Pintores Portugueses

A humanidade só sobrevive porque pode sonhar e correr para realizar seus sonhos, e muitas vezes consegue passar essa esperança através da arte, com isso, consola os que estão perdidos e ainda eleva quem também tem vontade de sonhar.

Pintores Portugueses

Pintores Portugueses

A arte traz esse alento, já que o artista consegue transpor para telas, livros, esculturas, peças, tudo o que lhe aflige. Assim, emociona quem vê e torna seu sentimento um legado para as futuras gerações.

A pintura é uma forma de expressão artística que tem origem nas primeiras eras do homem moderno, e pode ser notada em cavernas, onde os habitantes pintavam suas aventuras e contavam histórias para seus filhos sobre as caças, perseguições e tudo o que tinham passado durante o dia.

Depois disso, a pintura sofreu grande evolução, passando das simples pinturas caseiras para se tornar uma profissão séria que fez grandes nomes durante a Renascença, como Rafael, Leonardo Da Vinci, Giovanni Bellini, Giotto, Masaccio, Botticelli, e ainda muitos outros.

Portugueses

Portugueses

Em toda a Europa, a pintura passou a ser uma arte de grande expressão, inclusive em Portugal, onde podemos salientar diversos nomes de artistas que fizeram história e trouxeram grande influência ao Brasil.

O pintor português Henrique José da Silva trouxe grande influência artística para nosso país, inclusive foi dirigente da Academia Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, mas veio a falecer, em 1834. A rixa entre os pintores da época era muito grande e foi agravada pela briga que ele travou com os artistas franceses. Com isso, forçou a ida de Nicolas Antoine Taunay, que morava no Brasil, para a França.

Suas obras de maior relevância foram: Retrato do Senador Rodrigues de Carvalho, A Virgem com o Menino Jesus no Colo e ainda o Retrato de Dom Pedro I.

Além de Henrique, ainda temos a pintora Maria Helena Vieira da Silva, que nasceu em Lisboa e faleceu em Paris, cidade onde se naturalizou.

Morou no Brasil por 04 anos, para fugir da guerra na Europa, onde fez duas exposições, e ainda pintou um painel na Universidade Rural, em Campo Grande. Além disso, recebeu em nosso país o prêmio da VI Bienal de São Paulo.

Suas obras de maior expressão foram: Jogo de Cartas, Le Jardin, Les Cent Pas, Autorretrato de Perfil e Estação do metropolitano.

Depois deles ainda podemos citar: Abreu Pessegueiro, José de Guimarães, Ana Maria Botelho, Maluda, Lurdes de Castro, Jaime Ferreira, Nuno de Siqueira, Guilherme Camarinha, Carlos Botelho, Antonio Dacosta, Sara Afonso, Abel Manta, entre muitos outros artistas.

Pintores

Pintores

Podemos destacar que Portugal, além de ter sido o país colonizador do Brasil, ainda tem uma história na pintura muito mais antiga que a nossa, pois são 06 séculos de aprendizado e desenvolvimento de grandes técnicas, por isso eles tiveram muito a ensinar a nossos artistas.

 

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Pintura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *