Pintura Texturizada em Pano de Prato

Certamente todas as donas de casa sem exceção gostam muito daqueles panos de prato trabalhados com figuras pintadas com os mais diversos temas.

Estes tipos de pinturas poderão dar vida ao pano de prato e ainda muitas vezes são motivadas pela necessidade de se valorizar a cozinha com temas que poderão condizer com o dia a dia da pessoa. E um exemplo condizente com este tipo de tema são os panos de pratos que trazem os dias da semana, impressos nos mesmos junto de imagens de alimentos e flores que podem ser texturizados, frutas e ainda uma infinidade de desenhos para vários tipos de gostos.

Aprenda A Fazer

Aprenda A Fazer

Existem várias formas de se personalizar panos de prato, sendo assim é possível realizar bordados em suas bordas em crochê, realizar a aplicação de técnicas de ponto cruz para que possa criar desenhos no pano de prato ou até textos que sejam decorativos.

Estes processos funcionam da mesma forma que o sistema de pintura texturizada, a diferença é que se utilizam tintas de tecidos que tenham relevo para dar sensação de profundidade e destacar a sua criação. A seguir iremos dar algumas dicas interessantes sobre como criar pinturas em panos de pratos com técnicas de texturização para deixar a sua cozinha ainda mais bonita e especial.

Listas de Materiais Para Serem Utilizados.

Saco Alvejado

  • Que nada mais são do que sacos brancos de tecido, que costumam ser utilizados para embalar farinha de trigo por exemplo. Você se quiser poderá o comprar já alvejado ou até mesmo em padarias e alvejar você mesmo.
  • Tinta acrílica para tecido ou tinta para textura

Você poderá utilizar a marca que tiver interesse, mas existem porém algumas marcas diferenciadas de melhor qualidade disponíveis no mercado como por exemplo as tintas de texturização da Acrilex. Estas que são fáceis de encontrar em qualquer tipo de papelaria ou mesmo bazares.

  • Jogos de pincéis para pintura em tecido

Este que poderá ser adquirido em papelarias ou mesmo bazares.

  • Duratex

O Duratex se trata de um tipo de compensado também muito conhecido como Eucatex e de coloração marrom muito utilizada na fabricação dos móveis para o fundo dos mesmos. Você ainda poderá utilizar o material em uma medida de 60 x 60. Se quiser poderá o substituir por qualquer outro tipo de material rígido e também plano.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=DUu06CuSSc8[/youtube]

  • Cola permanente para tecidos

Poderá ainda ser adquiridas em casas de serigrafia ou mesmo papelarias.

  • Carbono

Que de preferência deverá ser apenas de uma face e do tipo filme, que são aqueles de plásticos mais resistentes e que poderão manchar menos.

  • Caneta esferográfica ou mesmo lápis escolar
  • Uma imagem para transferência ou mesmo alguma aplicação de tecido em relevo se você desejar.
  • Pano limpo, que deverá ser utilizado para ir limpando o pincel entre as trocas de tons de tintas.
  • Uma vasilha plástica, para que possa limpar também os pincéis ou poderá ainda utilizar um copo de plástico para trocar a água sempre que for necessário.
  • Secador de cabelos ou mesmo soprador térmico.
  • Fita durex.
  • Esponja de lavar louças ou pedaço de espuma.

Como Fazer:

Primeiramente procure passar uma cola permanente no Eucatex em toda a superfície em uma camada uniforme, evitando passar excessos. Procure utilizar ainda esponja de lavar louças. Você poderá até mesmo a cortar ao meio se desejar ou mesmo utilizar um pedaço de espuma qualquer.

Para facilitar a secagem, se você quiser e tiver em casa é possível utilizar um secador de cabelos em temperatura fria ou também sopradores térmicos que irão facilitar a secagem da cola. É importante que a cola possa fique um pouco colante para facilitar o próximo passo do trabalho fixando a pintura.

Como próximo passo procure colocar o objeto de pintura que irá receber o desenho sobre a cola, procure observar para que não fiquem rugas e estique se possível o tecido para que possa acontecer uma boa aderência de sua pintura.

Em seguida procure colocar agora sobre o tecido o carbono com a face que tem a tinta para baixo.

Saiba Mais

Saiba Mais

Em seguida procure colocar a figura do motivo que tiver interesse em transferir em cima dele e trace de todos os contornos do desenho. É possível se utilizar alguns pedaços de durex para que aconteça a fixação do carbono e o desenho para que não saiam da posição durante a execução de sua traçagem.

Utilizando uma tinta acrílica da cor desejada, procure criar os relevos e o preenchimento dos desenhos tenha o cuidado para que eles fiquem o mais próximo do motivo que foi escolhido. Procure ainda utilizar tons claros e escuros de tinta da mesma coloração para criar efeitos de sombra e também de luz.

Sempre que for necessário, utilize um secador de cabelos para que seque onde a pintura teve um volume maior de tinta, mas não descarte a opção de secagem natural que é a ideal.

Procure também fazer todos os contornos quando eles existirem, dando assim o acabamento e cobrindo os possíveis transpasses que possam ter ocorrido durante o preenchimento.

Em seguida procure remover o trabalho do Eucatex puxando com cuidado e deixe secar bem. Em seguida procure aplicar o acabamento de crochê ou mesmo a bainha nas bordas e está pronto.

Dicas Para A Criação

Uma primeira dica interessante é aparar quando necessário se utilizando de uma tesoura afiada a ponta dos pincéis para que possam ficar mais finas para um traçado mais bonito.

Quando for criar uma pintura, procure sempre se utilizar de uma boa camada de tinta para que o trabalho tenha uma maior resistência á lavagem depois de pronto.

Se por acaso você não tiver muita experiência procure começar seus trabalhos com motivos que sejam mais simples, como por exemplo, letras e desenhos com cores chapadas. Procure ainda deixar as texturas e tons sobre tons para quando tiver um pouco mais de prática nas criações.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=FcY4YnDFvPs[/youtube]

Procure também utilizar a criatividade misturando as pinturas e outros acabamentos como o crochê para que possa valorizar ainda o seu trabalho.

Procure ainda lavar sempre que necessário o pincel secando com o pano entre as trocas de tinta ou tons das mesmas para se evitar que se venha a misturar entre si na embalagem.

Chegamos ao final do passo a passo e com isso é possível que você visualize todas as dicas e conforme você for produzindo as suas peças irá adquirir mais experiências e ainda desenvolver suas próprias técnicas, por isso bom trabalho e boas vendas de seus produtos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Passo-a-passo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • adorei as dicas para iniciantes de pintura em tecido… pinto telas.. cerâmica e gesso e estou começando a pedido de minha irmã Cida pintura em guardanapos ela faz o crochê eu as pinturas .. vamos fazer uma dupla ja que ela n ão pinta e eu não faço crochê. abraços querida amiga e tudo de bom para qe vc continue encinando aquilo que o bom Deus te deu como dom…

    maria helena s. rodrigues 17 de setembro de 2013 1:02 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *