Como Fazer Flocagem Artesanal

Que é muito vasta a quantidade de materiais disponíveis que se pode usar na confecção de vários objetos, todos que trabalham com artesanato sabem disso.  E não são somente aqueles materiais  que foram descartados e que chamamos de recicláveis. Já existem alguns materiais disponíveis que são criados voltados para o uso em artesanato. Alguns deles para tornar as peças mais bonitas.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=7hDDZaji2_s[/youtube]

Entre eles está um pó colorido que é usado no acabamento das peças para lhes dar mais beleza. Quando esse pó é espalhado sobre uma determinada peça, ela fica como se tivesse recebido uma camada de veludo. Essa técnica artesanal é chamada de flocagem e esse pó colorido tem o nome de floc (ou floco). Essa técnica pode ser aplicada em tecidos, garrafas pets, isopor, EVA, madeira e vidro. Você pode criar novos tons de cores de flocos à partir das cores que você já tem misturando-as entre si.

Materiais Necessários:

  • uma caixa de MDF com tampa;
  • uma lixa;
  • um pano limpo;
  • um vidro de flocos de cor azul;
  • uma folha de plástico;
  • uma peneirinha fina de plástico;
  • uma colher de sopa;
  • um vidro de goma-laca indiana;
  • um pincel de cerdas macias;
  • trincha macia;
  • um vidro de cola permanente;
  • um pincel de cerdas firmes;
  • uma folha de jornal;
  • Um vidro de tinta PVA de cor azul.

Modo de fazer:

Antes de começar o seu trabalho abra uma folha de jornal para evitar que o local que você vai usar fique sujo com algum dos materiais que será usado.

1º passo: Comece lixando a caixa e a tampa da caixa com uma lixa não muito grossa para que ambas fiquem bem lisinhas. Depois que elas estiverem lixadas limpe com um pano limpo, e observe para que não fique nenhum vestígio de poeira, para não atrapalhar o seu trabalho.

2º passo: Pegue um pincel e aplique a goma-laca indiana em toda a caixa e também na tampa e espere secar.

3º passo: Depois que a goma-laca estiver seca, pegue um pincel para aplicar a tinta na caixa e na tampa. Observe que vamos usar a tinta azul e  floc azul. Isso porque, deve-se sempre usar a tinta com a cor do floc ou o mais próximo possível. Bem, continuando… Com o pincel comum, aplique a tinta azul em toda a tampa da caixa, por dentro. Se por acaso você perceber que a tinta não está bem espalhada não se preocupe. Porque, depois ela será totalmente coberta pelo floc. Depois que terminar de aplicar a tinta azul por dentro da tampa, faça o mesmo em toda a caixa por dentro. Espere secar bem.

4º passo: Depois que estiver bem seca a tinta que você usou, chegou a hora de aplicar a cola permanente. Pegue o pincel macio e aplique a cola permanente cuidadosamente em todo o interior da tampa da caixa. O segredo dessa fase, é espalhar bem a cola e observar bem para que não fique nem um pedacinho sem a cola e que ela esteja bem uniforme. Essa cola é fundamental para o seu trabalho. Por isso, a sua aplicação bem feita é tão importante. O floc não se fixará onde não tiver a cola. Espere secar. Enquanto isso, pegue a caixa e com o mesmo pincel macio, aplique a cola permanente no interior de toda a caixa. Com o mesmo cuidado que teve para aplicar na tampa. Depois que terminar de aplicar a cola, espere por cerca de vinte e cinco minutos para secar.

5º passo: Existe um modo, quando estamos trabalhando com cola, que chamamos de ponto de mordência. Esse ponto serve para sabermos se  é o momento ideal para aplicarmos o material que desejamos que se fixe na cola. Para saber se já está nesse momento de ponto de mordência, basta colocar o nó de um dos dedos sobre a cola. Se você sentir que a cola está meio pegajosa, mas não saiu nenhuma película em seu dedo é sinal de que a cola está nesse ponto de mordência. Ou seja, o ponto ideal para que você aplique o material sobre ela.

6º passo: Enquanto você espera que a caixa e a tampa cheguem no ponto de mordência,  você deve aproveitar para  preparar o floc que irá usar. Pegue uma folha de jornal, estique uma folha de plástico sobre ela e pegue a peneirinha (coador) de plástico para peneirar o floc. Porque,  quando você o compra, ele está todo cheio de pelotinhas e você vai precisar que ele fique bem fininho para poder usá-lo.

Antes de continuar, é preciso uma observação: É preciso que o plástico seja um pouco maior do que a caixa em que você vai fazer a flocagem.

7º passo: Junte com uma colher todo o conteúdo de floc que você acabou de peneirar em cima do plástico. Coloque a caixa virada de fundo para cima sobre o floc. Depois puxe o plástico para cima do fundo da caixa sem mexer com ela. Feche o plástico sobre ela com as mãos e vire com cuidado a caixa de boca para cima sem tirar o plástico do lugar. Balance bastante a caixa de um lado para o outro, sempre com o plástico fechando a caixa. Depois de chacoalhar bastante a caixa de um lado para o outro, retire o plástico e veja como ficou. Mesmo que tenha ficado faltando um pouquinho em algum lugar, não mexa. Deixe descansar por pelo menos doze horas.

8º passo: Coloque outra porção de floc sobre a folha de plástico, junte o floc com uma colher e coloque a tampa sobre ele virada de fundo para cima. Proceda exatamente como fez com a caixa. Ou seja, depois que a tampa estiver envolta no plástico chacoalhe bastante. Depois de algum tempo fazendo isso, retire o plástico e deixe descansar também, por cerca de doze horas.

9º passo: Após doze horas de espera, pegue uma trincha macia e passe-a por dentro de toda a caixa para retirar o excesso de floc. Não se preocupe, porque não vai estragar o seu trabalho. O floc que tinha que se fixar na caixa já está fixo. Coloque o excesso de volta no vidro, mais tarde ele poderá ser usado em outro trabalho. Assim que terminar de retirar o excesso de floc da caixa, pegue a tampa da caixa e faça exatamente a mesma coisa. Está pronto o seu trabalho. E o resultado é maravilhoso.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Passo-a-passo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *