Violino Artesanal

Violinos

Os violinos são instrumentos musicais muito sofisticados, elegantes, refinados e também muito interessantes, no entanto, aqui no nosso país não é tão comum vermos pessoas tocando violino por aí, com a mesma frequência por exemplo, a qual vemos pessoas tocando violão, guitarra, bateria que por sua vez são instrumentos muito mais comuns no nosso país.

Em outros países há um interesse muito maior pelos violinos, principalmente nas culturas onde a música clássica e erudita é muito apreciada, como em alguns países europeus. A música clássica no Brasil tem um apelo moderado, há excelentes músicos nessa área, muitos aprendizes promissores, muitos grupos de orquestras maravilhosos, no entanto, toda essa cultura, essa arte, ainda não chega na população em massa.

Essa falta de interesse por músicas mais clássicas pode ter como motivo um fator até mesmo cultural e social, isso porque em geral no Brasil não ensinamos nossas crianças desde cedo a apreciar estilos musicais diversos, deixamos de lado principalmente os estilos musicais que não tem origem no nosso território.

As músicas mais ouvidas no Brasil variam de região para região, mas no geral podemos dizer que o funk tem um grande público, não somente no Rio de Janeiro, mas em várias partes do Brasil, o samba com certeza é um dos ritmos nacionais, o axé é um dos símbolos da Bahia e não podemos nos esquecer da MPB ou Música popular brasileira, que levou o Brasil para o mundo todo, principalmente nos anos 50 e 60 do século passado.

Onde fica então o lugar no violino no nosso país? Por aqui esse tipo de instrumento ainda é por muitas vezes esquecido, deixado de lado, no entanto, a perda é só nossa que tantas vezes deixamos de apreciar esse som tão especial e intrigante que vem do violino. Além disso, essa postura diante dele acaba por deixar o seu valor ainda mais alto no mercado e de quebra é bem mais difícil de encontrar artesãos capazes fazer um bom violino, pois muitos não conseguem viver apenas com a renda dessa sua arte única, consequentemente precisam entrar em outros nichos profissionais.

Artesanato E Os Violinos

Ao que tudo indica os melhores instrumentos de corda são aqueles que são feitos de maneira artesanal, com ênfase nos violinos, por isso o profissional que sabe como produzir essa peça do zero, quando encontrado é muito valorizado, em alguns países onde o costume de tocar violino é bem grande, esses profissionais podem juntar grandes fortunas apenas trabalhando neste campo. Aqui no Brasil apenas alguns profissionais conseguem realmente viver disso, uma vez que a procura é bem menor quando comparada a outros países.

Dito isso devemos então falar um pouco mais sobre as pessoas que atuam na confecção de violinos e outros instrumentos com corda, essas pessoas são chamadas de Luthier, no entanto, essa denominação não é restrita para quem os confecciona, mas engloba também aqueles que por sua vez fazem reparos nesses instrumentos musicais.

Essa palavra pode parecer bem estranha para nós brasileiros, considerando que por aqui falamos o idioma português, mas a origem dela é francesa e ela deriva de uma outra palavra que é luth, a qual tem como tradução ao pé da letra o termo alaúde, que é o nome de um outro instrumento que também conta com o uso de cordas e que hoje não é mais tão comum quanto um dia já o foi.

A partir dessa palavra luth surgiu o nome que seria usado quase no mundo todo para designar um profissional artesão da área dos violinos e dos instrumentos de corda. Dessa palavra também surgiu o termo luteria que é o nome dado para o trabalho de confecção desses instrumentos, é o nome dado à essa arte tão única e especial. Vale lembrar também que não somente de cordas se faz um violino, por isso não se deve esquecer que todos esses instrumentos feitos pelos luthiers também possuem uma caixa de ressonância, que é a parte que fará ressoar e produzir o som que ouvimos quando são tocados.

Em uma linguagem considerando o português abrasileirado, chamamos também esses profissionais de violeiros. Muitas vezes usamos esse termo para as pessoas que tocam algum instrumento de corda, principalmente o violão ou a viola, tão comuns no Brasil, mas esse termo muitas vezes é usado para definir que produz, quem ajuda a confeccionar ou ainda quem é capaz de concertar violinos, no entanto, é menos usado do que Luther para caracterizar esses artesãos.

No Brasil inclusive a palavra Luther tomou uma proporção ainda maior do que em outras localidades e hoje ela é usada para designar profissionais de várias áreas da música e vários tipos de artesãos de instrumentos, ela saiu do nicho restrito dos instrumentos de corda e passou a ser usada para denominar profissionais de outras áreas, como quem produz e concerta instrumentos também de sopro e até mesmo de percussão.

Como Escolher Um Violino

Escolher Um Violino

Escolher Um Violino

Essa é uma dúvida muito pertinente, principalmente para aqueles que ainda são iniciantes na arte da música e na arte dos instrumentos de corda, uma vez que podem ter muitas opções diferentes, com madeiras e tamanhos variados, e claramente você quer ter o melhor instrumento de todos, para que o seu aprendizado também seja facilitado.

Primeiro você tem que saber que o violino está completo, com as quatro cordas e tudo que lhe tem direito. O segundo passo é saber de qual madeira ele é feito, porque isso vai interferir diretamente no som que vai sair do seu aparelho e também na durabilidade dele. Além disso, tem os tipos de violinos que são mais indicados dependendo do seu nível de aprendizado, ou seja, alguns são mais indicados para estudantes, outros para pessoas em níveis mais intermediários.

Por fim os violinos para os profissionais, uma vez que os mais dedicados aos aprendizes são os mais baratos, até que você realmente consiga manusear o aparelho, no entanto, a escolha do aparelho é somente sua. Uma caraterística interessante de se observar é também o tamanho do aparelho, são ao todo 9 diferentes comprimentos, escolha o que for mais confortável para você.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Passo-a-passo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *