Como Forrar Uma Caixa De Mdf Com a Técnica Do Carton Mousse
Materiais:
- Tesoura
- Régua de aço
- Estiletes
- Lápis 6B
- Desmanchador de costura
- Furador de papel
- Tesoura de precisão
- Alfinetes
- Cola branca (rotulo azul)
- Pincel chato médio
- Isopor depron (pluma)
- Caixa de MDF
- Tinta PVA branca
- Pincel largo
- Papel carbono
- Pote p/ por a tinta
- Tecidos nas cores escolhidas
- Feltro preto
- Manta acrílica
- Termolina
Modo De Fazer: Passo a Passo
Molde e risco do desenho: Clique na imagem do molde para baixar o risco original para seu computador. E depois imprima os moldes e reserve.
Aplicação do isopor e pintura da caixa: Coloque a tampa da caixa sobre a placa de isopor e risque com o lápis. Coloque a régua sobre o risco e corte com o estilete, com cuidado. Com o pincel passe cola na tampa da caixa espalhando bem. Coloque o isopor cortado em cima da cola pressionando bem. Com o pincel largo e a tinta branca de uma demão
de tinta por dentro da tampa. Passe tinta em toda a caixa por dentro e por fora. Deixe secar.
Transferência do desenho para o tampo da caixa: Para a margem marque 2 cm em toda a volta da caixa. Posicione o papel carbono e o risco sobre o isopor e prenda com alfinetes. Com o lápis transfira o risco. Prenda o segundo risco com alfinetes, e risque com o lápis. Seus riscos estão agora marcados no isopor do tampo da caixa. Passe o estilete em cima de todos os riscos em movimento de serra. Passe o furador de papel para abrir um pouco o corte.
Colagem dos tecidos formando o desenho I: Com o pincel passe cola em uma parte do desenho. Corte o tecido escolhido um pouco maior que o desenho, e cole alisando bem sempre do meio para as pontas para não formar rugas. Com o Desmanchador vá prendendo o tecido no vinco do isopor. Vá levemente até a sobra de o tecido ficar em pé. Nas partes curvas de piques no tecido. Com a tesourinha corte as sobras de tecido rente ao isopor. Com o desmanchador afunde o restante do tecido no vinco do isopor.
Colagem dos tecidos formando o desenho II: Passe cola em outra parte do desenho e coloque o segundo tecido sempre alisando bem. De sempre piques nas partes curvas, repita o processo anterior. Em uma parte do desenho cole a manta acrílica para dar volume ao desenho. Aqui coloquei um pedaço de manta acrílica na lateral do sapato. Passe cola sobre a manta e repita todo o processo.
Aplicação do tecido de fundo do desenho I: Depois de todas as partes coladas, corte o tecido de fundo um pouco maior. Passe cola e vá colando o tecido de fundo alisando bem para não formar rugas. O tecido é colado por cima dos apliques dos desenhos. Prenda em toda à volta da tampa com o desmanchador. Faça pequenos cortes sobre os desenhos tendo o cuidado para não cortar demais. Dê vários piques em volta de todo o desenho. Com a tesoura, recorte cuidadosamente as sobras rente ao isopor, de forma a liberar todo o desenho.
Aplicação do tecido de fundo do desenho II: Com o desmanchador afunde bem o tecido. Corte as sobras em volta de toda a tampa e afunde bem com o desmanchador. Aqui está a tampa com o fundo pronto .
Forrando a moldura do tampo da caixa: Faça um risco em diagonal nos quatro cantos da tampa. Corte com o estilete. Passe o furador para abrir. Passe cola em cima e na lateral do tampo da caixa. Coloque o tecido da moldura vinque na lateral. Vá encaixando o tecido com o desmanchador por dentro da abertura em toda volta da caixa. Dobre nos cantos corte as sobras e encaixe bem o tecido no corte. No final prenda bem a ponta, e passe cola na tampa e no tecido. Dobre o tecido colado. Cole bem e segure por alguns segundos para não soltar. Dobre e corte a ponta. Prenda bem o cantinho.
Forro de dentro da tampa: Passe cola por dentro da tampa. Dobre alisando bem para não formar rugas. Com o desmanchador vinque bem as dobras. Nos cantos corte e cole o tecido um sobre o outro. Tampa pronta.
Forro de tecido na caixa I: Passe cola na lateral externa e interna da caixa. Deixando 2 cm de margem para o fundo. Coloque o tecido alisando bem. No final corte deixando uma margem de 2 cm, e passe cola no tecido. Dobre a margem com cola, passe cola na parte já colada. Cole bem rente a borda, pressione bem por alguns segundos. Passe cola no fundo e prenda bem o tecido alisando bem para não formar rugas. Coloque o feltro preto sobre a mesa e a caixa em cima. Risque com o lápis. Passe cola no fundo da caixa. Cole o feltro sempre alisando do centro para as pontas para não formar rugas.
Forro de tecido na caixa II: Passe cola e cole um feltro também na parte interna da tampa. Meça o fundo interno da caixa corte o tecido com 2 cm a mais, passe cola em volta e dobre 1 cm em toda volta. Passe cola no fundo da caixa espalhando bem. Cole o tecido no fundo encaixando bem nos cantos e alisando bem p/ não formar rugas.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=GMPYUOJJj4Q[/youtube]
Detalhes de acabamento nos desenhos da caixa: Cole um botão na bolsa. Cole outro botão também no meio do laço do sapatinho. Passe termolina por cima de toda a tampa para impermeabilizar o trabalho. Deixe secar por 12 horas. E olhe que lindo, sua caixa está pronta!
A técnica de utilizar o carton mousse é bem simples e pode ser aplicado em diversos tipos de caixas. Sendo assim o que você pode estar mudando e diversificando, são as texturas dos tecidos, e os desenhos que você aplica em cada artesanato diferente.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=rUMT1pTx0Wg[/youtube]