A vida de um artesão é sempre muito movimentada. Varia entre cursos de capacitação e aprimoramento, encomendas, as compras de matéria prima para o seu trabalho, pesquisa de mercado, divulgação, vendas, entre tantas outras atividades que mal sobra tempo para organizar o seu próprio Ateliê.
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=6R6kKE-6q3Y[/youtube]
O Ateliê
O Ateliê é o nome que se dá ao local onde “tudo acontece”, o local onde acontece (normalmente) a inspiração até a venda do trabalho do profissional. Cheio de estantes, armários, prateleiras, é lá onde estão expostas as ferramentas de trabalho, materiais, modelos, inspirações, produtos feitos, e tudo que envolve a construção do artesanato.
Acontece que devido à grande movimentação que ocorre lá dentro com muita frequência, manter cada coisa no seu lugar é totalmente inviável.
Mas chega uma hora que não dá mais pra conviver com tanta bagunça, então pare e organize seu espaço de trabalho, tenha certeza que isso te torna bem mais produtivo.
Dicas de Como Organizar
Antes de qualquer coisa, compreenda que o Ateliê deve ser um local de conforto, organização e elegância. Priorize, sobretudo, a facilitação de suas atividades, e a estética é um plano paralelo. Afinal, o Ateliê é uma oficina de produção e encher de artigos de decoração, informações visuais e coisas do tipo, esquecendo do que realmente é fundamental, sem dúvida não te trará nenhum benefício.
Estantes de chão: Dependendo do modelo da sua estante e de qual atividade execute no seu ateliê, você deve preencher as estantes com itens mais unitários. Se preferir, ocupe-a também conforme a funcionalidade, por exemplo: Em cima, artigos para trabalhar com pintura, em baixo, com couro, e assim por diante.
Caso suas ferramentas de trabalho possam ser guardadas na estante, reserve também um espaço só para elas, para que em um momento de necessidade e urgência você saiba exatamente onde localizá-las.
Prateleiras de parede: Em estantes de parede de altura acessível (jamais em modelo zigue-zague, pois, apesar de serem bonitas ocupam muito espaço) coloque materiais em série como linhas de costura, vasilhas transparentes de botões, ou caixas organizadoras sinalizadas. Como esses materiais ficam mais expostos, é interessante que você tome cuidado com a estética, por exemplo: As linhas podem ser organizadas por tamanhos ou tons. As caixas organizadoras podem ser de diferentes cores e etiquetadas para que você possa saber o que tem dentro sem necessariamente ter que abrir uma a uma.
Mesa com gavetas: Use gavetas para guardar coisas importantes e mais usuais. Principalmente ao que se refere a documentos, notas, encartes, contatos de fornecedores e etc.
Armários organizadores: Como o próprio nome sugere, eles são móveis que auxiliam na organização, mas para que isso aconteça não se pode colocar lá tudo que der na telha. Portanto, evite a desordem visual, resultante da soma de vários itens desassociados, principalmente em partes com portas e gavetas, que devido serem partes mais internas são ótimos convites para a bagunça. Uma forma de evitar isso é também preferindo armários que não tenham muitas portas e priorizando as prateleiras e gavetas.
Caixas Organizadoras: Sem dúvida alguma elas são muito importantes para organizar e manter organizado o seu ateliê. Lembre-se apenas que uma vez determinado para que serve cada caixa, deve-se respeitar e praticar seu uso. Escolha as caixas organizadoras menores para itens também pequenos, as transparentes para os itens que precisem ser constantemente verificados a existência, e as revestidas de paredes opacas para materiais diversos e de menor importância. Nesse último caso, não esqueça de variar nas estampas e cores e sinalizar cada caixa com uma etiqueta nomeando o material que está na parte interna.
Outro item a ser observado é que as caixas organizadores podem e devem ser empilhadas para economizar espaço portanto, verifique a qualidade delas e a resistência das tampas, para não exceder no peso de cada uma.
Expositores de loja: Use para expor e proteger os artigos que você produziu. Além de evitar incidentes como quebras, rasgos e poeiras, ainda exibe aos visitantes do seu ateliê artigos que fazem parte da sua produção e estoque.
Mural: Para não sair colando lembretes, encartes de loja, cartões e outras mídias impressas em todo e qualquer lugar do seu ateliê, reserve um local na parede exatamente para essa finalidade. Caso não tenha tempo de confeccionar seu próprio mural você tem a opção mais convencional de ter mural do tipo flanelográfo ou um mais moderno do tipo placa de ferro estampado com adesivo divertido e ímãs personalizados para segurar os papeis.
Varal: Caso queira dar ao seu ateliê um aspecto mais informal, você pode também fazer uso de um varal fixado junto à parede e prender cartaz, fotos, e coisas do tipo, usando prendedores personalizados. O varal também é um ótimo auxiliar da secagem de artigos ou até exibição de estampas para os clientes.
Revisteiro: Evite que suas revistas fiquem espalhadas por todo ambiente, e isso certamente acontece quando você decide empilhar em uma prateleira. Além disso, essa forma de guardar as revistar causa uma enorme perca de tempo na hora de localizar a que você quer ler, então você pode fazer uso de cesta de palha, plástico, caixas organizadoras e até fichários para guardar e manter suas revistas organizadas.
Arara: Caso em seu ateliê você movimente roupas e acessórios, uma boa idéia é ter um local de conservação para elas. Do tipo: Arara, roupeiro, sapateiro, ou até guarda roupa. Isso evita que seus artigos fiquem jogados em qualquer lugar e sem o menor cuidado de conservação. Nada de colocar roupas em cestos de roupas, como se elas tivessem sujas (a menos que elas realmente estejam), pois, além disso, amassá-las ainda dificultará a sua vida na hora de localizar uma peça X.
Mesa e bancos confortáveis: Evite sofás e pufes que relaxem demais o seu corpo, e priorize mesas amplas e bancos de alturas confortáveis para que você possa trabalhar o máximo de tempo em uma postura de conforto para o seu corpo.
Escritório: Em um móvel separado monte seu computador, impressora, telefone e demais materiais que precise na hora das atividades de negociação e pesquisa. Certamente concentrando cada coisa no seu devido lugar, você terá maior segurança e praticidade para trabalhar.
Lembre-se de organizar o seu ateliê totalmente de acordo com o seu estilo. É o seu ambiente de trabalho e não deve fugir à regra. A organização do seu ateliê (tanto o estilo como também a limpeza) são importantes para a otimização de tempo e para atrair mais clientes, afinal, qual cliente quer comprar um produto de um ateliê que nem organizado é? Então mantenha tudo organizado e veja como fica bem melhor.