Contar com um bom ponto de venda para expor e vender seus trabalhos artesanais é fundamental para que o artesão consiga captar uma clientela fixa e obter o sustento para si e sua família. Para os artesãos que atuam na Grande São Paulo, uma boa opção para começar a expor seus trabalhos e vender é participar de feiras de artesanato.
A região metropolitana de São Paulo possui inúmeras feiras que reúnem expositores dos mais diversos produtos artesanais, que costumam fazer parte da programação de milhares de pessoas nos finais de semana.
Além de centenas de barracas oferecendo os mais variados produtos a preços convidativos, as feiras de artesanato contam com barracas de comidas variadas, e até mesmo apresentações culturais, como shows musicais, teatro e brincadeiras para as crianças, sendo uma opção de lazer divertida e barata para toda a família.
Uma das mais importantes cidades do ABC Paulista, Santo André, investe fortemente na produção artesanal na cidade, tanto que realiza todas as semanas feiras de artesanato em quatro locais diferentes no município, que atraem milhares de pessoas.
Para grande parte dos moradores da cidade, frequentar feiras de artesanato costuma ser um programa corriqueiro para muitas famílias, pois nelas é possível encontrar produtos artesanais variados, como bijuterias, quadros elaborados por artistas plásticos, bem como peças em biscuit, madeira ou tecido, ideais para decorar a casa ou presentear pagando pouco.
Expor os produtos artesanais nas feiras de artesanato em Santo André é um ótimo negócio para quem está ingressando na profissão de artesão, já que ocorrem em espaços bem movimentados, pois as feiras realizadas as quartas-feiras, sábados e domingos ocorrem bem no centro comercial do município, há mais de duas décadas.
Porém, para expor seus produtos nas feiras de artesanato em Santo André, o interessado deve se inscrever conforme surge a demanda por novos expositores nos espaços oferecidos, que costuma ser anunciada pela Prefeitura da Cidade.
A última vez em que a Prefeitura de Santo André abriu inscrições para o ingresso de novos artesãos em suas feiras de artesanato foi em fevereiro do ano passado. Dentre as vagas abertas, estavam para artesanato em resina, metal, tecido, madeira e couro, bem como para artes plásticas, porcelana e comidas típicas. Os interessados podem entrar em contato com a administração municipal no Departamento de Cultura para verificar se é possível ingressar em uma lista de espera.
No processo de inscrição do ano passado, para se inscreverem, os interessados deviam apresentar documentos pessoais (originais e cópias) do RG e CPF, além de suas fotos 3X4 e comprovante de endereço atualizado.
Atualmente, as feiras de artesanato na cidade de Santo André são realizadas das quartas-feiras, das 9h00 às 17h00, no Paço Municipal (Praça IV Centenário, sem número), no centro da cidade; às sextas-feiras e sábados das 9h00 às 17h00 na Praça do Carmo, também no centro da cidade; e aos domingos, das 9h00 às 17h00, simultaneamente em dois parques municipais: no Parque Antonio Pezzolo, que fica na Chácara Pignatari – Vila Metalúrgica e no Parque Antonio Fláquer, situado na Vila Assunção, bairro próximo ao centro da cidade.
Mais informações podem ser obtidas no site da Prefeitura de Santo André: http://www2.santoandre.sp.gov.br/
serão abertas novas inscrições ?