Porque será que a estrela é um dos símbolos mais utilizados do Natal? Muitas pessoas se perguntam sobre a origens de diversas imagens bastante usadas em dias de festas de fim de ano, como por exemplo o papai noel, as árvores de Natal, o presépio muitos outros. As estrelas são uma das figuras mais encontradas em efeitos de Natal pois foi uma estrela quem guiou os reis magos até onde o Menino Jesus estava, para que ele pudesse ser presenteado, segundo a religião católica. Neste artigo, vamos focar nas estrelinhas, para criar um caminho de mesa com triângulos entrelaçados, justamente para lembrar a imagem de uma estrela.
A Ceia De Natal
A ceia de Natal é um dos principais momentos das festas de fim de ano. As pessoas enfeitam as mesas e deixam comidas deliciosas por lá, para que familiares e amigos possam se servir nesta incrível data. Para enfeitar este cantinho tão visitado durante esta festa, é bom forrar a mesa com algo que lembre a simbologia do natal. Que tal um caminho de mesa com triângulos entrelaçados entre si? É o que o nosso passo a passo vai mostrar logo abaixo!
Passo a Passo
Materiais a Serem Utilizados:
- Placa de corte
- Regua
- Cortador circular
- Tesoura
- Alfinetes de segurança
- Lapis 6B
- Ferro de passar
- Maquina de costura
- Tecidos natalinos em tres estampas difetrentes
- Tecido p/forro
- Manta acrilica fina
1. Hora de recortar os tecidos para deixar eles bem preparados para o futuro remendo e a criação do caminho de mesa. Veja abaixo as medidas que deverão ser feitas nos tecidos natalinos e as suas respectivas cores!
- 08 quadrados 13 X 13 cm cor 01 (verde escuro)
- 08 quadrados 13 X 13 cm cor 02 (xadrez)
- 04 quadrados 13 X 13 cm cor 03 (vermelho)
- 04 quadrados 13 X 13 cm cor 02 (xadrez)
- 02 quadrados 12 X 12 cm cor 01 (verde)
2. Depois que as medições e os recortes forem feitos de forma correta, é hora de partir para a parte mais legal: Costurar! Vá vendo as cores dos tecidos para começar o corte doa mesmos. Risque na diagonal pelo avesso os quadrados na cor xadrez e sobreponha os quadrados riscados 08 na cor verde e na cor vermelha.
3. Ainda fazendo a costura, faça duas costuras paralelas ao rico e corte por cima do mesmo para que o formato que você deseja entrelaçar fique bem retinho. Use os materiais necessários tanto parar cortar quanto para desenhar e costurar principalmente. Passe tudo com o ferro de passar virando a costura para o lado mais escuro dos tecidos
4. Coloque sobre a mesa, umas 8 fileiras com 3 quadrados cada, formando o desenho de caminho de mesa e das estrelas. Lembrando que este corte triangular deverá ter as pontas bem retas, afinal o objetivo é criar uma toalha com desenhos que lembre estrelas com as cores do Natal. Alfinete as fileiras com 3 quadrados cada, prendendo os tecidos.
5. Costure e una os três quadrados na ordem que está o desenho entrelaçado. Não esqueça de passar com o ferro depois para ficar reto.
6. Coloque cada parte sobre a mesa para seguir o desenho que vai usar para construir o seu caminho e mesa estrelar. Coloque tudo na ordem em que desenha costurar. As oito fileiras vão ficar sob a mesa. V´alfinetando todas as tiras uma na outras construindo o desenho desejado.
7. Depois, costure tudo de forma firme para unir todas as partes de tecidos. Passe com o ferro de passa roupa.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=26ci9jKrcAk[/youtube]
Rodeando Tudo Com Tecido Vermelho
O vermelho é a cor do Natal, definitivamente. Agora que todos os remendos foram feitos na sua toalha, e hora de rodear tudo com um tecido vermelho bem chamativo!
- Corte ao menos 3 tiras com pouco mais de 3 cm de largura no tecido vermelho qualquer. Pode ser aquele mesmo utilizado para criar as partes entrelaçadas do camihnho de mesa pré-preparado logo acima. Costure primeiro nas pontas passe com o ferro. Em seguida, costure a tira nas laterais e passe novamente para ficar reto.
- Segundo algumas consyureiras de plantão já são expert em fazer esses caminhos de mesa entrelaçados com triangulos estrelares, chegou a parte mais complexa do trabalho: “Corte na manta e no forro um a tira medindo 44 X 97.Coloque sobre a mesa o forro direito p/ baixo, a manta e o tampo.Alfinete bem toda a peça unindo as 3 camadas” ensinam as profissionais.
- O passo 3 é bem mais simples. é só fazer uma costura em cima da costura da moldura vermelha.
- Agora, partindo para a toalha em si novamente, faça uma costura em volta da cor verde, contornando os triângulos estrelares com ajuda da máquina de costurar. Este passo é para deixar a toalha mais firme e resistente, de forma que a costura da moldura não se desfaça.
- “Faça uma costura em volta do trabalho com margem de 1 cm.Corte as sobras, acertando as bordas.” indicam as costureiras especialistas.
Fazendo o Viés
- Para começar a fazer o viés da sua toalha, comece cortando 2 tiras de 4 cm de largura. Feito isso, coloque uma tira sobre a outra, direito e sobre avesso.
- Corte as duas tiras feita na diagonal
- Coloque as duas tiras do lado direito de uma sobre o lado direito da outra e costure de forma bem firme. Lembrando que o viés inteiro deverá ficar bem firme. Costure com a ajuda da máquina de costurar para tal fim.
- No sentido do comprimente, dobre as laterais da tira e passe com o ferro para deixar o tecido mais reto, livre de erros de costura ou medidas. Vale lembrar que nenhuma medida deve ficar imprecisa. Procure cortar os tecidos da forma mais precisa possível para o seu caminho de mesa não ficar torto
- Segundo as profissionais da área de costura: “Costure a tira em volta de todo trabalho direito com direito. Dobre 01 cm para dentro e alfinete.Costure com pontos invisíveis.”
- Pronto, agora o seu trabalho estará feito depois de tantas passos. Pode parecer, mais criar este caminhos de mesa não é nada trabalhoso, ainda mais se o objetivo for enfeitar aquela mesa pronta para a ceia de Natal.
Escrito por Jéssica Monteiro da Silva
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=-XFHGmm21VY[/youtube]