Como Fazer a Famosa Boneca Emília

Toda menina sonha em ter uma amiguinha, e normalmente a primeira amiga de uma menina é a boneca, seja uma boneca caríssima, de grife ou uma boneca de pano feita pela vovó.

Como Fazer a Famosa Boneca Emília

Como Fazer a Famosa Boneca Emília

Como e Onde Nasceu a Boneca Emília

Uma das mais famosas e conhecidas bonecas do Brasil, se chama Emília. Ela é fruto da imaginação de Monteiro Lobato um dos maiores autores da literatura brasileira.

A Emília ficou conhecida pela primeira vez em meados da década de 70 quando a tv Globo gravou e difundiu um programa baseado na obra de Monteiro Lobato, o famoso Sitio de Pica Pau Amarelo.

Como e Onde Nasceu a Boneca Emília

Como e Onde Nasceu a Boneca Emília

A Famosa Boneca Emília

Segundo a historia de Monteiro Lobato, Emília é uma boneca de pano feita pelas mãos da Tia Anastácia. Tia Anastácia aproveitou os retalhos que tinha no Sitio e fez Emília com cabelos coloridos, boca em forma de coração e olhinhos diferentes, porém muito espertos, ela era recheada de marcela e feita única e exclusivamente para ser a melhor amiga da menina Narizinho, neta da dona do Sitio do Pica Pau Amarelo, Dona Benta.

Ainda segundo as historias de Monteiro Lobato, Emília era uma boneca muito tagarela, espevitada e bastante egoísta, além de muito curiosa. Porém ela não nasceu desse jeito, quando criada pela Tia Anastácia ela era muda, com o corpo bem desajeitado, com olhos de retrós preto, sobrancelhas um pouco fora do lugar que lhe davam um ar de bruxinha e não de boneca.

Contudo Narizinho gostava muito dela e sempre na horas refeições, fosse no almoço ou no jantar, Emília sempre estava lá, sentada a seu lado. Na hora de dormir também não era diferente, a boneca de pano era a primeira a se acomodar em uma pequena rede entre dois pés de cadeira que fazia parte da decoração do quarto de Narizinho.

Imagem de Amostra do You Tube

Porém depois de engolir uma pílula falante do Dr. Caramujo, Emília deixou de ser muda e desatou a falar e nunca mais parou. Uma das marcas registradas de Emilia era porque ela falava muitas besteiras, volta e meia ela abria sua torneirinha de asneiras, especialmente quando queria explicar algo complicado de explicar ou para justificar suas ações ou suas vontades.

Ela falava pelos cotovelos, e também era comum trocar os nomes das coisas ou das pessoas por variações com a mesma sonoridade ,o Dr. Caramujo, por exemplo, ela chamava de “Dr. Cara de Coruja.

Emília trocava de vestido, era consertada e até mesmo era recheada novamente. Narizinho também fazia e refazia suas sobrancelhas e seus olhos, que eram de retrós, e se arrebentavam quando Emília os arregalava demais. Nas histórias, ela é andava livremente, mas muitas vezes ela era tratada por Narizinho como uma boneca comum e ficava enfiada no bolso.

Por ser uma boneca, que evoluiu e virou gente, Emília cometia impunemente muitos pecados infantis como birra, mal criação, egoísmo, teimosia e espertezas. Dizia o que pensava e quando levava bronca, fingia que não era com ela. Emilia não temia nada, aprontava todas e era cheia de vontades.

As Bonecas De Pano

As bonecas de pano fazem com que nos recordemos da nossa infância,as brincadeiras, algumas pessoas tem até hoje sua coleção de bonecas, outras usam como enfeite.

As meninas de todas as idades se encantam com as bonecas de todos os materiais, mas as de pano costumam ser ainda mais especiais. Normalmente bonecas de pano são feitas a mão e por causa deste pequeno detalhe acabam se tornando uma unanimidade na lista de brinquedos favoritos.

Em todas as fases da infância, elas podem ser companheiras de aventuras, do chá da tarde, do filminho e, por vezes, até mesmo confidentes da garotada. As companheiras feitas de pano possuem um charme a mais, podem ser levadas para todos os lugares, pode ser lavadas, e também dormir com suas amiguinhas sem que corram o risco de se machucar.

Fazendo Uma Boneca De Pano 

Fazer uma boneca de pano é uma tarefa demorada, mas muito prazerosa e relaxante, Uma grande vantagem nas bonecas de pano é a facilidade de arrumar matéria prima para confecção. Elas podem ser feitas com roupas velhas e o tipo do tecido não importa.

Na internet encontramos muitas bonecas de pano e seu modo de ser confeccionada, o passo a passo, encontramos também apostilas da boneca Emília com moldes em tamanho natural. Também encontramos o passo a passo da Emília feita de crochê, de feltro, E.V.A, biscuit, de papel e outros diversos materiais.

Tia Anastácia fez a primeira Emília com retalhos de uma saia velha, aqui nos vamos aprender a fazer a nossa Emília, preste atenção no passo a passo, você vai precisar de:

Material 

  • Um pedaço de pano de algodão cru, de 40 por 40 cm – para fazer o corpo
  • 20 cm de tecido estampado – para o vestido
  • 20 cm de renda – para fazer o fundo da calça
  • 50 cm de fita de cetim de 1 cm de largura
  • tinta marrom tipo PVA – para pintar o sapato
  • tinta para tecido preta – para fazer os olhos
  • caneta microm marrom – para fazer a boca
  • blush -para passarmos nas bochechas
  • 1 pacote de lã multicolor – para fazer o cabelo
  • 1 pacote de fibra siliconizada antialérgica – será nosso enchimento
  • tesoura sem ponta
  • cola de tecido
  • lápis
  • linha
  • 2 punhos sanfonados de 7 cm de comprimento por 5 cm de altura

Vamos Ao Passo a Passo 

  • Como os moldes em mãos, passe todos para o tecido de algodão cru e estampado.
  • Agora corte tudo, não esqueça de dobra-los
  • Em seguida costure a cabeça, o corpo, aqui você pode escolher entre fazer à mão ou em uma máquina de costurar. Não esqueça de deixar a parte do pescoço aberta, será por lá que colocaremos o miolo.
  • Faça um corte também na cabeça. Vire tanto o corpo como a cabeça pelo avesso, agora preencha com a fibra siliconizada, feche as aberturas.
  • Costure as roupas, não esqueça de fazer os pespontos. A saia é costurada na parte de cima. Para a meia, unem-se os lados maiores (os de 7 cm).  Cole a renda
  • Cole a fita em cima da saia e ponha o lacinho, feito com sete fios de linha
  • Pinte o sapato, os olhos e a boca. Passe um pouco de blush nas bochechas. Quando secar, coloque a meia e costure-a
  • Dê seis voltas na mão com a lã, corte e amarre com outro pedaço de lã. Faça isso 22 vezes. Cole-os na cabeça da boneca
 Pronto temos nossa Boneca Emília pronta, agora é dar para uma menina e ela criar sua própria historia, assim como a Narizinho.

Moldes de Boneca Emília

Vídeos de Passo-a-Passo da Boneca Emília

Imagem de Amostra do You Tube
Imagem de Amostra do You Tube
Imagem de Amostra do You Tube

Posts Relacionados

2 comentários

  1. RAFAEL ESTEVES DE SOUZA BRAGA.

    EU QUERIA SABER

  2. semiramis rastelli

    Olá amigas
    Adorei as bonequinhas que vi, são todas lindinhas, mas eu tenho uma dúvida.
    Como é que se coloca a cabecinha no no corpo? Gostaria de umas dicas tam-
    bem de como colocar o cabelinho delas.
    Muito agradecida por tudo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>