O profissional de artesanato está sendo cada vez mais requisitado no mercado atual seja para a produção de itens decorativos ou para o fabrico de peças personalizadas utilitárias. Devido ao crescimento da demanda está se tornando imprescindível que o profissional que escolhe atuar nessa área seja melhor qualificado.
Observando essa necessidade profissional mais escolas técnicas e universidades estão abrindo cursos específicos para formação em artesanato. Se você tem habilidades manuais e gosta da área criativa vai gostar de saber um pouco mais sobre cursos de formação profissional. Ser artesão exige dedicação e gosto pelo trabalho manual, lembre-se disso!
Conheça Possibilidades de Formação em Artesanato
Curso Técnico em Artesanato
No Brasil os interessados em fazer um curso técnico em artesanato devem fazer uma busca por opções próximas no site do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O profissional graduado nesse curso técnico pode se empregar em cooperativas de artesanato, organização de feiras e exposições assim como em instituições focadas no turismo artesanal. O técnico artesão pode também trabalhar de forma autônoma empreendendo com a criação das suas próprias peças.
Quais as Funções que um Técnico em Artesanato pode Ter?
As funções assumidas por um técnico em artesanato são variadas e dependerão basicamente do local em que ele for se empregar. Boa parte dos profissionais com formação na área se concentram na produção de peças artesanais utilitárias e/ou decorativas. O estudo desenvolvido durante o curto contribui para que esse trabalho de produção de peças tenha um arcabouço maior de informações culturais/locais.
Os artesãos podem ainda assumir as funções de administração das vendas dos seus produtos e das peças de outros artesãos. As técnicas apreendidas durante o curso contribuem para que esses profissionais desenvolvam formas de aumentar a lucratividade com o fabrico de peças reduzindo custos de produção. Por fim os artesãos com formação técnica podem ainda atuar na área de curadoria para selecionar as peças mais pertinentes para exposições e feiras respeitando a cultura local.
Detalhes do Curso Técnico em Artesanato
O MEC recomenda a carga horária de pelo menos 800 horas para esse curso assim como a duração de no mínimo 12 meses. Os interessados em tentar uma vaga gratuita nesse curso técnico através do Pronatec devem ter o certificado do Ensino Médio concluído e preencher o formulário de inscrição presente no site do programa nos períodos de seleção. Após esse período o participante deverá ainda se inscrever no site do Sisutec para assegurar a sua vaga.
Formação em Artesanato no Exterior
Em países como Canadá, Estados Unidos, Inglaterra, Itália, Holanda entre outros os cursos de formação no segmento artesanal são mais comuns e possuem status com mais reconhecimento. Nessas nações os cursos estão divididos em categorias diferentes dentro do artesanato de maneira que o estudante pode escolher um caminho mais próximo do que ele gosta.
Dentre as especificidades que podem ser escolhidas pelos estudantes estão design e fabrico de joias, produção de peças de cerâmica, produção de itens artesanais de lazer entre outros. Vale dizer que para ser aceito numa universidade do exterior num curso – de graduação ou pós-graduação – focado em produção artesanal é interessante que o candidato tenha em seu portfólio de estudante uma quantidade significativa de cursos de nível elevado.