O artesanato está presente em meio a nossa cultura e permeia nosso cotidiano. para muitas pessoas é uma fonte de prazer, para outras é uma terapia enquanto para outras ainda é uma fonte de renda. Na realidade o artesanato é tudo isso e muito mais, é uma oportunidade de nos expressarmos, de extravasarmos nossos sentimentos e emoções inconscientes, de darmos vazão ao dom artístico que cada um de nós possui, é uma oportunidade de aprendizagem, e também é uma fonte geradora de trabalho e de renda.
Artesanato – Arte que Passava dos Mestres para os Discípulos
Antigamente os artesãos eram considerados grandes mestres em suas formas de artes, assim o eram os pintores, os escultores, os ouvires e até os sapateiros, pessoas que detinham o conhecimento na produção de suas peças e eram auxiliados por jovens chamados de discípulos. O conhecimento desses mestres era então ensinado aos discípulos por ele escolhidos e que se destacavam por suas habilidades e competência. Assim o conhecimento era detido pelos mestres e o acesso a esse conhecimento era restrito as pessoas por eles escolhidas ou indicadas.
O Conhecimento e o Domínio Público
Com a evolução natural do mundo e a industrialização, muitas das formas artesanais se perderam no tempo, assim como a figura do artesão, dando lugar a formas mais populares de artesanato que são de domínio público e que se originam do povo, assim como o artesanato em cerâmica entre muitas outras formas diferentes de artesanato. Esses conhecimentos atualmente são de domínio público, e há um interesse de que seja repassados a todas as pessoas que tenham interesse em aprender e em executar, pois o artesanato hoje tem um importante papel social, cultural e também econômico.
Cursos de Artesanato
Com a popularização das técnicas de artesanato e o surgimento constante de outras formas de artesanato, os cursos de artesanato se tornaram uma maneira organizada de repassar esses conhecimentos. Muitos desses cursos são organizados pelos órgãos governamentais e não tem custo para os interessados. No nordeste, por exemplo, em que o artesanato é uma importante fonte de renda e tem importância também para o turismo, a qualificação dos artesãos é de interesse dos órgãos de turismo, assim existem diversas parcerias com o objetivo de ensinar às pessoas as diversas técnicas artesanais típicas daquela região.
Contudo em todo o Brasil existe uma vasta oferta de cursos de todos os tipos de artesanato que podem ser encontrados na forma presencial e principalmente online. É cada dia maior o número de cursos virtuais de artesanato que podemos encontrar na internet, com vídeos e fotografias explicativas passo a passo, tornando o aprendizado muito mais fácil e acessível a todos.
Hoje podemos dizer que o artesanato em todas as suas formas é de domínio público e as informações detalhadas estão disponíveis para todos os que tiverem interesse.