No ano de 2003 a grande salvação para pequenos produtores do Estado do Mato Grosso era o cultivo de um tipo de algodão conhecido como algodão ecológico e o algodão colorido. Com essas duas plantas alternativas de cultivo, a renda desses agricultores poderia melhorar. A vantagem em se cultivar esses tipos de algodão está na necessidade de utilizar menos agrotóxicos, sendo esse cultivo menos poluente que o de algodão comum.
Esse algodão serve de matéria prima para uma das industrias que mais cresce no mudo inteiro: a indústria da moda. Maxibolsas, aquelas bolsas enormes que geralmente possuem mais de quarenta centímetro de diâmetro, estão sendo confeccionadas com esse material e revendidas até hoje.
A vantagem do algodão ecológico é sua coloração própria, que torna a peça única e existindo pouquíssimas peças semelhantes no mundo inteiro. Além da exclusividade, a qualidade do algodão é garantida e as bolsas geralmente são tecidas em tear semi-industrial, ou seja, pode-se dizer que a bolsa é quase um trabalho manual.