Somente utilizando lápis e papel, talentosos desenhistas de todo o mundo conseguem elaborar figuras perfeitas, em especial retratos de pessoas famosas, retirados de revistas, como podem ser observados neste link: http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=18713#ixzz21TnCripw. Por serem elaborados de maneira tão realista, os desenhos feitos à mão chegam a nos enganar, dando a impressão de que são fotografias verdadeiras.
O segredo para um perfeito desenho feito à mão é utilizar os lápis pretos corretos, específicos para desenho, além da habilidade dos traços e perfeito jogo de sombras elaborado pelo artista. E, para transformar simples desenhos feitos à mão em verdadeiras obras-primas, não tem jeito: é necessário muito treino e paciência.
É possível acompanhar o passo a passo de diversas aulas em vídeo postadas na internet, que ensinam a fazer desenhos à mão, entretanto, não existe melhor aprendizado do que cursar aulas específicas de desenho, que costumam ser oferecidas por escolas de artes, como a ABRA.
Vale lembrar que o interessado já deve contar com certa habilidade no desenho para fazer o curso, em especial contar com firmeza no traçado e boa coordenação motora. Ao longo do curso de desenho, o aluno vai aprender diversas técnicas, como elaborar figuras humanas, histórias em quadrinhos, mangás, desenhos publicitários, entre outros.
Como o Brasil conta com um vasto mercado editorial e publicitário, especialmente no eixo Rio-São Paulo, o desenhista profissional possui um amplo campo de trabalho, podendo atuar em agências de publicidade, editoras, empresas de criação de jogos eletrônicos, escolas de artes, entre outros.
Se você mora distante dos grandes centros e deseja aprender a técnica de desenhos feitos à mão, muitos professores de desenho oferecem DVD’s de suas aulas em diversos níveis, do iniciante ao avançado, para que qualquer um possa ingressar nessa arte e acompanhá-la conforme o seu ritmo. Boas opções são as videoaulas em DVD do desenhista Charles Laveso. Cada DVD é vendido pelo preço de R$ 50,00 (sem contar o frete): http://www.aulasdedesenhos.com.br/
No início, os primeiros desenhos podem ficar malfeitos, assimétricos e com falta de perspectiva, porém, com treinos constantes, os trabalhos vão evoluir, já que o aluno vai aprender como elaborar o sombreamento correto das figuras e criar a profundidade adequada ao desenho.
Importante informar qual deve ser o material básico para os desenhos feitos à mão: papel canson, papel A4, e assim que se aperfeiçoar e desejar criar trabalhos artísticos para exposição, o A3.
Quanto aos lápis, para fazer as linhas visíveis, são utilizados os lápis HB, que possuem o grafite mais duro. Já para fazer os efeitos sombreados, utilize os lápis 4B, que contam com grafite macio. Também podem ser usados os lápis 2B, entretanto, são mais indicados para a elaboração das linhas do desenho.
Para corrigir os erros no traçado do desenho feito à mão, o material mais indicado é uma borracha branca macia, de preferência da marca Faber Castell, a mesma recomendada para os lápis de desenho.