Agendas Personalizadas

Uma agenda se tornou muito importante ao longo do tempo, ela é um simples caderno, normalmente pequeno que muito é utilizada para anotar afazeres com seus respectivos horários e dias para o usuário não se perca em meio a correria. As agendas podem trazer diversos formatos, aquelas que são pra anotações diversas, ou então aquelas que possuem os dias certinho e serve de ano em ano.

Historicamente não é datado certinho o uso da agenda, mas acredita-se que logo de início da formas mais primitivas de escrita as pessoas já usavam as paredes, ou pergaminhos para esse fim. Fato é que o formato que a agenda leva hoje de caderno veio somente após o Império Romano, deixando então o pergaminho para trás.

Nas agendas industrializadas foram aumentando cada vez mais as funcionalidades, foram adicionadas alguns pesos e medidas, conversão de moedas, mapas, tabelas.

Principalmente com os dias atuais em que há muita correria e muitas tarefas a serem cumpridas, como reuniões, listas de compras, entregar atividades e outras coisas que muitas vezes a cabeça não consegue guardar.

E para isso que a agenda vem para ajudar, nessa tarefa bem mais complicada de relembrar afazeres sendo bem importante para todos nós. Mesmo com muita tecnologia e muito aplicativo para agenda ainda existem pessoas que preferem a utilização de agendas de papel.

Como Fazer Uma Agenda Personalizada

Para aqueles que curtem fazer seus próprios objetos e personaliza-los com sua própria cara, trazemos uma ideia de agenda personalizada. Com dicas para fazer a qualquer momento do ano sua nova agenda. Lembrando que deve-se ter em mãos uma agenda simples para a partir dela conseguir fazer uma customização com técnicas bastante artesanais.

Um exemplo disso é a utilização de tecido ou feltro já decorado, ou colagem de fotos e imagens. Ou então com tintas, fitas, botões, glitter, tudo o que você achar melhor para decorar do seu modo.

Instrumentos para personalização:

  • Estilete e tesoura
  • Régua
  • Pincel
  • Ferro de passar roupa
  • Tecido
  • Base para corte
  • Dobradeira
  • Cantoneira

Os três últimos são mais difíceis de ter em casa, por isso é recomendado ir em uma papelaria.

Materiais:

  • Folha de papelão cinza de gramatura de 240, precisando de dois pedaços para capa e fundo, pode ser medido através do tamanho que você quer a sua capa e mais 3 a 4 centímetros sobrando. Precisa de outro pedaço para a lombada do livro.
  •  Tecido da sua preferência
  •  Papel 40 kg e gramatura 120, de 30 cm x 40 cm
  •  Meio da agenda, podendo ser comprada individualmente, ou pegando uma pronta e trocando a capa.
  • 30 cm de elástico chato
  • duas folhas de papel reciclado
  • Cola branca

Passo a passo:

Primeiro pegue o papel 40 Kg, passe cola bem reforçando bastante,  cole o papel no tecido. Para que o tecido não crie bolhas e enrugamentos passe a dobradeira. Para fixar bem o tecido passe o ferro, porém sem vapor para não esquentar tanto assim o papel.

Para deixar a capa mais dura, pegue o papelão e cole no lado sem o tecido no papel 40 kg. Lembrando que o papelão tem que ficar uns 2 a 3 centímetros maior que o papel embaixo.

No meio do papel acima coloca-se os dois papelões designados para a lombada, lembrando que eles tem que ser finos e colocados a mesma distância.

Para marcar quais diagonais vão ser feitas com precisão é necessário a utilização de uma cantoneira. E depois de medi-las, corte-as com tesoura.  Se a tesoura estiver com uma ponta boa qualquer coisa utilize o estilete e aproveite para furar a parte do fundo, a contracapa, em cima e embaixo para passar o elástico para manter a agenda fechada.

Esses furos têm que ficar bem próximo da beirada da página para conseguir envolver toda a agenda. Use a ponta da tesoura para passar o elástico para o outro lado, deixando somente as pontas para o lado do papelão (lado de dentro), passe cola nas pontas dos elásticos e cole.

Se precisar faça um nó para o elástico não voltar, ou então grampeie. Com isso está permitido virar todas as pontas de tecido sobre o papelão, recobrindo tudo e deixando as pontas, novamente para dentro. Se achar necessário aplique a cola com pincel para que não falte lugar com cola e para que não forme bolha.

Depois pegue as folhas escolhidas para ser o meio da agenda, nossa sugestão são folhas recicláveis, porém pode ser usado papeis antigas, outras agendas, entre outros. Se caso seja usada sulfite, é aconselhável que dobre a folha e cole umas às outras de forma reta para ser juntadas a lombada.

Depois cole o conjunto de folhas ao papelão, na área destinada para isso, no meio obviamente. Pegue as folhas de começo e fim e cole na contracapa e no verso do fim da agenda. Lembre-se bem de sempre passar a mão para verificar se foi bem colado, e depois aguarde enquanto seca totalmente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Papel

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *