Relógios De Materiais Reciclados: Dicas e Ideias

O lixo é um dos principais problemas que enfrentamos atualmente, pois está cada vez mais difícil encontrar destinos para ele. Porém, muitas coisas que jogamos na lata do lixo podem ser recicladas, transformadas em novos objetos, evitando o grande acúmulo.

Um dos objetos que mais utilizamos em nosso dia a dia são os relógios e com material reciclado e um pouco de criatividade é possível ter modelos exclusivos. Se você gosta de fazer peças recicladas e está pensando em ter relógios diferentes para enfeitar o seu lar, confira as nossas dicas e ideias.

Relógios De Materiais Reciclados: Dicas e Ideias

Relógios De Materiais Reciclados: Dicas e Ideias

As Possibilidades

Tendo mecanismos de relógio é possível criar uma infinidade de modelos com os mais diversos tipos materiais. Porém, se você deseja apenas um artigo de decoração com elementos recicláveis pode trabalhar com uma ideia mais orgânica e sem o mecanismo. Criar relógios de sol também é alternativa e pode ficar super cool para dar um visual diferente a sua casa.

Vamos dar algumas dicas de como criar os seus relógios reciclados em casa, porém, saiba que todo o material que você tem em casa pode ser utilizado. Inspire-se nas nossas sugestões, mas não fique limitado, se encontrar algum material com potencial para uma boa ideia coloque as mãos a obra.

As Possibilidades

As Possibilidades

Criando Os Seus Relógios Reciclados

O primeiro passo é ter uma ideia de quais serão os materiais utilizados para a confecção da sua peça. Podem ser garrafas PET, papel, latas, rodas de carro, revistas, dominó, jornais e tudo que você imaginar. A ideia é criar uma base e inserir o mecanismo do relógio.

Cada material escolhido tem um jeito diferente de ser trabalhado e na hora em que você estiver criando a peça irá descobrindo a melhor forma de fazer. O mais importante é ter sempre a mão cola quente para garantir a liga dos materiais diferentes.

Dicas Práticas De Como Fazer

Relógio De Tampinhas De Garrafa PET

Uma ideia bem interessante é criar um relógio usando as tampinhas de garrafas PET como os algarismos.

Material:

Mecanismo do Relógio (você encontra esse tipo de peça em lojas de conserto de relógios ou mesmo em relógios que você já tenha em casa e deseja desmontar. Tome cuidado para não estragar a funcionalidade do mesmo).

12 Tampinhas de Garrafas PET

12 Palitos Para Churrasco

Cola Quente

Como Fazer:

Passo 1: Comece furando as tampinhas de forma que possa encaixar os palitos de churrasco, a ideia é criar uma junção das tampinhas com a base do mecanismo.

Dica: Faça furos mais justos nas tampinhas para que os palitos de churrasco não soltem.

Passo 2: Cole com a ajuda da cola quente os palitos de churrasco com as tampinhas presas na ponta atrás do mecanismo do relógio. Uma dica é ter uma base de outro material para poder colar atrás da peça evitando que os palitos possam se soltar.

Depois disso é só colocar esse relógio numa das paredes da sua casa e curtir o novo visual.

Relógio Com Dominó

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=jazJWpdgkNs[/youtube]

Quase todo mundo tem um joguinho de dominó velho em casa aposentado, se você também tem uma dica legal é utilizá-lo como algarismos num relógio reciclado.

Material:

1 base para o relógio (pode ser redonda ou quadrada, pode ser um quadro ou mesmo outra peça reciclável como até uma roda de carro)

Mecanismo de Relógio

Jogo de Dominó (Para que fique legal mesmo é importante que você utilize as peças correspondentes aos algarismos do relógio, ou seja, a peça de 01 ser o representante do número 01 no relógio).

Cola Quente

Como Fazer

Passo 1: Prenda o mecanismo do relógio a base de forma que o mesmo funcione.

Passo 2: Cole com a ajuda da cola quente as peças do dominó sobre a base. A dica é cuidar para que o posicionamento das peças não fique torto.

Relógio Com Quadro De Papel Reciclado

A base do relógio é uma das partes mais importantes e com um toque de criatividade, você pode fazer uma customizada em forma de quadro com mosaico de recortes de papel ou mesmo colar essas peças de papel sobre um relógio já existente.

Materiais:

Papéis de Revistas ou mesmo folhas de papelaria

Mecanismo de Relógio

Cola

Quadro (para fazer a base)

Como Fazer:

Passo 1: Cole o mecanismo no quadro de forma que ele funcione como um relógio convencional.

Passo 2: Faça a decoração do quadro com o papel, a dica é procurar criar estampas ou desenhos. De um jeito que fique bem personalizado, assim a peça ficará a seu gosto.

Utilizando Relógios Reciclados na Decoração

A decoração está todos os dias se reinventando de forma que precisamos estar atentos a essas mudanças para manter a nossa casa sempre atualizada e moderna. Os relógio reciclados são artigos que ajudam a dar uma cara nova para a sua casa e também tem preços bem em conta.

Se você não tem habilidade manual para criar os seus relógios pode procurar por artesãos que realizem esse tipo de trabalho. Na internet mesmo é possível encontrar uma grande variedade de anúncios desse tipo de trabalho e assim escolher qual é a melhor opção para você.

A dica é procurar peças que conversem com o restante da decoração para que não se tornem um elemento perdido no meio da sua casa. Essas peças são muito interessantes e modernas, porém, quando colocadas de forma errônea na sua decoração podem criar um visual brega.

O Que Pode Reciclar?

Uma das grandes dúvidas que as pessoas têm diz respeito ao que se pode reciclar e o que não. Confira uma pequena explicação sobre o que pode e o que não pode reciclar antes de começar a fazer os seus relógios reciclados.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=ZySj4lmPta4[/youtube]

Não Recicláveis

Os materiais não recicláveis são aqueles que não podem ser reutilizados após transformações químicas e físicas. Vale ressaltar que alguns materiais ainda não podem ser reciclados no Brasil apenas por falta de tecnologia. Exemplos: adesivos, fita crepe, espuma, isopor, teclado de computador, latas de combustível dentre outros.

Recicláveis

Os materiais recicláveis são aqueles que podem ser reaproveitados para a criação de novos materiais. Exemplos: garrafas PET, papéis, latinhas, plástico dentre outros.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Produtos Recicláveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *