Como Fazer Porta Talheres

Não há nada melhor do que manter a cozinha bem organizada. Panelas de um lado e talheres do outro: é sempre bom separar as coisas. Porém, as vezes, com um espaço tão pequeno neste ambiente, mal sobre aquele lugarzinho para guardar todos os garfos e facas que você possui na sua louça. Por isso, é sempre bom possuir um certo conhecimento artesanal para criar o seu próprio porta talheres, mesmo que você não seja um grande artista. Quer aprender a fazer o seu? Confira tudo aqui neste artigo!

Guardando Os Talheres Na Cozinha

O porta-talheres pode servir para guardar garfos, colheres e facas na própria cozinha, por mais que você não tenha espaço nas suas gavetas. Sempre existe um jeito bastante interessante para criar as coisas. Para começar, basta usar a imaginação e ficar ligado em alguns materiais que você vai precisar.

Para fazer algo bem mais original, confira logo abaixo um passo a passo bastante interessante para dar aquela organizada na sua cozinha e arranjar um espaço bem legal para guardar todo os seus talheres.

Material Necessário

  • Uma tábua de cortar carne que não é mais utilizada na cozinha ( pode ser uma ou várias, você quem sabe)
  • Tecido e material para costura no geral ( linhas, agulha, etc)
  • Grampeador para a madeira
  • Tesoura
  • Cola quente
  • Uma fita para fazer o acabamento na tábua
Vale lembrar que a sua tábua precisa conter furos, para que o seu porta talheres ossa ser pendurado na parede da sua cozinha. Além disso, elas deverão ser pequenas, para que a sua decoração não seja prejudicada.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=OA95lRhL07k[/youtube]

Como Fazer?

  • Coloque a tábua de cortar carne em cima do seu tecido. Depois, comece a recortar o pano de um tamanho um pouco maior da madeira, para que depois ela possa ser incorporada a mesma.
  • Use o grampeador de madeira para fixar o tecido de forma retangular junto a placa de cortar carne. Pegue pelo menos um centímetro da borda do tecido para ir grampeando junto a madeira. Dessa forma, depois de fixar as bordas do pano, dobre o tecido para cima. Depois de fazer a dobra ascendente do tecido, comece a fixar as bordas laterais agora, usando o mesmo grampeador a cada um centímetro.
  • Depois do tecido bem fixado a madeira, ele vai ficar como uma espécie de saco, onde os seus talheres irão ficar agrupados. Use uma pistola de cola quente para decorar o seu tecido com fitas e outros utensílios. Não esqueça de combinar cada elemento ao tecido e deixar o seu porta talheres ainda mais elegante.
  • Pronto, agora que o seu porta talheres está pronto, é só arrumar algum lugar para pendurar na sua cozinha. Pode ser em qualquer lugar. Uma dica é produzir os mesmos passos acima em três vezes, para separar os talheres e organizar garfos, colheres e facas, cada um em um saco.

Para Conferir Como Seu Trabalho Vai Ficar, Logo Abaixo Veja o Resultado Final Da Sua Produção:

Porta Talheres Na Mesa De Jantar

Os porta talheres podem ser apenas para enfeitar a sua mesa de jantar quando você for distribuir os talheres para as visitas, por exemplo. Uma mesa bem organizada também é uma ótima opção decorativa. Veja como produzir esta espécie de porta talheres logo abaixo:

Material Necessário

  • Linha de novelo de bordar (verde ou vermelha)
  • Uma agulha para costurar
  • Alfinetes diversos
  • Meio metro de algodão cru para a produção
  • Dois cortes de tecido, com meio metro cada um, para fazer seis porta-talheres ( Este é o caso onde você vai servir seis pessoas em sua sala de jantar)
  • Giz de parafina para marcar o tecido que você escolheu
  • Ferro de passar
  • Uma cartolina branca
  • Lápis para desenhar
  • Régua para fazer as devidas medições

Como Fazer?

  1. O primeiro passo é fazer uma marcação do molde que você vai usar na cartolina, usando o lápis para desenhar o formato do porta talher que você desejar. Uma ideia é fazer um molde de sorvete de casquinha, por exemplo. Depois, marque o mesmo desenho no algodão cru. Lembrando que você fará a base da sua produção e logo em seguida, os bolsos, onde o talher irá ser colocado.
  2. Para não prejudicar os acabamento posteriores, deixe algum espaço na borda do algodão cru, especialmente, na hora em que for fazer os outros moldes. Deixe aproximadamente um centímetro de distância do contorno.
  3. Para marcas as dobras do tecido, utilize o ferro de passar roupa, mas cuidado para não se queimar ou estragar o tecido!
  4. Agora é a etapa onde você começa a montagem da sua peça! Junte o molde feito em cartolina com aquele em algodão cru e vá juntando as bases. A parte dobrada com a ajuda do ferro precisarão ficar juntas para dar o acabamento na última etapa do trabalho. O algodão cru servirá para fazer o forro da peça.
  5. Agora que está tudo montado, é hora de começar a costurar tudo bem direitinho! Porém, tome muito cuidado para não fechar totalmente o seu porta talheres e deixar um espaço para que os garfos, facas e colheres sejam colocados dentro.
  6. Nesta etapa do processo, você vai fazer o acabamento da peça para finalizar com chave de ouro! Para que as suas peças para talheres não fiquem sem acabamento nenhum, alinhave apenas a borda do bolso onde cada um deles irá ficar na hora da refeição.
  7. Agora, está pronto seu primeiro porta-talheres! Não esqueça que você deverá criar os porta talheres de acordo com a quantidade de pessoas que irá jantar ou almoçar na sua mesa. Se forma seus pessoas, você irá produzir e costurar seis peças.

Agora, coloque os talheres dentro de cada uma das peças produzidas a cima, junto aos pratos e copos que você irá distribuir pela mesa. Depois, é só chamar todo mundo e começar a degustar ótimos pratos!


Escrito por Jéssica Monteiro da Silva

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Passo-a-passo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *