Como a situação financeira não está boa para todo o mundo, a onda da vez é reciclar tudo o que puder e isso inclui transformar peças antigas em novas, e ainda em artigos diferenciados, de maneira criativa e bastante econômica. Para saber das grandes ideias que rondam o artesanato brasileiro, basta dar uma “sapeada” pela internet e pelas publicações do gênero, ou ainda assistir a diversos programas de artesanato que são exibidos por diversas redes de TV e aproveitar o que cada um deles tem de melhor.
Se você já revirou a internet e não encontrou nada de suficientemente interessante, vamos dar uma dica genial de como transformar materiais considerados “lixo” em acessórios lindos, práticos e extremamente versáteis, como a bolsa feita de guarda-chuva ou sombrinha quebrados.
Para fazer uma bolsa moderna, diferente e alegre, que utiliza como principal material uma sombrinha velha, você não vai precisar de muita prática e nem vai gastar muito com ela, por isso, mãos a obra e se torne uma verdadeira artesã.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=LeDlq1oohTY[/youtube]
Como Transformar Sombrinha Velha Em Bolsa
A princípio, a ideia de transformar a sombrinha em bolsa é ótima, mas com o resultado na mão você verá que ela é melhor ainda do que se imagina, pois além de ser extremamente resistente e aguentar mais de cinco quilos, o que garante tranquilamente uma ida semanal ao supermercado, ela é impermeável. Com isso, permite que você carregue alimentos molhados nela, sem molhar você ou seu carro.
Lista De Materiais:
- Uma sombrinha velha, cujo tecido deve estar em bom estado.
- Tesoura
- Linha de Costura
- Máquina de costura, pois a mão é muito difícil de costurar o tecido.
Passo a passo
Para começar o procedimento, você deve desmontar a sombrinha, isso com bastante cuidado para que o tecido não sofra avarias, como imensos rasgos que comprometerão a beleza da bolsa. Depois, lave bem o tecido em água corrente, se precisar, pode deixá-lo de molho em um pouco de sabão em pó para retirar toda a sujeira impregnada, e então deixe secar o tempo que achar necessário.
Com o auxílio de uma tesoura de ponta fina você deve retirar toda a costura que prende uma parte do tecido a outra. Dessa forma, solte cada um dos triângulos que formavam a sombrinha e com a ajuda de um ferro elétrico antiaderente, não muito quente, passe cada um deles, até ficarem todos bem lisinhos.
Agora que estão todos lisos e soltos, prenda-os novamente na máquina de costura de maneira que formem um tecido maior, unindo quatro para formar um lado e os demais para formar outro. Lembrando que durante a costura deve ficar um triângulo de ponta para cima e outro de ponta para baixo.
Na parte de cima e de baixo de cada um dos tecidos unidos, passe uma reta, cuja medida entre uma parte e outra tenha 50 centímetros e corte para formar um triângulo de 50 de largura, mas não recorte as laterais, senão fica ruim na hora de fechar a bolsa.
Com a parte que foi retirada, faça um retângulo de aproximadamente 20 centímetros de largura e prenda em um dos lados com alfinete, para fazer um bolso, na bolsa nova. Se logo encontrar o local ideal para o bolso, pode costurá-lo.
Ainda com o resto do tecido que foi cortado, faça três roletes com aproximadamente 45 centímetros cada um, pois eles serão a alça da bolsa e um menor de apenas 20 centímetros que servirá como fecho da mesma e nele pode ser usado o velcro da própria sombrinha.
Agora, com ajuda da máquina de costura, costure uma parte à outra, sempre no avesso e faça a bainha no lado de dentro da bolsa, para que ela fique bem acabada. Para deixar que a bolsa ainda fique mais resistente, faça uma costura dupla, assim ela não se soltará com facilidade.
Depois de tudo costurado, basta aplicar as alças da maneira que achar melhor. Se preferir, a alça pode até ser mais grossa ou mais longa, vai do gosto do freguês. Não se esqueça de aplicar o fecho na bolsa usando aquele da sombrinha velha.
Caso prefira, você pode fazer um bolso por dentro da bolsa usando a mesma técnica do de fora, para guardar dinheiro ou moedinhas, de maneira que elas não fiquem soltas e corram o risco de cair pelo chão.
Dicas Para Enfeitar Sua Bolsa De Sombrinha
Para enfeitar mais um pouco a sua bolsa de mercado, que além de reciclada, ainda previne que as sacolinhas de supermercado voltem a poluir o ambiente, você pode usar diversas ideias, como:
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=e-jaQltxNOM[/youtube]
- Compre em lojas de armarinhos, flores ou adesivos e pregue na sua bolsa, assim, além de mais alegre e bonita ela ficará também personalizada.
- Aplique bordados do tipo ponto cruz na bolsa, fazendo flores, ou ainda escrevendo “supermercado”, “Compras”, ou o que você achar melhor e mais interessante.
- Caso tenha mais de uma sombrinha velha em casa, você pode fazer uma composição de cores e criar uma bolsa com duas tonalidades.
- Se tiver meninas em casa, pode aproveitar a ideia e criar uma bolsinha de mão para elas ou fazer uma bolsa típica para supermercado em tamanho menor. Dessa forma, elas poderão te acompanhar as compras e se alegrarão em ajudar nas tarefas domésticas.
- Se quiser, você ainda pode aplicar por dentro da bolsa um pedaço de tecido colorido de apenas uma cor, estampado ou o que achar melhor e por na parte interna, para que você guarde seus pertences. Caso ache melhor, pode fazer ao contrário, aplicar o tecido na parte de fora da bolsa, e deixar que ela fique impermeabilizada por dentro.
Como vimos, essa bolsa deixa inúmeras possibilidades, tanto em sua confecção, quanto em seu manuseio, ficando a cargo da criatividade do artesão ou artesã a criação da mesma. O importante é que sua fabricação não é cara, portanto é perfeitamente acessível a todas as pessoas, ainda colaborando muito mais com o meio ambiente. Assim, todas as ideias são válidas, por isso, pegue uma sombrinha velha, aperfeiçoe as técnicas e crie suas lindas bolsas.