Enfeites Artesanais para o Natal

Chega o final de ano e o espírito natalino toma conta de todos nós, e isso pode ser percebido em todos os lugares e nas mais diversas situações. De alguma forma que não pode ser explicada a grande maioria das pessoas fica mais alegres, mais solidárias, passam há ter mais tempo para a família e para os amigos. É nesta época do ano que um maior número de pessoas carentes recebe auxílio, principalmente em instituições como asilos e instituições de menores abandonados.

Enfeites Natalinos

Enfeites Natalinos

O espírito de Natal

Enfim, com o final do ano o chamado espírito de Natal chega e transforma todas as coisas em seu redor, e a nossa casa não poderia ficar de fora dessa transformação. São mil idéias diferentes de enfeites artesanais que podem ser feitos até por mãos sem nenhuma experiência em artesanato, para enfeitar nossas casas. Nesse artigo nós vamos dar duas dicas super-fáceis e bonitas, uma guia de estrelas que pode ser pendurada na portalada de qualquer ambiente ou em outro lugar qualquer e um peso para trancar a porta em formato de pinheiro.

Mini Árvore de Artesanato

Mini Árvore de Artesanato

Guia de estrelas

A guia de estrelas é feita como uma técnica do patchwork, utilizando para tanto retalhos de tecido, ou mesmo um corte de tecido especialmente comprado para este fim, fita mimosa e tecido de fibra. A receita que vamos dar é de um cordão ou uma guia com 3 estrelas, feitas de tecido de Poá verde e branco com fita mimosa também verde. Escolha um molde de uma estrela de cinco pontas e corte em 3 tamanhos diferentes, uma maior, medindo em torno de 18 cm, outra com 12cm e outra ainda com 8 cm. Corte cada uma dessas estrelas em um pano dobrado ao meio, para que fiquem duas partes, frente e costas. Corte também a fibra nos 3 tamanhos diferentes. Depois monte as estrelas com a fibra dentro, e no meio das estrelas deve passar a fita, formando uma guia com as três estrelas enfiadas, sendo a menor primeiro, depois a média e por fim a maior. No final pode ser feito uma franja com a fita, deixando vários pedaços de fita.

Panos de Natal

Panos de Natal

Peso de porta

Para dar um charme todo especial a sua casa você pode fazer até os pesos de porta com motivos natalinos, é simples. Corte um cone em um tecido do seu gosto, deve ser um tecido bem firme, encha de areia e costure um fundo. Faça uma estrela pequena de feltro branco e costure na ponta, recheada com um pedaço de feltro para dar volume, pespontando com linha colorida. Para dar um toque especial, borde a sua árvore cone com botões ou lantejoulas, como se fossem enfeites da arvores.

Vale a pena tentar…em poucas horas você faz essas duas peças e renova a sua casa para esperar o Papai Noel!

Mesmo que no Brasil o Natal aconteça durante o verão, é costumeiro que os enfeites desta data tão especial girem em torno da temática do inverno. Desde as roupas tradicionais do Papai Noel até mesmo as decorações da árvore de Natal, tudo lembra muito o inverno, e nada lembra mais o inverno do que flocos de neve!

Enfeites

Segue adiante um passo a passo de como fazer um floco de neve em três dimensões para ser pendurado na árvore de Natal ou então para usado como enfeite junto às guirlandas ou outros artigos do gênero. Para fazer o floco de neve, você precisa de bastante paciência, já que ele não é muito fácil, mas com boa vontade e paciência, ele dá certo e acaba sendo um lindo artesanato para o Natal.

Você vai precisar de 6 pedaços de papel quadrados, do tamanho que você deseja que seu floco de neve seja no fim (os pedaços tem de ser do mesmo tamanho e perfeitamente quadrados). A cor fica ao seu gosto, mas branco sempre é melhor, porque já fica na cor da neve. Além disso, você vai precisar de grampeador, fita adesiva, tesoura e cola glitter, esta última para decorar o floco depois de pronto.

Decoração

Primeiro, dobre uma das folhas de papel na diagonal, formando um triângulo. Recorte três vezes cada lado do triângulo, seguindo a linha dos cantos, até que o papel fique assim. Desdobre o papel e vire-o de maneira que o centro forme pequenas formas de diamante entre eles. Pegue os primeiros dois triângulos e enrole-os no centro, formando um pequeno tubo, que deve ser colado com fita adesiva desta maneira. Vire o papel para o outro lado, pegue os outros dois diamantes e faça o mesmo processo de tubo, mas, desta vez, cole-os para o lado oposto do primeiro tubo feito. Repita o processo para as duas outras abas que restam, sempre fazendo os tubos em lados alternados.

Faça o mesmo processo com as outras cinco folhas de papel.

Natal

Depois de prontas, cada peça de papel será um braço do floco de neve. Junte três pedaços, unindo-os pelas pontas superiores deste jeito. Grampeie as pontas e faça o mesmo com as outras três. Por fim, uma as duas peças, grampeando-as juntas, como mostra esta figura. Por fim, grampeie cada um dos braços junto ao próximo, para que o floco de neve não se afaste e nem desmanche.

Depois de unido, decore o floco com cola glitter! Prontinho! Um lindo foco de neve para ser usado na sua neve, ou como acompanhamento para a sua guirlanda de Natal!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Novidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *