Fotos De Tapetes Com Agulha Magica

Para conhecermos mais sobre a agulha mágica e seu uso, vamos começar aprendendo sobre o artesanato em geral e sobre a costura, que foram os responsáveis pelo surgimento da agulha mágica.

História E Surgimento Do Artesanato:

Segundo relatos de historiadores e estudiosos do assunto, há indícios de que o artesanato haveria surgido na Pré-história, para ser mais preciso, teria surgido no período chamado de neolítico, que foi próximo ao ano de seiscentos, antes de Cristo. Esse, teria sido o período em que o humano aprendera não só a tecer tecidos vegetais, mas também polir pedras, bem como fabricar cerâmica e etc.

Os principais fatores que teriam causado a motivação do desenvolvimento dessas técnicas iniciais de artesanato foram: a própria necessidade do homem de saber e poder produzir itens que os fossem úteis para o uso rotineiro para a sua sobrevivência, além de ser uma forma capaz de expressar as capacidades de se expressar além de expressar seus sentimentos e sua capacidade criativa e produtiva, isso foi ilustrado pela criação de adornos nesse período.

As pessoas que viviam nesse período utilizavam os mais variados modos de usar esses objetos e peças produzidos por eles mesmos manualmente, utilizavam eles para caçar, confeccionar algumas peças de roupas, para se proteger do frio e de outras formas de intemperismo, e até mesmo para a produção e confecção de pinturas e estatuas que na época não eram grandes.

Até mesmo com o passar de um curto período de tempo esse trabalho possuía um caráter familiar, em que muitas vezes era realizado por todos os integrantes do núcleo familiar, e todos trabalhavam fazendo tudo, costurando, cortando, polindo, ou seja, todos produziam as peças juntos, sem que houvesse a separação do trabalho. Apesar de ter começado como uma forma de produzir peças que auxiliariam a sobrevivência da família, passou a ser mais tarde, com o passar do tempo, uma forma de se sustentar e conseguir renda.

Segundo a história, o artesão é a pessoa responsável por transformar a matéria prima em um produto acabado, utilizando apenas de suas próprias mãos. Se formos pensar em termos de sociedade, foi somente a partir do século onze, depois de Cristo, que se criou uma organização em que havia o mestre artesão e os seus aprendizes, o artesão oferecia o seu conhecimento e toda a didática de como aprender as melhores técnicas, além de peças de roupas e alimentos e esse era retribuído com a mão de obra barata dos aprendizes.  Esse grupo trabalhava em espaços pequenos, que mais tarde foram chamados de oficinas.

Assim foram criadas também as Corporações de Ofício, que eram, de certa forma, organizações onde o mestre-artesão de cada cidade ou região ia representando sua oficina e também proteger os seus interesses sociais e econômicos.

Segundo pesquisas, os percussores do artesanato foram os indígenas, que produziam cestas a partir de fibra de vegetal e vários outros objetos que eram usados como adornos.

Surgimento Da Técnica De Costura:

Apesar da costura ser uma técnica muito comum e presente no nosso cotiado é comum pararmos para pensar e refletir acerca do seu surgimento, só sabemos que ela existe e até sabemos alguns truques dessa técnica. Porém, vamos agora estudar o seu surgimento.

Há registros de que a primeira máquina de costura já produzida na história teria sido patenteada pelo inventor Thomas Saint, no ano de mil setecentos e noventa. E ao contrário do que é comum pensarmos, não, ela não foi utilizada para a produção e confecção de peças de roupas e sim para a confecção de sapatos e outros calçados. Agora, foi somente em mil oitocentos e trinta que  surgiu a primeira máquina de costura voltada para a confecção e produção de peças de roupa, ela foi criada por um alfaiate, cujo nome era Barthelemy Thimmonie.

Sendo assim, as grandes indústrias começaram a fabricar peças de roupas em uma enorme escala, fazendo assim com que os artesãos ficassem ociosos, uma vez que, esses não eram capazes de produzir na mesma escala e tempo que as indústrias, além de que eles não conseguiam competir no mercado, pois os preços cobrados pelas indústrias eram bem menores, pelo fato da longa escala de produção. Criou-se assim um sentimento de impotência nessa parcela da população.

Por essa razão, Thimmonier teve que se mudar da França por receber diariamente várias ameaças de morte feita pelos costureiros que o culpavam por eles terem perdido seus empregos.
Já na atualidade, costureiros ainda são comuns no dia a dia, esses possuem vários clientes que os procuram quando precisam de concerto em alguma determinada peça de roupa e até mesmo para a produção de um traje único, diferenciado e personalizado, que consiga expressar as intenções e características do cliente.

A Agulha Mágica:

Para os que não conhecem, a agulha mágica é um tipo de agulha que é feita para a aplicação da técnica de costura também conhecida como ponto russo, é feita de aço e tem uma regulagem para variados pontos, são eles o baixo, médio e o alto. A partir dessa técnica, o artesão ou costureiro pode produzir diversas e variadas peças de decoração, podemos citar como exemplo dessas peças decorativas os tapetes, capas de almofada e diversos outros acessórios de moda e peças de roupa. Você pode escolher a melhor maneira de realizar essa técnica, tendo como opções deixar a lã com a laçada do ponto a ser dado ou se preferir você pode desfiar a lã com uma escova de metal.

Artesanatos Usando Agulha Mágica

Qualquer tipo de peça, utensílio ou acessório está apta a receber o ponto russo, pois este bordado feito com a agulha mágica se adequa a qualquer tipo de pano ou tecido. Se pegarmos uma bolsa, para usar como exemplo, pode ser feita de tecido e caso seja, ela já estará pronta quando receber o trabalho da agulha mágica com a aplicação da técnica correta. E a bolsa pode ser coberta por inteiro com a lã que foi fixada com a agulha mágica faltando, para ficar pronta, apenas alguns últimos detalhes.

A seguir está um link que ensina o passo a passo de como fazer um tapete com agulha mágica, aplicando assim tudo que aprendemos. Logo em seguida estão algumas fotos do resultado final do trabalho.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Passo-a-passo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *