O artesanato ocupa um espaço bastante interessante no universo de decoração, pois pode ajudar a transformar peças simples em lindas peças. Algumas técnicas, como a de Decapê, se destacam quando o assunto é transformar objetos. Se você gosta de artesanato não pode deixar de conhecer melhor a técnica e, quem sabe, começar a criar as suas próprias peças.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=AhHdfKcgDMc[/youtube]
O Que é Decapê?
O rústico nunca esteve tão em alta quando o assunto é decoração e, por isso mesmo, técnicas como o Decapê e a Pátina têm encontrado um espaço bastante grande em meio às técnicas artesanais que imitam a ação do tempo.
Para quem não conhece, o Decapê vem do francês Descapar, se baseia em arrancar pedaços de metal que possam criar um visual que pareça desenhado pela ação do tempo. A combinação de pedaços “atacados” pela ferrugem é que define um Decapê. Quando a peça é lixada passa a ter um efeito de contraste entre as partes que foram e que não foram atacadas.
O visual da peça, após passar pelo processo de lixamento do Decapê, é bem mais rústico e de classe. Trata-se de uma técnica que se adapta bem com tons de marrom, bege e, até mesmo, azul e verde. Porém, vale ressaltar que se pode usar com qualquer cor, uma boa sugestão é usar o tom sobre tom para ter um efeito mais interessante.
Qual a Diferença Entre Pátina e Decapê?
Uma questão que sempre aparece quando o assunto é criar um efeito rústico em algumas peças é qual a diferença entre a Pátina e o Decapê. A grande diferença entre uma e outra é o material utilizado para criar esse efeito.
No caso da Pátina, o efeito do tempo é feito com o uso de tintas que causam oxidação nas superfícies em que são aplicadas. Essas tintas agem juntamente com a luz gerando um tipo de “queimadura” que parece ser causada pelo tempo e assim aparece o efeito rústico. Já no caso do Decapê, o efeito é conseguido através do lixamento com a ajuda de um pedaço de metal para que apareça esse visual de corroído pelo tempo.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=dtdddDVL1z0&playnext=1&list=PL154D25A859F3A9DD&feature=results_main[/youtube]
Como Fazer Decapê?
Agora que você já sabe o que é e qual a diferença de Decapê e Pátina chegou o momento de começar a aplicar a técnica nas suas peças.
Materiais Necessários:
- Betume diluído em aguarrás opcional (se for fazer a técnica envelhecida)
- Corante em tom desejado
- Lixa 120
- Trincha ou pincel
- Cera (item opcional)
- Tinta colorida
- Verniz
- Massa Corrida PVA
- Recipiente para a massa
- Pano de malha de algodão
- Tinta PVA ou acrílica branco-neve
- Peça a ser trabalhada
Observação: Deixe todos os materiais a mão, pois durante a realização do passo a passo precisaremos utilizar tudo quase ao mesmo tempo. A ferramenta principal do Decapê é a lixa que dará o efeito de acabamento para a peça.
Como Fazer
Passo a Passo do Creme
Passo 1
Para preparar o creme você deve misturar 60% de massa corrida látex com 40% de tinta PVA. Algumas pessoas costumam acrescentar 10% de cola branca polar, se você for fazer isso também deve mudar a proporção para 10% da cola, 40% da tinta PVA e apenas 50% a massa corrida.
Passo 2
Bata tudo bem com a ajuda de uma espátula ou trincha. Para saber que chegou no ponto certo, observe se o creme está consistente. Aplique essa mistura logo após o seu preparo.
Aplicação do Decapê
Passo 1
Comece limpando a peça em que você pretende fazer o decapê. Utilize uma escova para que fique limpo e preparado para receber o creme.
Passo 2
O passo seguinte é aplicar a massa que foi feita sobre a superfície. Observe que a peça deve ficar totalmente coberta deixando uma espessura em torno de uns 2 mm ou 3 mm. No caso de a quantidade de massa ultrapassar o estabelecido, você pode utilizar uma trincha ou espátula para corrigir o excesso.
Passo 3
Vá aplicando a massa com o máximo de pressão que for possível para que sejam feitos mais frisos. Fique atento para o fato de que os movimentos com a trincha devem ser sempre o mais reto possível. Assim, os riscos ficarão paralelos entre si. Com a espátula é possível criar um efeito de sulcos pela peça.
Passo 4
Pinte a peça, pode acontecer de o tom da tinta não ficar igual ao que aparece na lata quando em contato com a massa. Para resolver isso você pode dissolver a tinta com água. Deixe a tinta secar.
Passo 5
Após aplicar a massa e também pintar a peça, chega o momento de lixar a mesma para criar o efeito Decapê. Os movimentos realizados com a lixa devem seguir os veios da peça. Vá lixando até que as saliências da superfície comecem a ficar com os tons da massa que está embaixo da tinta. Lixe até que a peça atinja o efeito desejado por você.
Observações:
Se desejar, é possível fazer essa técnica com a aplicação de duas cores distintas. Para isso, basta que você pinte com uma e depois com outra por cima. Depois, você deve lixar da mesma forma que faria apenas com uma demão.
Para que o branco da massa apareça mais em algumas áreas, basta que você aprofunde a passada da lixa nesses locais. Também vale dizer que quanto mais forte você passar a lixa mais clara ficará a cor da peça. Dessa forma, já sabe que quanto mais passar a lixa sobre a superfície mais riscos brancos aparecerão.
Para evitar que o Decapê fique igual em todas as partes da peça, criando um efeito monótono, é possível evitar que as passadas da lixa sejam feitas por igual. Não esqueça também de limpar bem a região que foi lixada para que não fiquem alguns resíduos do que foi lixado, o que pode estragar a peça.
Para garantir que o seu decapê fique protegido, é recomendável que você aplique uma demão de verniz com ou sem brilho sobre a peça. Além de proteger o trabalho realizado, o verniz também torna a superfície lavável. Pronto, a sua peça com Decapê está pronta!