Dicas De Quadro Marchetarias

Marchetaria, ou marqueteira, é a arte ou técnica de ornamentar as superfícies planas de móveis, painéis, pisos, tetos, através da aplicação de materiais diversos, tais como: madeira, metais, madrepérola, pedras, plásticos, marfim e chifres de animais, tendo como principal suporte a madeira. De acordo com a técnica utilizada pode-se construir objetos tridimensionais, esculturas, utilitários, joias, etc. E a arte de incrustar ou embutir pedaços recortados de madeiras diferentes para formar objetos, figuras e paisagens.

Dicas De Quadro Marchetarias

Dicas De Quadro Marchetarias

Marchetaria Contemporânea

A primeira técnica utilizada, tardio certo sina, consistia no recorte de elementos do material a ser utilizado (pedra, madeira, metal, etc.) e a posterior incrustação nas cavidades abertas nas superfícies maciças com o auxílio de formões ou ferramentas similares. Para sua fixação utilizava-se cola. Posteriormente desenvolveram-se muitas outras técnicas, as principais utilizadas atualmente são:

  • Tarsila a topo ou marqueteira a bloco – Marchetaria maciça, utilizada na fabricação de utilitários, bijuteria, filetes decorativos, esculturas.
  • Tarsila geométrica – Recortem de motivos geométricos para revestimento de móveis, lambris, caixas, painéis internos, mesas, cadeiras.
  • Marqueteira de paille – Marchetaria de palha (folhas de plantas desidratadas). Mesmas aplicações da tardia geométrica.
  • Tarsila a encastro ou toxique Joule – Recorte simultâneo das partes a serem montadas. Aplicações: Idem acima.
  • Procede o cacique ou elemento pra elemento – Recorte separado das partes a serem montadas. Aplicações: Idem acima.
Marchetaria Contemporânea

Marchetaria Contemporânea

Após o desmembramento do Império Romano, este meio de expressão artística esteve a ponto de perder-se. Entretanto, alguns poucos fizeram com que subsistisse na Itália, difundindo-se no início do século XIV, principalmente na região da Toscana. A arte da marchetaria segue evoluindo com os mestres italianos que retratam em suas obras os edifícios característicos de suas vilas, ruas, praças, e também paisagens. Na segunda metade do século XVI, muitos gabinetes (tipo de móvel) são decorados com folhas de ébano; esta madeira que havia sido também utilizada nos sarcófagos dos faraós se prestava para ser esculpida em baixo-relevo, no entanto, por esta madeira ser cara e rara, era substituída pela pereira enegrecida com auxílio de extrato de nogueira. Em várias partes do mundo a marchetaria era e ainda é produzida através dos procedimentos da tardia certo sina (incrustações) e da tarsia geométrica (revestimentos). No Extremo Oriente são conhecidos, sobretudo, os efeitos obtidos pelas incrustações de madrepérola na madeira maciça.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=uqJm1lhkmiM[/youtube]

Como Fazer Um Pequeno Quadro Em Marchetaria

Você pode fazer marchetaria com ossos, plásticos, metais, madre pérolas e no nosso caso com a madeira. Não é necessário um espaço muito grande para você começar a treinar, basta uma pequena mesa. Depois, com o tempo e a prática você vai se desenvolvendo e buscando o que será melhor no futuro. No momento bastam poucas ferramentas que você poderá adquirir facilmente em uma papelaria ou casa de materiais de construção.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=IubdxvFO19I[/youtube]

Material Necessário:

  • Uma moldura 13,5 x 18,5 cm com fundo em Eucatex ou MDF.
  • Três folhas de madeira laminada, certificada (reflorestamento), em tons diferentes de sua escolha ou três retalhos de aproximadamente 30 x 30 cm. Eu vou usar um laminado claro um escuro e um avermelhado. Pode ser comprado facilmente em madeireiras de sua cidade.
  • Um estilete.
  • Tesoura de ferro de preferência.
  • Fita crepe (melhor de 5 cm de largura)
  • Tábua de poliéster (tabua de cortar carne)
  • Verniz mordente
  • Cola de contato a base de água.
  • Verniz acetinado base de água.
  • Régua
  • Trincha de 2 cm (20mm)
  • 1 folha de lixa para paredes (vermelha), granulação 150.

Passo a passo:

1º Passo: Desenhe um barco ou imprima um, com o tamanho de uma folha de sulfite.

2º passo: Recorte o desenho. Recorte o desenho utilizando o fundo de Eucatex. Faça o recorte cerca de dois milímetros maior de cada lado.

3º Passo: Passe o verniz mordente, passe o verniz mordente sobre o verso do desenho. Não passe sobre a Eucatex. Espere cerca de 10 minutos e dê outra demão de verniz mordente. Aguarde mais 10 ou 15 minutos. Deixe de lado.

4º Passo: Agora vamos escolher o retalho mais claro entre os três para usá-lo como fundo.

5º Passo: Cubra um dos lados dos três retalhos com fita crepe para dar maior firmeza no momento do corte, pois o laminado é bem fino e pode se romper. Faça isso em todos apenas em um dos lados.

6º Passo: Risque o retalho branco usando a Eucatex como referência.

7º Passo: Recorte.

8º Passo: Aplique o desenho em cima do fundo branco.

9º Passo Vai recortar a vela do lado direito

10º Passo: Coloque o retalho vermelho por debaixo do desenho e com o estilete, usando a parte recortada como guia, recorte o laminado vermelho.

11º Passo: Encaixe a vela vermelho recortada no desenho e cubra com fita crepe

12º Passo: Repita do passo 9º até aqui para montar a vela do lado esquerdo.

13º Passo: Vamos recortar o casco, recorte o casco com o estilete. Coloque agora o retalho escuro por debaixo do desenho e recorte o casco (escuro), encaixe no espaço. Cubra em seguida com fita crepe. Pronto. Vire do outro lado e você verá como ficará o seu trabalho pelo lado do avesso.

14º Passo: Vamos agora colar a marchetaria sobre a Eucatex. Usando a trincha, passe cola no avesso da marchetaria e também no Eucatex. Não junte as partes ainda. Deixe secar por 30 minutos. Dê outra demão de cola na marchetaria e no Eucatex. Espere secar por mais 30 ou 40 minutos.

15º Passo: Junte as partes onde aplicou a cola, ou seja, aplique uma sobre a outra. Pressione a superfície em toda sua extensão para garantir que elas se ajustem bem

16º Passo: Recorte com a ajuda do estilete os excessos laterais em cima da taboa de poliéster.

17º Passo: Retire as fitas sempre que possível no sentido perpendicular aos veios da madeira.

18º Passo: Lixe suavemente.

19º Passo: Escolha um bom verniz para madeira e envernize.

20º Passo: Vai montar o trabalho na moldura.

Resultado final: Como você pode ver não é muito difícil este trabalho, mas requer um pouco de habilidade e alguma paciência para que o resultado seja a contento.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Materiais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *