Pintores Baianos

  • Antônio Joaquim Franco Velasco (1780-1883), nascido em Salvador. Realizou algumas pinturas na Igreja do Nosso Senhor do Bonfim, entre 1818 e 1820, as quais representam a trajetória da Paixão de Cristo. Sua obra é considerada uma transição do rococó e os elementos neoclássicos.

    Pintores Baianos

    Pintores Baianos

  • Bento José Rufino Capinam (1791-1874), também nascido em Salvador. Algumas das suas obras ficaram registradas na Igreja da Nossa Senhora da Ajuda e na Ordem Terceira de São Francisco. É possível admirar o trabalho de Bento José no Museu de Arte Sacra de São Paulo.
  • Diógenes Rebouças (1914-1994), nascido em Amargosa. Além da pintura se dedicou muito à arquitetura e agronomia.
  • Dorival Caymmi (1914-2008), nascido em Salvador. Mais conhecido pela sua música, também dedicou parte do seu tempo pintando.
  • Emmanuel Hector Zamor (1840-1917), também de Salvador. Uma das suas principais características era a preferência pelas cores verde musgo e ocre nas pinturas, que depois deram espaço para tonalidades de vermelho e laranja. Uma de suas obras, a “Crianças Negras”, pode ser vista no Museu Afro Brasil, em São Paulo.
  • Francisco da Silva Romão (1834-1895), nascido em Salvador. Não existem muitos registros sobre sua vida, o que se sabe é que era pintor e que iniciou tendo como mestre José Rodrigues Nunes e Olímpio Pereira da Mata. Outro detalhe é que Francisco era neto do famoso escultor Manoel Inácio da Costa. Não produziu muito, mas o que ele deixou pode ser visto no Museu de Arte da Bahia, como a “Santa Cecília”.
  • Franco Velasco (1780-1833), de Salvador. Velasco era considerado um grande retratista. Entre suas obras importantes, destaque para a pintura do retrato do Imperador Pedro I. Também fazem parte das pinturas de Franco Velasco: “Senhora” e “Menino com cachorro”, datadas de 1817 e que podem ser vistas na cidade do Rio de Janeiro, na Fundação Raymundo Ottoni de Castro Maia.
  • Israel Dias Machado, um pintor brasileiro nascido em Salvador, mas que atualmente vive no Rio. Assina suas obras com o pseudônimo de “Idmach”. Iniciou os seus trabalhos usando carvão para produzir. É definido como um artista impressionista e teve como mestres professores da Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro, entre eles o famoso Onofre Penteado. As produções de Israel estão em acervos particulares, não só no Brasil, mas também na Europa, Estados Unidos, Canadá, Japão e Egito.
  • José Rodrigues Nunes (1800-1881), nascido em Salvador. Além da pintura, se dedicou também à cenografia e decoração. O seu mestre foi Franco Velasco e é considerado pela história da pintura brasileira um dos representantes da reta final da pintura colonial da Bahia. Foi autor de muitas obras, sendo que dentre as mais importantes está aquela realizada na Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência. Entre os anos de 1831 e 1834, pintou o forro e os painéis laterais da igreja. Realizou ainda várias pinturas para a Irmandade do Santíssimo Sacramento da Matriz de São Pedro (1839), todos os painéis da parte lateral da nave da Igreja da Irmandade do Santíssimo Sacramento do Passo (1860) e as obras “Passos de Cristo” (1855).

.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Pintura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *