Artesanato
A arte manual de criar peças de artesanato faz parte da cultura e costume de um povo, é uma maneira de expressão da arte popular, é também um ganha pão para muitas pessoas. Algumas pessoas começam a fazer artesanato depois de adultas, algumas são ensinadas pelos seus antepassados desde criança, mas o importante é o amor e tempo colocado naquelas peças.
É muito importante que a sociedade, principalmente a sociedade brasileira, possa dar mais valor à representatividade cultural que existe em uma peça feitas pela mão de um artesão. Um problema que muitos desses artistas enfrentam é não conseguir o reconhecimento financeiro que é justo pelo seu trabalho, por isso o estudo e conhecimento de cultura é tão importante, para que possamos reconhecer esse tipo de tradição e o esforço do trabalho manual de uma pessoa.
MDF
Hoje em dia um dos materiais que está mais em alta no ramo do artesanato e da decoração de baixo custo é o famoso MDF, que apesar de ser muito usado nos dias atuais, ainda existem muitas pessoas não sabem o que significa exatamente essa sigla. Na verdade, muitos até dos próprios artesãos que trabalham com ele não sabem o que significa o seu nome cientifico.
Medium Density Fiberboard, esse é o nome oficial, cientifico e registrado do material, que foi criado fora do nosso país por isso seu nome original é descrito em inglês. Traduzindo para o nosso português brasileiro fica “Placa de fibra de média densidade”, um baita nome não?
A “Placa de fibra de média densidade”, popularmente e carinhosamente conhecida apenas como MDF, consiste em placas ou outros formatos de uma espécie de madeira, no entanto, essa madeira é constituída majoritariamente com fibras sintéticas, que são complementadas por material reconstituído.
Mas não é só isso, no processo de sua composição ainda existem aditivos adicionados ao MDF, que podem variar de um fornecedor para outro, esses aditivos têm mais a ver com a aparência do MDF do que com sua composição em si.
As planas de MDF maiorzinhas, no quesito de sua grossura, consistem em placas sobrepostas que formam uma só como resultado final, para que elas permaneçam como uma só placa sua fixação que é extremamente resistente, é feita com pressão (a partir de aparelhos industriais) sobre as placas com aplicação de resinas.
Uma grande vantagem das madeiras em MDF é sua alta absorção em relação às tintas, portanto, se você pretende pintar a peça esse é um dos materiais mais indicados para você. Se você for usar em áreas externas, não é indicado que ele fique exposto às chuvas ou outros fatores de tempo, pois assim como muitos outros materiais, com o tempo ele vai perdendo sua qualidade e vitalidade, mas, no entanto, ele é bem mais resistente a esses fatores do que outros materiais disponíveis no mercado atual, como por exemplo, o tal do MDP.
O MDF se sai melhor fora de casa do que o MDP por ser uma peça de composição mais estável, ou seja, está menos sujeita a alterações químicas e também possuir um número bem menor de poros em sua constituição.
O MDF é um material muito versátil, por esse motivo é possível fazer muitas coisas com ele, além de que seu preço não é tão salgado como outros materiais. É um dos materiais preferidos para fazer peças de artesanato.
Você pode optar por encomendar as suas peças, ou comprar prontas, ou ainda fazer você mesmo em casa. Atualmente há uma infinidade de vídeos e sites online que lhe ensinam as mais variadas técnicas para trabalhar com o MDF. A produção feita em casa tem a grande vantagem de diminuir o peso financeiro de uma decoração, pois ao todo o valor será bem mais baixo, afinal você não pagará pela mão de obra, neste caso a mão de obra é sua.
Lista De Materiais
É importante indicar quais materiais você deve ter disponível para que possa trabalhar com MDF da melhor maneira possível. Por mais que há várias peças diferentes que podem ser feitas com esse material, os materiais base, materiais de suporte são basicamente os mesmos. Entre eles estão:
- Uma lixa (Indica-se que seja de espessura fina, não há necessidade de ser muito grossa);
- Um rolo para pintura (o tamanho dele vai depender do tamanho da sua peça);
- Um pincel que seja adaptado para pintura em madeira;
- As tintas devem ser preferencialmente especializadas em pintura de PVA e tintas acrílicas;
- Materiais para pôr no chão e em moveis próximos, tecidos velhos, papeis velhos, etc;
- Um verniz para acabamento, no entanto algumas pessoas nem utilizam;
O corte de peças de MDF pode ser bem complicado, requer um aparelho especifico e materiais de proteção que podem pesar no seu orçamento, por esse motivo é mais indicado você já adquirir as peças no formato que deseja, assim evita problemas posteriores e muito stress.
Placas De Nomes Em Mdf
Lembre-se que antes de mais nada as peças devem ser lixadas para seu nivelamento. Após pintar a sua peça e esperar que ela seque, é o momento de você personalizar, produzir de acordo com seu gosto pessoal, você pode desenhar as letras, ou fazer uma segunda pintura em outra cor nas letras do nome que deseja. Você pode também colar letras de tecido, de madeira e até mesmo de MDF nas suas placas prontas. Agora é só usar a sua imaginação.
Boa noite.
Gostaria de saber se fazem e o valor do nome Maria Esther feito em letra cursiva,para ormnamentar festa infantil.
Deve ser pintado em branco e ter ums 20 cm.
Quantos dias para entrega em minas?
Desde já agradeço o retorno.
Elziana