Artesanato Do Nordeste do Brasil

O artesanato surgiu junto com o ser humano, é impossível pensar na evolução humana sem pensar na utilização do artesanato, primeiro usado para confeccionar peças para caça, como lanças e flechas, e utensílios domésticos, como cuias. E no Brasil nosso artesanato sempre esteve intimamente ligado às matérias primas natural, pela influência indígena. Mas quando os portugueses vieram para o Brasil à arte de produzir materiais manualmente passou a ter um caráter profissional.

Artesanato Do Nordeste Do Brasil

Artesanato Do Nordeste Do Brasil

No nordeste brasileiro, ainda hoje tem uma cultura artesanal muito forte, sendo um dos atrativos turísticos dessa região. Outra característica do artesanato nordestino é a utilização de objetos da fauna e flora local, como conchas e sementes, e até mesmo os desenhos em areia feitos dentro de garrafas. Uma herança portuguesa é a produção artesanal de rendas, as famosas rendeiras do nordeste. Até hoje noivas encomendam peças para completar seus enxovais, uma tradição da época colonial que perdura até hoje.

 

 

7 comentários

  1. Bom dia !
    Meu nome e Marlene
    Sou de Uberaba MG
    gostaria de saber se voce tem o passo a passo desas duas bonequinhas Laranja e vermelha ,gostaria de aprender fazer.
    obrigada
    Marlene F Barcecelos

  2. queria muito saber como fazer o vestido da boneca passo a passo.Pois são lindissímas.amo bonecas.

  3. AH.SOU DO RGS.E UMA APAIXONADA POR BONECAS.SOU DA CIDADE DE CAMAQUÃ.MUITO OBRIGADA. ESPERO RECEBER O MODELO.

  4. bom adoro o artesanato nordestino é lindo d+…

  5. OLÁ, Obrigado vcs me ajudaram para um trabalho de artes, vlw
    :)

  6. Gostaria de saber do que é feita essas duas bonequinhas dançarinas da terceira foto da primeira fileira. Quanto custam cada uma delas, se vocês enviam para a cidade de São Paulo. Se for possível me deem um numero de telefone para contato. Obrigada.

  7. obg vcs me ajudaram muito para a amostra cultural da escola :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>