Existem pessoas que sabem fazer um crochê e um tricô de deixar qualquer um de queixo caído, mas por incrível que pareça não sabem como fazer um pompom,que é um acessório usado em muitas coisas, de uma grande serventia para vários moldes em costura, crochê, tricô e em outras peças artesanais como brinquedos, bijuterias, cachecol, gorros, enfim, é muito utilizado em vários setores da moda e muito mais.
Para fazer um pompom, você irá necessitar de lã, tesoura, papelão, pode ser o papelão de uma tampa de caixa de sapato, corte dois círculos com o papelão e bem ao centro desse círculo faça outro círculo retirando o papelão, fazendo assim um buraco deixando um círculo com um aro de mais ou menos um cm de largura, este círculo terá nove cm de diâmetro no total.
Você vai pegar e unir os dois círculos. Feito isso comece a enrolar a lã passando-a pelo buraco central e continuando a enrolar no círculo, preenchendo todo o anel, deixando-o totalmente envolto com a lã.
Para que não tenha dificuldades no manejo, procure esticar um bom pedaço de lã e fazer um novelinho para que possa enrolar com maior facilidade, procure deixar bem gordinho este anel com a lã, que ela cubra bem todo o papelão e um pouco mais ainda, para que tenha um melhor resultado ao finalizar.
Agora você vai abrir um pouquinho a lã e quando encontrar o papelão tente abrir um espaço entre os dois papelões e inicie então um corte seguidamente da lã entre os dois. Faça isso até cortar toda a lã ao redor do papelão, tomando muito cuidado para não perder as pontas dos fios, segure firmemente junto ao buraco .
Pegue um pedaço de lã e passe entre os dois círculos de papelão para que possa manter todos os fios do pompom bem unidos, aí está todo o segredo para que você tenha um pompom perfeito e uniforme, amarre dando um nó bem firme reforçando para que ele não se solte.
O passo seguinte é eliminar os círculos de papelão, para isso você irá cortar um papelão e retirá-lo, em seguida, irá cortar o segundo papelão.
Feito isso, junte bem todos os fios e inicie o corte das sobras dos fios que você utilizou para dar nó no acabamento e continue aparando a lã para que o seu pompom fique todo redondinho e bem fofo.
Não necessita ficar com receio de seu pompom ser diminuído consideravelmente, quanto mais arestas forem aparadas mais cheinho seu pompom ficará, por essa razão é recomendado que se faça círculos de papelão um pouco maiores do que o tamanho que você deseja para o seu pompom.
É uma técnica bem prática de se realizar, os pompons saem divinamente, parecendo até de fabricação com técnicas mais elaboradas, mas que na verdade são técnicas de nossos antepassados e que dão bem certo, ainda se você quiser fazer pompom com outro material, também poderá fazê-lo.