Essa pergunta é definitivamente uma pergunta muito subjetiva e que pode ser respondida de muitas maneiras diferentes, uma vez que antes mesmo do período da história escrita, já existiam seres humanos produzindo artesanatos no mundo todo e claro, também no nosso Brasil.
Provavelmente para entender todo esse contexto, devemos primeiro entender o conceito de artesanato de uma maneira mais clara e definida, pois vamos lá, por definição artesanato é algo que seja produto de um trabalho manual, de uma arte manual ou de uma técnica manual, que seja diferente dos conceitos e técnicas da produção em massa, assim como também deve ser diferente das atividades aplicadas na produção em série, o artesanato pode ter função tanto utilitária, como também função artística, sendo assim podemos dizer que cada artesão é também um artista.
Geralmente para se produzir artesanato utiliza-se matéria prima mais natural, sustentável e se utiliza muito das mãos para que determinado trabalho fique pronto, além disso é dito que o artesanato é também algo cultural, uma expressão artística da cultura popular de algum lugar, que marca um tempo e também a história de cada região, o artesanato é uma forma de entender alguns contextos históricos e também contribui para um maior entendimento da vida de uma população por determinado período de tempo.
Apesar de todo o ar abstrato que ronda a questão, acredito que podemos começar do começo tentando criar uma linha de tempo que possa aos poucos determinar como foi estabelecido a história do artesanato no nosso país, para isso devemos destacar que houveram dois períodos, o período antigo, antes do Brasil ser definido como Brasil, onde o artesanato produzido como uma forma de se expressar e desenvolver a evolução e inteligência do homem, mas temos também um período mais moderno, quando a expressão cultural popular foi aos poucos definindo as raízes e os contornos do nosso país como ele é hoje em dia.
Linha De Tempo Do Artesanato
Acredito que a forma mais correta de começar a falar sobre a história do surgimento do artesanato, seja começando lá do começo, a mais de 6 mil anos atrás, principalmente no tempo conhecido como período neolítico, que tem como um de seus destaques, a evolução do ser humano a partir do momento em que ele começou a esculpir peças, a trabalhar com os materiais que lhe eram disponíveis, tais como fibras animais e vegetais, assim como também com pigmentos.
Com esses ditos pigmentos de cor que o homem retirava da própria natureza, ele começou a deixar a sua marca, principalmente nas cavernas, algumas que estão até hoje em estado preservado, sendo assim podemos ver as expressões manuais dos nossos antigos ancestrais, quanto a isso, algumas pessoas não sabem, mas no nosso território brasileiro, há muitas dessas cavernas.
Com o passar do tempo o artesanato teve uma outra expressão forte no nosso país, antes mesmo de chegarem os chamados colonizadores europeus, que também poderiam ser chamados de usurpadores e massacradores da nossa terra. No Brasil uma das expressões mais fortes artesanais da nossa cultura é o trabalho dos índios, eles que hoje ainda vivem e produzem as suas peças desde muitos séculos atrás, se encontram em número muito reduzido e em estado de constante ameaça no nosso território.
Os índios tem uma cultura fortíssima, eles são a maior prova viva da verdadeira e original cultura brasileira, eles tem muitas formas de expressão manual que até hoje temos incorporado no nosso país, como objetos de palhas, principalmente de palha trançados, cestos, muitos objetos de madeira, etc. No entanto, a cultura indígena até os dias atuais não é tão forte como deveria, uma vez que eles são os verdadeiros ocupantes do nosso território, isso acontece porque depois da chegada dos europeus, eles trouxeram e introduziram à força a sua própria cultura na nossa terra.
Com a chegada dos europeus muita coisa mudou na nossa terra, aliás tudo mudou, com eles vieram também o mundo europeu da época que ainda era completamente atrasado, porém eles se achavam muito civilizados, por isso impunham os seus costumes goela abaixo de todo o resto do mundo, não que exista civilização nisso, mas é o que diziam que estavam fazendo. Eles influenciaram também drasticamente o nosso território e muito dos costumes artesanais que temos hoje deriva dos povos europeus, principalmente dos povos portugueses.
Outro grupo que moldou muito também a cultura do país definitivamente foram os negros, que passaram a chegar ao Brasil como escravos e assim permaneceram por um certo tempo. Eles por muitos séculos foram reprimidos e tinham até mesmo que esconder a suas crenças e tradições, mas eles acabaram por ser tornam brasileiros também, afinal as novas gerações aqui nasciam, com isso a sua cultura foi sendo cada vez mais misturada com as culturas que aqui existiam, com isso também as peças artesanais que produziam, suas crenças, suas festas, tal como o carnaval e etc.
Mais tarde se deu a onda de imigrantes no nosso país, a onda do início do século XX quando chegaram muitos imigrantes japoneses, alemães e principalmente italianos, com eles também vieram partes de suas próprias culturas, de suas peças, de seus costumes e tradições, com isso também outras formas de artesanato eram incorporadas ao já existente artesanato brasileiro.
Essas imigrações descritas acima, são reflexos das principais imigrações que aqui ocorreram, elas foram citadas porque definitivamente foram as imigrações de grande impacto em solo brasileiro, mas não somente elas, é claro que também sofremos muitas outras influencias, mas estas são as mais fortes. Apesar de tudo isso, não há como definir que alguma seja intacta, afinal chegando aqui, todas elas foram sofrendo modificações, foram se misturando e se alterando com a própria cultura e artesanatos já existentes em nossas terras, por esse motivo hoje a cultura brasileira e o próprio artesanato brasileiro, é a soma de tudo e ao mesmo tempo é algo muito original, especial e que a gente só vê por aqui.
Artesanatos Regionais
O Brasil é um país de proporções continentes, isso é muito claro, portanto também fica muito claro que é impossível que todas as regiões sejam iguais, seja em quesito de atrataivos naturais, quanto em comida, bebidas, cultura e artesanato. Cada região tem as suas próprias características, suas próprias formações históricas, seus próprios costumes, etc., no entanto, isso definitivamente não é algo ruim, pelo contrário, acaba por expandir muito mais a riqueza cultural que temos em nosso território de Norte à Sul.
O Brasil tem 5 regiões geográficas oficiais que é Norte, Nordeste, Centro Oeste, Sudeste e Sul, cada uma delas produz um tipo diferente de artesanato, que tem suas origens na sua ocupação e na sua história, nenhuma é melhor do que a outra, todos os artesanatos são uma expressão artística única e especial, e mais do que isso todos são brasileiros.
Claro que em alguns lugares há uma efervescência maior, em outros uma efervescência de produção menor, mas não há nenhum que não mereça reconhecimento. Talvez a região que possa ser apontada como um dos berços da cultura do artesanato seja o Nordeste, até porque a arte manual é um ganha pão de muita gente que ali vive, mas isso não quer dizer que as outras não sejam igualmente notáveis à sua própria maneira.
O ponto é que o surgimento do artesanato no Brasil, está ligado à mistura de povos, à mistura de crenças, à mistura de pessoas, simplesmente a palavra para responder isso seria mistura, uma vez que o nosso país nasceu de uma miscigenação geral, todos nós temos um pouco de negros, índios, pardos, brancos, todos temos tudo isso em nosso sangue e em algum ponto da nossa linhagem, assim também é com o nosso artesanato brasileiro.