Tulipas de Pano

O artesanato é quase uma terapia para quem deseja deixar os problemas de lado e relaxar. Algumas peças são relativamente simples de fazer e podem se tornar uma fonte de renda extra para quem deseja ter um trabalho a mais. Confira abaixo como fazer uma tulipa em patchwork em poucos passos, com certeza você vai descobrir que é um trabalho bastante interessante como descanso mental.

Tutorial de Como Fazer Tulipa de Patchwork

Materiais Necessários

  • Tecido estampado
  • Agulha Média para Costura
  • Linha para Costura
  • Pérola ou Miçanga (para fazer o miolo da flor)
  • Base de E.V.A. (iremos aplicar embaixo da flor)
  • Folha de E.V.A. (com tinta acrílica em relevo)
  • Palito de Madeira
  • Enchimento Poliéster
  • Moldes Retangulares (dos tamanhos 14 cm x 8 cm e 13 cm x 7,5 cm)
  • Cola Quente
  • Máquina de Costura (quem preferir poderá costurar à mão)

Como Fazer

Passo 1

Para começar você deverá transferir o risco do molde para o tecido e recortar. Depois de recortar o molde você deverá juntar a borda com a outra pelo lado avesso e então costurar. Essa costura pode ser feita a mão ou com a máquina, o que você preferir.

Passo 2

Dobre a borda e faça um alinhavo simples usando a agulha e a linha. Após isso você deverá puxar para dar o arremate e feche e parte debaixo da flor.

Passo 3

Depois de ter fechado a parte inferior da sua tulipa comece a colocar o enchimento de poliéster. Se desejar você pode fazer essa tulipa sem o enchimento.

Passo 4

Da mesma forma que você dobrou a borda inferior para dar o acabamento com o alinhavo você deverá dobrar a flor para que fique mais bonita.

Passo 5

Para finalizar você deverá acrescentar um enfeite para fazer o miolo da flor. Feitos esses passos você terá terminado a primeira parte da tulipa.

Passo 6

A partir daqui iremos fazer a parte final da tulipa que consiste na folha e no cabinho assim como a base inferior. Comece colocando o cabinho feito com um palito de madeira que deverá ser envernizado e pintado. Depois de fazer isso coloque a base inferior na sua tulipa de maneira que ela possa ser fixada usando cola quente. A ideia é que a folha deixe a tulipa mais delicada.

Tutorial de Como Fazer Tulipa de Tecido

Materiais Necessários

  • Pedaço de tecido
  • Fibra de silicone
  • Agulha e linha
  • Pedaço de feltro
  • Palito de churrasco
  • Fita floral

Como Fazer

Passo 1

A primeira coisa a fazer é cortar um pedaço de tecido que tenha 11 cm x 7 cm. Você pode facilitar o fabrico das próximas flores fazendo um molde desse tamanho.

Passo 2

Você deverá juntar os lados menores do tecido e então costurá-los a mão ou a máquina. O tecido deverá estar no avesso, faça o alinhavo deixando um dos lados abertos, será nesse pedaço aberto em que iremos colocar o palito de churrasco.

Passo 3

Insira o enchimento (a fibra de silicone) em grande quantidade para que a sua flor fique mais firme. Em seguida você deverá dobrar uma borda de tecido e costure os dois lados de maneira a deixar quatro pontas.

Passo 4

A fita deverá ser enrolada no palito, coloque na parte de baixo da flor. Depois disso recorte um pedaço de feltro na forma de uma folha e crie um molde para fazer as folhas das outras tulipas. Prenda ao palito com a ajuda de fita ou de cola quente.

Tutorial de Como Fazer Tulipas de Tecido

Molde –

Tulipas de Pano

Molde

Materiais Necessários

  • Tecido
  • Molde
  • Tesoura
  • Agulha e linha
  • Palito de churrasco para fazer o cabo da tulipa

Como Fazer

Passo 1

No tecido que você escolheu risque o molde da sua tulipa, você deverá riscar duas vezes para cada tulipa.

Passo 2

Recorte as tulipas que você riscou.

Passo 3

Você deverá costurar os dois pedaços da tulipa no lado avesso.

Passo 4

Depois de costurar você deverá virar a tulipa que foi costurada.

Passo 5

Depois disso coloque o enchimento dentro da tulipa para que ela fique bem cheia.

Passo 6

Faça o alinhavo da base da tulipa.

Passo 7

Coloque então o cabo da tulipa.

Passo 8

Dê um puxão na linha de alinhavo para que fique bem apertada.

Passo 9

Faça alguns pontos para que o cabo fiquem bem fixo. A sua tulipa estará pronta.

Dica

Para que o seu artesanato fique mais interessante faça várias tulipas e crie então um buquê com elas. A ideia de fazer com patchwork é legal para dar uma cor a mais nas suas flores e assim criar composições mais bonitas e diferenciadas. Escolha tecidos coloridos e que tenham alguma harmonia entre si para que o resultado final fique bonito. Os buquês de tulipas de tecido podem ser vendidos te dando uma fonte de renda extra sem contar que é bastante divertido costurar as suas flores.

Os buquês de tulipas de tecido podem ser usados para enfeitar a sua casa e a casa das pessoas que comprarem o seu artesanato. Faça peças personalizadas com tecidos escolhidos pelos clientes para agregar mais valor ao que você oferece.

Dicas de Artesanato

Quem opta por fazer artesanato como uma forma de ter uma renda extra o faz porque gosta de criar peças diferenciadas e oferecer o seu trabalho manual. Pode ser um mercado bastante atrativo financeiramente se você souber impor um ritmo de trabalho mais profissional. A dica é ter foco para fazer uma quantia razoável de peças de acordo com a quantia que você acredita que irá vender.

Faça testes para ver quais são as estampas de tecido que tem melhor aceitação e que tipo de peças as pessoas que compram de você mais gostam. Esse tipo de atividade tem grande participação dos consumidores e são eles que vão te dizer o que funciona e o que não funciona. Com o passar do tempo você perceberá que se torna mais fácil oferecer os seus produtos e que eles terão mais aceitação.

Trabalhe com seriedade e esteja sempre pronto para aprender a agregar coisas novas ao seu trabalho para se manter em destaque nesse mercado.

O trabalho artesanal pode ser aplicado a diversos itens diferentes e também pode ser utilizado para diversos propósitos, desde a decoração da casa até para presentes ou lembrancinhas de eventos variados.

Para festas infantis pode-se fazer as tulipas de pano para enfeitar mesas e até mesmo utilizá-las como lembrancinhas do evento. Confira algumas sugestões.

3 comentários

  1. olá!!! caso em outubro e gostaria de encomendar com vc, 4 vasos médios de tulipas em pano. qt ficaria?

  2. que site maravilhoso ,lindo e super util.parabens

  3. gostaria de saber de preços das lembranças para fazer para um casamento

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>