequenas e por isso, suas medidas não serão válidas para outras marcas como por exemplo a Singer Facilita, que é um objeto um pouco maior. Neste caso, as laterais teriam que ser aumentadas. Assim, para não haver erros nas medidas, meça as laterais da sua máquina e crie um molde antes de recortar os retangulos.
- Vale lembrar que não é obrigatório usar tecidos para criar a sua capa. Você também pode pegar uma toalha velha para realizar o trabalho outro outro tipo de materia, desde que ele seja bem resistente.
Patchwork
Uma outra opção para criar uma capinha para a sua máquina de costura é realizar a técninca do Patchwork . é uma capa mais ornamentada e que pode levar mais tempo para você fazer. Mesmo assim, o resultado final é surpreendente e não custa muito caro em termos de produção. Vamos conferir o passo a passo?
Material Necessário
- 45 x 77 cm de tecido branco textura; 50 x 80 cm de tecido algodão branco; 50 x 80 cm de manta acrílica; 2 retângulos de 25 x 35 cm de tecido branco textura; 2 retângulos de 25 x 35 cm de tecido algodão branco; 2 retângulos de 25 x 35 cm de manta acrílica; 20 cm de tecido azul; 20 cm de tecido rosa; retalhos de tecido amarelo e verde. Lembrando que todas essas cores fica a seu critério, aqui as ideia são apenas dadas em forma de conselho.
- Máquina de costura
- Régua; Placa de cortador circular; Tesoura; e Cola spray de uso temporário, da Toke e Crie
- Ferro de passar
- Régua de hexágonos
- Agulha
- Linha de costura nas cores rosa, branca e azul ( é a escolha das cores só depende de você!)
- Linha para bordar verde ( pode ser a cor que conbine com o seu trabalho inteiro, fica a sua escolha)
- Moldes
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=-sOFjMq5v_4[/youtube]
Passo a Passo
- Use a sua régua de hexágonos para riscar 21 figuras de tamhos diferentes, seguindo as dicas das medidas logo acima, mencionada nos materiais. Isso tudo sobre uma folha de sulfite. Risque e recorteusando as outras medidas a seu critério: Use 8 hexágonos no tecido azul, 9 no tecido rosa, 2 no tecido amarelo e 2 no tecido verde.
- O hexagono feito no papel agora deverá ser colocado sob os tecidos de sua preferência. Corte os hexagonos, centralise-os e aliave em volta, passando a ferro todos eles.
- Use os hexagonos criados por você, em diferentes tamanhos, para criar desenhos como flores, por exemplo. Costure tudo, monte sua imagem e passe tudo com o ferro.
- Para fazer as folhas da sua flor, risque o molde no avesso do tecido verde dobrado, por exemplo. Costure em volta usando uma máquina de costura. Faça uma abertura central e desvire o tecido. Passe e guarde as folhinhas.
- Com a sua cola spray, monte uma espécie de “sanduíche” com o tecido branco e a manta acrílica de 50 x 80 cm. Utilize ainda o tecido branco textura de 45 x 77 cm. Quilt livremente usando a mão ou à máquina de costura, recortando sempre o excesso.
- Repita o procedimento de antes, formando o mesmo aspecto com os tecidos e a manta de 25 x 35 cm. Em cada parte dessas, risque o molde da lateral com um pequeno giz e recorte na linha marcada.
- No sanduíche criado anteriormente, posicione as flores de hexágonos e as folhas até montar tudo. Dê pontinhos invisíveis para prender os seus desenhos.
- Ache o centro do retângulo de 45 x 77 cm e posicione com o centro da parte curva da lateral de todo o seu material. Alfinete e costure tod a volta. Faça o mesmo com o outrolado e desvire tudo. Pronto! Sua capinha está pronta. Você pode usar outros detalhes com os tecidos para enfeita-la ainda mais usando a técnica Patchwork!
Vídeo
Veja o vídeo abaixo para tirar todas as suas dúvidas:
Escrito por Jéssica Monteiro da Silva