Em jantares sofisticados ou outras ocasiões especiais, uma mesa impecável pede um item quase que indispensável: o anel de guardanapo. Além de darem um toque de organização à mesa, esses acessórios também fazem parte da decoração e dão um charme especial, pois geralmente são muito delicados. Uma das tendências mais utilizadas para elaboração desses anéis são as flores, que deixam a mesa de jantar muito mais charmosa. Rosas e dálias são as mais tradicionais, mas é possível testar várias outras utilizando-se do artesanato.
Esses anéis de flores podem ser comprados em lojas especializadas ou feitos artesanalmente. Nesse caso, com as dálias é um pouco mais trabalhoso para fazer do que as rosas, pois têm mais pétalas. Já as cores ficam à escolha do organizador. As flores podem combinar com outros detalhes da festa, como talheres e copos.
Quanto aos materiais, o acessório pode ser feito de acrílico, por exemplo. Para ocasiões mais sofisticadas, existem até flores montadas com pérolas. Quem prefere comprar as peças prontas, tem a opção de comprar os kits montados pelas lojas, que geralmente vêm com seis ou doze anéis. Se forem feitas com acrílico, as peças podem custar menos do que com outros materiais, ficando mais acessíveis.
Se você pretende fazer seus próprios anéis, seja para uso próprio ou até mesmo para vender, uma sugestão bacana é utilizar argolas de plástico, que são bem baratas, e flores artificiais. Veja abaixo como montar seus anéis.
Você vai precisar de:
- Fita floral
- Argolas plásticas de 5 cm de diâmetro
- Cola quente
- Flores artificiais de seu gosto
O primeiro passo é enrolar a fita floral em torno da argola, cobrindo todas as partes, sem deixar nenhum espaço e de forma bem aderente ao plástico. Pode-se colocar uma pequena quantidade de cola na ponta em que se começa a enrolar e também colar na ponta final quando acabar. Depois, corte um pequeno ramo de flor artificial e junte à argola, prendendo com a própria fita e encerrando com a cola. Novamente, a fita precisa ficar bem firme. Se for da sua preferência, deixe a folha junto com a flor no anel.
O feltro e o cetim são outros materiais que podem render anéis lindíssimos. Algumas flores são feitas até com escamas de peixe, imitando as pétalas. Esses modelos, apesar da aparência delicada e frágil, são muito resistentes. É importante ressaltar que, antes de tudo, as escamas sejam higienizadas com bactericida e fungicida. O processo é bem trabalhoso, pois elas são coladas uma por uma com uma cola especial, formando a flor desejada. Para realizar a limpeza, a dica é não deixar as flores de molho, mas as mesmas podem ser lavadas com água.
Quanto ao acrílico, uma opção é fazer o anel com duas flores sobrepostas, uma de cada cor, com um miolo de pérola.
Em uma mesa de jantar completa, a colocação do guardanapo pode significar um toque a mais de requinte e originalidade. Existem muitas opções para suportes de guardanapos, que variam de acordo com a ocasião, o custo e o material utilizado em sua produção. Uma opção interessante para eventos no verão e na primavera, além de ocasiões temáticas, são suportes para guardanapo em formato de flores. As dálias, devido ao grande número de pétalas, e as rosas, um clássico, são as preferidas, mas sempre é possível inovar à mesa.
Há produções alternativas, como as que são feitas com escamas de peixes altamente higienizadas, que dão um aspecto muito bonito devido a sua coloração. Mas sempre pode-se voltar para o plástico e o acrílico, materiais mais fáceis de lidar na produção artesanal. As pérolas são recomendadas como uma forma de acabamento no miolo que cai muito bem em jantares de noivado e casamento.