A reciclagem, hoje é tratada como um tema de extrema importância. Vários projetos de sustentabilidade envolvem a reciclagem como parte principal das atividades. Ajudando na redução de ações que prejudicam e desmatam nossas matas e florestas.
Normalmente a reciclagem tem por fim, transformar a matéria-prima que não é mais utilizada, em outra que terá um novo uso ou uma outra finalidade.
O artesanato com matérias recicláveis é uma outra grande ideia que ajuda a preservar ainda mais, pois junto com a reciclagem em si, elas reduzem quase que 85% dos dejetos relacionados aos lixo, e que sem essa atitude não serviam para nada, além de ocupar espaços indesejados.
Existem diferentes formas de reaproveitar esses objetos, por exemplo, garrafas de vidros podem servir de enfeites para a decoração para a casa. Ou podemos ir mais longe, garrafas e tampas de amaciantes viram bonecos ou foguetes para horas e mais horas de muita brincadeira. Caixas de ovos podem também virar flores belíssimas, e enfeitar sua casa.
Garrafas pets então, tem tantas utilidades que ficam difícil até de resumir, para decoração pode ser utilizado como vasos de flores das mais variadas formas, na forma de utilização, quando cheias de água podem servir como “lâmpada” de iluminação durante o dia em ambientes muito escuros. Quando transformadas em brinquedos, formam facilmente aquele antigo “vai e vem” que era muito famoso a alguns anos atrás.
O sabão artesanal também é uma forma de reutilizar aquele óleo que não serve mais para nada. É um excelente desengordurante e o valor para produção é baixíssimo, além evitar que esse óleo seja despejado pela torneira simplesmente, entrando assim em contato com a nossa água e a contaminando.
Aqueles coadores de café também dá um efeito maravilhoso para fazer capas de cadernos, envelopes ou embalagens exóticas.
Esse reaproveitamento de materiais vem deixando de ser apenas um artesanato com cola, papel e tesoura. Tecnologias cada vez mais sofisticadas estão sendo usadas.
Novamente falando de garrafa pet, a grande campeão de reciclagem, por ter em sua composição um componente chamado polímero termoplástico, essa substancia permite que esse produto possa ser reciclado muitas e muitas vezes.
A grande novidade são as roupas feitas de garrafas pet, uma ideia genial para uma coisa que é tão simples. Apenas duas garrafas já são o suficiente para que seja feita uma camiseta e com a quantidade de garrafas que são utilizadas por dia, fica fácil imaginar a quantidade de roupas que podem ser confeccionadas em um só dia.
São diversas as aplicações que um reaproveitamento de material pode ter, são técnicas diversas de como fazer coisas simples. Além disso, você mesmo pode criar algo, o que vale é ajudar a reduzir e preservar uma natureza que é de todos.