Um baú porta treco faz toda a diferença, além de deixar seu guarda roupa ou sua penteadeira ou onde você quiser tudo muito mais organizado, fica muito bonito e acaba criando um visual diferenciado para a decoração de seu quarto. Muitas mulheres acham muito bonito, querem porém não sabem como podem fazer um. Por este motivo a seguir iremos dar algumas dicas de como fazer um baú porta treco passo a passo para que você crie o seu totalmente personalizado que irá fazer toda a diferença em seu visual.
Como Criar Uma Caixa Porta Treco Com Lista
Como Materiais Você Irá Precisar De:
- PVA Aquarela Brasil: Verde musgão, Oliva, verde Cana, Erva doce, Café.
- Esponja Marinha, fita crepe, Pincel macio: Tipo 484, 446, Pincel chanfrado tipo 427, Pincel de cerda dura tipo 456, Cola Gel Aquarela Brasil, Laca Acrilica Aquarela Brasil, Cola permanente Aquarela Brasil, Floc Fácil Musgo Metálico Aquarela Brasil.
Como Fazer:
Primeiramente para quem preferir poderá passar a base para artesanato e selar a caixa, vale lembrar que a base deverá servir para proteger a peça se ela ficar exposta em alguns lugares onde exista umidade ou fiquem expostas fora do tempo em lugares abertos. A sua base deverá servir como proteção, e neste caso é interessante se utilizar o PVA diretamente.
Procure passar duas ou três demãos de tinta PVA Erva Doce em toda a parte de baixo da caixa.
Em seguida procure posicionar a fita crepe seguindo o desenho que quiser fazer, lembrando que este será o detalhe das beiradas da caixa. É interessante perceber que se deverá fazer uma lista de cada vez, e colocando as que são um pouco menores depois.
Depois de se colocar a fita, procure apertar bem para que não vaze a tinta que você irá colocar sobre ela. Procure fazer uma pequena mistura de tintas, como por exemplo Erva Doce, Café e Olive. Este tom deverá ficar o mais próximo possível do papel. Em seguida procure molhar com água a esponja marinha até que ela possa ficar macia. Procure esponjar essa mistura e bata na peça onde tiver as listas mais largas, fazendo isso em todos os lados.
Procure posicionar a fita mais estreita. Apertando bem e não lave a esponja. Procure apenas tirar o excesso de tinta das 3 miniaturas. Sem excesso procure pegar um pouco de tintura verde Cana e passa a esponja nas listas que são mais finas. Procure fazer isso em todas as peças. Vale lembrar que as misturas deverão sempre chegar a um tom o mais próximo possível do papel.
Depois que tudo estiver bem seco, procure fazer um sombreado bem largo com PVA Verde Musgão. E depois de seco procure fazer uma sombra mais fina de café.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=X_Da18flaMY[/youtube]
Estique também a tinta café em uma bandeja de isopor e procure pegar a tinta para bater o carimbo. Procure bater em todas as pontas da peça.
A seguir procure pintar a tampa toda de PVA verde musgão e cole o papel com a cola Gel de Decoupage. Depois que estiver seco, procure aplicar uma demão de Laca Acrílica. Se preferir procure aplicar uma segunda demão.
Por dentro procure utilizar uma demão de tinta PVA Verde musgão. Passe a cola permanente e deixe secar, preferencialmente de um dia para o outro. No dia seguinte procure jogar o Floc Fácil Verde Musgo Metálico e mexa bem a caixa para que o pó possa pegar em todas as partes da caixa. Tire seus excessos. E o que sobrar poderá devolver para o pote para utilizar em outras peças.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=zmaT1j8pqdE[/youtube]
Veja Outra Sugestão De Baú De MDF Com Flocagem
- Com um papel flocado é possível se decorar um baú simples transformando em uma peça útil, bonita e decorativa.
Como Materiais Para Criar Você Irá Precisar De:
- Baú de MDF
- 1 folha de papel indiano estampado com flocagem
- Pincéis chatos nº 456-18 (cerdas) e nº 484-18 (pelo)
- Lixa nº 220
- Tesoura
- Verniz acrílico
- Cola permanente
- Cola para découpage
- Tinta acrílica preta
- Floco preto
- Chave de fenda
Como Criar:
Primeiramente com uma chave de fendas, procure retirar as ferragens do baú. Com um pincel de tamanho nº 484-18, você irá dar uma demão de tinta preta na base do baú. Procure aguardar 30 minutos para a secagem com a lixa, e em seguida procure esfoliar a peça. Em seguida procure repetir o procedimento passando outra demão de tinta preta.
Ainda com o pincel de tamanho nº 484-18, procure dar uma demão de tinta preta nas partes internas do baú e da tampa. Procure esperar secar por 30 minutos e se for necessário procure dar outra demão. Passe as duas demãos de verniz na base do baú, e intercale com 30 minutos de secagem.
A seguir procure recortar uma tira de papel indiano, para que possa envolver o baú, deixe um pouco mais de 1 cm de sobra na parte superior e 3 cm na lateral. Com um pincel de nº 456-18, procure utilizar uma leve demão de cola permanente sobre a madeira, procurando espalharf bem para não ficar excessos. Com a ajuda de um tecido de algodão, procure pressionar sem esfregar o papel sobre a cola para fixar não criando bolhas.
Em seguida para retirar as rebarbas de papel e ainda dar um acabamento perfeito, procure lixar as laterais de fora para dentro, utilizando a lixa na diagonal, como dica procure enrolar a lixa fazendo um tubinho para não estragar o seu trabalho.
A seguir procure recortar um retângulo de papel indiano, que deverá estar no mesmo tamanho da tampa, procurando deixar 1 cm de sobra. Recorte também duas pequenas tiras para forrar as laterais da tampa. Em seguida com o pincel nº 456-18, procure passar uma leve demão de cola permanente sobre a madeira, procurando espalhar bem para não ficar com excessos. Com a ajuda de um tecido de algodão procure também pressionar o papel sobre a cola. Em seguida repita os processos para dar o acabamento.
Para finalizar com a chave de fenda procure prender as ferragens. E em seguida procure despejar flocos pretos sobre a cola. Procure tampar o baú e chacoalhe para espalhar os flocos. Deixe secar por três horas e depois retire seu excesso.