Natal com Fuxicos

Os fuxicos viraram mania nacional, e ganham espaço quando o assunto é artesanato com retalhos, pois existem inúmeras possibilidades de construir peças com fuxicos ou ainda de enfeitar ou customizar peças com esses acessórios.

Como se Faz um Fuxico

Existem diversos modelos diferentes de fuxicos, todos eles feitos com retalhos de tecidos, que podem ser coloridos ou não, porém os mais comuns são aqueles redondinhos e franzidos, que são feitos a partir de círculos de tecido. São bem simples de fazer, cortam-se círculos de tecidos do tamanho que se deseje, sempre levando em conta que o fuxico vai ficar mais ou menos com a metade do tamanho original do circulo e que quanto menores os fuxicos, mais delicado o resultado final. Pois bem, corta-se o circulo e com agulha e linha faz um alinhavo na volta franzindo até fechar, então se prega um botão, miçangas ou qualquer outro que possa arrematar o fuxico.

Árvore de Fuxico

Árvore de Fuxico

O que Fazer com Fuxicos

São inúmeras as possibilidades de peças feitas com fuxicos, desde blusas de fuxico, bolsas, almofadas, objetos de decoração da casa variados, contudo os fuxicos têm mostrado todas as suas potencialidades justamente nesta época de final de ano, quando não param de surgir idéias das mãos das artesãs de peças para enfeitar a sua casa para esperar o natal. São arvores de natal, enfeites para a árvore, guirlandas, enfeites para a casa e para a mesa de natal, tudo feito com fuxicos. Abaixo nós vamos dar algumas receitas dessas peças de natal com fuxicos.

Bolas em Eva

Bolas em Eva

Árvore de Natal de Fuxicos

Uma das grandes idéias para o natal com fuxicos é fazer a própria árvore de natal com fuxicos. Primeiramente faça muitos fuxicos nas cores de natal, verde vermelho e branco. Pode ser de tecidos estampados com motivos natalinos ou outras estampas contendo essas cores. Também se pode optar por fazer todos os fuxicos em verde e o arremate com uma bolinha vermelha. Caso opte pelos fuxicos coloridos arremate com uma bolinha dourada. Compre numa casa de artesanato ou papelaria um cone de isopor, ou ainda faça um de papelão, com diâmetro de 20 centímetros e 3º centímetros de comprimento, mais ou menos. Depois vá unindo os fuxicos até cobrir o cone, dando o formato de uma árvore de natal. Fala uma estrela vermelha de tecido e coloque na ponta da árvore. Na base do cone fixe um palito e enfie dentro de um pequeno vaso com argila e cubra com palha. Uma bonita árvore para enfeitar uma mesa, aparador ou bancada.

Decoração de Fuxico

Decoração de Fuxico

Guirlanda de Fuxicos

Faça um aro de guirlanda, que pode ser feito com jornal. Encape com um tecido verde ou dourado. A parte faça muitos fuxicos vermelhos, com o miolo arrematado em dourado. E faça meio fuxico, em formato de folhas em tecido verde. Costure os fuxicos vermelhos cobrindo toda a guirlanda e os verdes intercalados. De um laço grande e bonito com uma fita de natal e está pronta a sua guirlanda de natal, única e linda.

2 comentários

  1. Ola, adorei a guirlanda de natal e os outros trabalhos são lindos.

  2. Adorei os trabalhos estava pensando o q ia fazer com os meus fuxicos agora tenho várias idéias obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>