As eras mudaram, tudo que antes era produzido com a mão agora possui uma máquina que irá produzir para nós. Infelizmente essa tecnologia não traz somente benefícios para os produtos. Muitos deles são feitos com baixa qualidade, com tanta rapidez que não possui um acabamento de qualidade e principalmente a falta de personalidade.
Você já foi em uma loja comprar qualquer objeto, viu vários igual ao seu e pensou que se pudesse queria ter um modelo totalmente diferente? Ou ainda achou um absurdo o preço por algo que você mesmo poderia ter feito em casa ? Com essa resposta, muita gente começou a pensar como seria realizar essas atividades na sua própria casa.
A maioria desses processos, são totalmente feitas à mão, ou ainda com ajuda apenas de alguns ferramentas. Isso se tornou muito mais comum do que imaginamos e que pode fazer muito bem para todos.
As professoras de crianças mesmo, fazem seus aventais, brinquedos, ou até mesmo utensílios usados no dia-a-dia, tudo de maneira artesanal.
Artesanato
Artesanato como vemos hoje logicamente é bem diferente daquele que surgiu junto com a humanidade. Você deve lembrar quando estudamos história, como os objetos eram feitos de maneira primitiva todos a mão com apenas algumas ferramentas, que facilitavam a sua produção. O artesão não fazia esses produtos somente para ele, era uma profissão muito valorizada na época. A fabricação começava com o artesão ir até a natureza para obter suas matérias-primas, normalmente o artesão só possuía um aprendiz e poderia ser seu próprio filho, algum parente ou interessado em sua cidade/vila.
O interessante dessa época é mostrar que se o artesão necessitasse de qualquer matéria prima ele mesmo e atrás dela, participando assim de todas as etapas de fabricação. Algo que vemos que é muito diferente nos dias atuais, até mesmo para os artesãos, já que muitos deles vivem na cidade e já compram os materiais de maneira bem fácil.
Com tempo ferramentas mais tecnológicas foram criadas, melhorando a vida de todos os que produziam e ainda dando nova cara a produtos, com maior qualidade e sofisticação. Nesse período, por ser tão difícil conseguir realizar todos esses processos, os artesãos conseguiam grande quantidade de dinheiro. Na época da nobreza, os reis possuíam artesãos somente para eles, tentando inovar e ainda investir até mesmo em novas máquinas. Assim surge o tear, que facilitava muito a produção de tecido que não fosse pelo de animal.
A partir desse momento a costura se tornou algo muito mais fácil e que se valorizava e principalmente inovava cada vez mais. Inicialmente as roupas eram feitas todas à mão com agulhas e outras simples ajudas. Com a máquina de costura oficialmente no mercado o trabalho se popularizou rapidamente.
Costura
Ainda é uma maneira de fazer artesanato até os dias atuais. Para muitos ainda é uma forma de se sustentar, sendo uma renda ainda fixa se possuir uma clientela e uma fama boa. Existe costureira para diversos tipos de roupa, isso depende muito do tipo de tecido e da peça. Antigamente existia muito alfaiate, que produziam somente roupa social. Já vestidos mais elaborados exigem muita produção, outras roupas simples podem ser feitas com máquinas mais padrões.
Aventais
Alguns tipos de trajes podem ser feitos somente para um determinado uso, é o caso dos aventais. Muito usados para ajudar a manter a roupa limpa ou ainda conseguir proteger o indivíduo de alguma perigo, principalmente em trabalhos manuais.
As crianças costumam usar aventais principalmente em escolas pois adoram pintar e desenhar, mas como falta um pouco de coordenação, costumam fazer muita bagunça. Assim os professores costumam confeccionar um avental bem simples, ás vezes até de TNT mesmo, deixam as crianças decorarem como achar melhor e partem para brincadeira.
Para saber o tamanho de um avental em uma criança, é necessário que meça o seu tronco e um pouco do comprimento da perna, além disso deve ser feita uma medição da circunferência para que o tamanho do comprimento da parte de amarrar seja correto.
O importante é fazer um modelo em que a agrade a criança, ficar uma pouco grande é melhor para proteger mais ainda.