Qual O Melhor Tecido Para Bordar Com Agulha Magica

As formas de artesanato são as mais variadas e conseguem sempre surpreender, pois mesmo com tanta tecnologia as coisas feitas à mão são as mais bem feitas e sempre com muito detalhe, personalidade e carinho. Por isso muito ainda se inventa com pequenos utensílios como uma agulha e um tecido, dando vida a diversas formas a alguns desejos que temos.

As roupas como conhecemos hoje em dia são feitas com tecidos que estão sendo desenvolvidos desde os primórdios do ser humano, porém com um modo de fazer totalmente aprimorado ao longo do tempo. Há muito anos tudo era feito a mão e existia um trabalho totalmente muito bem feito para que as matérias-primas que vinham basicamente de linhas se tornassem uma roupa.

Pensamos na praticidade de se obter uma roupa com detalhes e nem lembramos do algodão plantado e cultivado para que ela fosse feita. A obtenção de tecido até hoje se chama tecelagem, vindo do latim texere, trazendo muita história para ser contada,

História do Tecido

História do Tecido

História do Tecido

Antes de falar propriamente dos tecidos é muito válido comentar que o ser humano sempre teve necessidade de se esquentar em períodos frios e de se proteger contra o sol e outros perigos, por isso inicialmente eram utilizados pele de animal para essas funções e alguns lugares ainda existe algumas vestimentas vinda de animais, vendo a dificuldade de se matar mais animais para conseguir se manter, além de que o ser humano já deixava de ser nômade e começava a se estabilizar em um local aprendendo mais assim sobre as plantas até acharem o algodão, o linho e outros.

Como já foi dito, sabemos que inicialmente o tecido era feito mão, mas explicando melhor, os primeiros tecidos vinham do linho, antes ainda da máquina tear muito conhecida. No período de 3000 a.C., a técnica mais utilizada era a prensagem de fibras que demonstram a mesma consistência de um tecido atual de acordo com alguns pesquisadores que encontraram vestígios em algumas múmias egípcias. Isso ocorreu de maneira maneira mais fácil devido o algodão ser tão fácil de plantar.

Depois disso, na idade média o tear começou a ser utilizado para fazer os tecidos maravilhosos da nobreza até passar por uma grande transformação no período de revolução industrial, com máquinas automatizadas que trazia uma maior facilidade para a produção e criava novos modelos.

Se tornou comum a produção de algodão no mundo para os tecidos, o que muita gente não sabe é a utilização de outras plantas para produção de algumas formas de tecidos como o papiro,o linho e o cânhamo.

O mais antigo e que muitas pessoas já conhecem é o papiro, sendo uma árvore que chega até quatro metros de altura e pode ser utilizado para diversos objetos não somente pela escrita como é mais famoso.

Já o cânhamo era utilizado na China há muitos anos atrás, porém hoje é mais usado na Europa para fabricação de vestidos, velas e peças para barcos. Tanto é que na descoberta da América, Cristóvão Colombo utilizava papéis, bandeira e velas com as fibras desta planta.

Já o linho foi encontrado inicialmente perto dos rios egípcios: Nilo, Eufrates e Tigre, tendo como principal referência as múmias envoltas nele. Sendo uma fibra vegetal muito aceita juntamente com o algodão.

Agulha Mágica

Mesmo o tecido sendo totalmente feito industrialmente ainda existe alguns detalhes que são feitos a mão, podendo ser bordado ou algumas técnicas variadas. Uma delas é a agulha mágica, conhecida como ponto russo e que se tornou totalmente cobiçada pelo encanto que suas peças demonstram muita atenção ao executar com paciência diversos pontos, podendo considerar até mesmo terapêutico.

Para utilização dessa técnica é necessário escolher um fio que consiga atender às expectativas para o objeto que você deseja. Tentando escolher todas da mesma espessura para ficar homogêneo, já que os pontos precisam ser bem juntinhos para darem a forma cativante necessária. A partir da linha escolhida a agulha tem que ser condizente com o tamanho dela.

Para a escolha do tecido é preciso ser minuciosa também, porém alguns tecidos dão mais certos do que outros como por exemplo o Oxford, mesmo não sendo tão barato, a qualidade final do produto fica sensacional, principalmente o bordado for feito com linhas finas. Caso o uso seja de linhas grossas tecidos de algodão também são aceitos. Alguns tecidos que vem preparados para bordado não são tão interessantes por conta de deixar o avesso ficar com os pontos muito desprotegidos e poder se desfazer facilmente. Ao fazer o trabalho deixe sempre o máximo esticado possível o tecido para não ocorrer falhas. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecido

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *