O artesanato, como o próprio nome traz, é uma arte e para inserir-se nela não há idade ou sexo, sendo extremamente benéfico para o corpo e para a alma. Há inúmeros tipos de artesanatos, os quais são confeccionados tomados como base os mais diversos materiais, dentre eles aqueles reciclados ou não.
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=WZ-8Fm5duMk[/youtube]
Dentre os materiais mais usados na fabricação de artesanato podemos cita o feltro, que é uma espécie de tecido, mas não o é, contando com textura mais fofa, macia e firme, usado também para revestir mesas de jogos de baralho e ainda as de sinuca.
O Feltro
O Feltro, para quem não conhece, é um papel fabricado a partir de pelos de animais e de lã, os quais as fibras são juntadas a partir da calandragem. Dentre os mais usados pelos estão os de coelho, lebre, carneiro, castor e camelo. Ele também é um TNT, ou seja, um Tecido que não é Tecido, já que a calandra não tece, somente promove a compactação.
Ele é usado comumente na fabricação de casacos, chapéus, além de revestimento de caldeiras nas quais se usa o vapor e ainda em muitos outros equipamentos industriais. Como já dissemos, ele é usado também em trabalhos artesanais. Em fitas de patrulha e bandeirolas, ou ainda na confecção de tapetes.
Artesanato com Feltro Para Iniciantes
Para quem está começando a se aventurar no mundo do artesanato tudo parece um bicho de 7 cabeças, ou seja, tudo parece complicado e difícil demais, até mesmo riscar um trabalho passa a ser uma tarefa estranha. Mas nada que não seja adquirido a partir de um pouco de paciência e prática diária, a começar pelas produções mais simples e fáceis de serem montadas, e depois partindo para aquelas que exigem maior nível de habilidade.
Hoje vamos ensinar alguns artesanatos bonitos e simples que podem ser feitos por qualquer iniciante no mundo do artesanato, cuja base principal será o feltro, que também é um material bastante fácil de ser trabalho.
Modelos
Elefantinha Rosa Feita em Feltro, para enfeite de porta de Maternidade
Materiais a serem usados no artesanato:
- Vários pedaços de feltros com cores de seu gosto, no caso, usamos feltro cor de rosa
- Plumante
- Cola quente
- Flor de Fuxico
- Botões
- Alfinetes
- Linhas que combinem com a cor do feltro
- Placa em MDF e cordão que servirá para pendurá-la
Passo a Passo
A primeira coisa a se fazer é passar o molde da elefanta para um papel fino ou papel cartão. Você pode acessar o molde necessário e ainda observar o passo a passo da peça através de fotografias, através do link: http://drikaartesanato.com/2013/11/artesanato-passo-a-passo-elefantinha-em-feltro.html
Serão necessárias duas partes correspondentes à área da cabeça, que formarão a cabeça inteira da elefantinha, bem como duas partes correspondentes ao corpo que serão recortadas no feltro cor de rosa.
Agora será necessário dobrar e alfinetar as duas partes, isso ajuda na hora de cortar o feltro no tamanho que será usado.
Usando o ponto caseado, aquele comum que estamos habituados a usar durante qualquer costura, faz-se a união das duas partes. Em outro etapa será necessário usar outros tipos de pontos, mas veremos posteriormente.
No passo a passo do link é possível se observar os detalhes que dão graça ao ponto caseado e aquele que deve ser dado no meio das pernas da elefantinha, para formar as pernas e do bumbum, que deve ser feito a partir do uso do ponto atrás.
É importante que você saiba que não se pode fechar completamente a peça, já que primeiro ela deve ser recheada com o plumante, ele dará a forma fofa e arredondada à nossa Rosinha.
Assim que encher com o plumante e terminar de fechar o corpo já está pronto o corpo e com a aparência de um bumbum de elefante
O mesmo procedimento deve ser feito com a cabeça da elefantinha. Para conseguir compor os detalhes da tromba é preciso usar o ponto atrás, e para os olhos coloca-se botões pretos e interiço, mas se não tiver nada a mão pode fazer com o feltro.
Assim que tiver terminado as duas partes da elefantinha, basta colar uma à outra usando um pingo de cola quente!
No momento dos detalhes temos que partir para a colagem da flor de fuxico na cabeça, ela tanto pode ser comprada como você pode confeccionar em casa. Agora é partir para colar as unhas da nossa musa e ainda uns brinquinhos bem charmosos, fazer a maquiagem e pronto, é só reservar e partir para a segunda etapa.
Fazendo a Plaquinha
Como já mencionamos será necessário usar uma peça em MDF, e depois de totalmente limpa e depois de totalmente limpa e aparada qualquer aresta que possa ter você pode pintá-la inteiramente ou somente escrever no centro a palavra “Cheguei”, usando letras mais moldadas. Também é possível antes de pintar o “cheguei”, encapar a placa e dispor alguns corações nas laterais.
Modelo II
Estojo Escolar em Feltro
Materiais Usados
- 01 zíper da cor do feltro
- Retalho de feltro com tamanho de 22 cm x 22 cm,
- Retalhos de feltros coloridos para os detalhes
- Linha de crochê na cor Rubi, no caso em questão foi usada da marca Círculo, que servirá para o caseado
- Alfinetes
- Enfeites variados, que podem ainda ser botões
- Cola quente
Passo a Passo
A primeira coisa a ser feita é alfinetar o zíper no feltro maior para ajudar no momento de caseá-lo.
O ponto caseado não precisa ser minúsculo e nem enorme pode ser algo bem harmonioso, para prender o zíper e ainda assim ficar bonito o trabalho.
Este modelo de estojo escolar feito em feltro foi feito tomando como base o tema de espaço sideral, usando-se foguetes, luas, estrelas e tudo o mais. Para acessar o molde basta clicar no ícone ao final do artigo.
A opção de personalizar o estojo fica a critério de cada um, podendo-se diferenciar de acordo com o gosto de quem vai receber o presente.
Agora é só casear o zíper ao feltro e continuar o procedimento.
O feltro deve ser dobrado ao meio, para assim formar o estojo, por isso, a personalização deve ser feita tomando a área livre como base.
Costure as laterais, tomando bastante cuidado para que fique mais firme.
Dica: Caso queira é possível colocar um forro de tecido, que deve ser costurado junto ao o feltro.
Passo a passo e link para consulta:
http://drikaartesanato.com/2014/01/volta-as-aulas-como-fazer-estojo-escolar-de-feltro.html