A arte pode ser feita a partir das mais variadas matérias primas e quando dizemos isso não estamos exagerando, pois imaginem que até mesmo a água pode ser usada como superfície de pintura. Quem não conhece a técnica chamada Ebru pode estar achando estranho, mas sim é totalmente possível e vamos te contar como.
Se você gosta de pintura e deseja conhecer técnicas diferenciadas de pintar vai achar interessante a técnica Ebru. Saiba o que é, como é usada e assista alguns vídeos que separamos para ilustrar melhor esse artigo. Impossível não ficar fascinado com esse tipo de trabalho.
Conhecendo a Técnica Ebru
A chamada técnica Ebru é a mais antiga forma de se fazer pintura sobre a água da história. A sua origem remonta os séculos IX e X, o primeiro lugar que se tem notícia de ter usada essa técnica é a parte mais oriental do Médio Oriente. Na época do período feudal otomano essa técnica era muito utilizada.
A invasão mongol levou não somente os islâmicos para o ocidente, mas também a técnica Ebru para a região que atualmente é a Turquia. Do tempo que em passou pela Pérsia a técnica ganhou o nome Ebru que significa Nuvem.
Ebru: A Arte Do Povo Turco
Podemos dizer que a pintura Ebru é o primeiro produto de arte do povo turco e possui uma filosofia bastante profunda. Os islâmicos relacionam essa arte de pintar sobre a água com a criação divina. A natureza é entendida como uma forma de arte que pode ser moldada pelo homem criando novos produtos artísticos.
Uma coisa bastante curiosa é que se observarmos como essa pintura sobre a água é feita percebermos que se trata de uma interação físico-química bastante avançada para a época. A tensão das superfícies dos líquidos bem como a sua viscosidade são dois elementos que sempre fascinaram os artistas que trabalhavam com esse tipo de produto de arte.
A Lenda Do Surgimento Da Técnica De Pintura Ebru
Não se sabe ao certo como e nem porque a pintura sobre a água começou a ser feita, porém, como tudo o que envolve mistério também possui uma lenda. De acordo com essa lenda oriental esse tipo de pintura começou quando uma mulher estava lavando suas roupas num rio e percebeu que apareciam desenhos sobre as peças.
Ebru: Total Aproveitamento De Recursos
Dessa observação surgiu a ideia de que era possível criar desenhos com a água como superfície. Um elemento que fascinou os primeiros pintores da técnica Ebru foi o fato de não haver desperdício de recursos, ou seja, a água era utilizada em sua totalidade mesmo que não pudesse ser bebida poderia ser usada para criar os desenhos.
Além de utilizar água essa técnica também utiliza pigmentos naturais para criar os desenhos sobre a tela líquida. Esse tipo de pigmento ajuda a fazer com que as pinturas durem mais na água. Para se ter uma ideia os exemplares dessa arte tão antiga datam do século XVI e foram encontrados na Biblioteca Suleymaniye.
É bem fácil compreender porque não existem exemplares datados de antes disso, apesar de os pigmentos serem duradouros não são eternos. Dessa forma com o passar do tempo alguns exemplares de pintura Ebru se perderam.
O Papel e o Ebru
Até essa parte do artigo falamos da técnica de pintura Ebru feita sobre a água, porém é importante destacar que ela também pode ser repassada para o papel. O fato de os otomanos utilizarem papel (que teve sua origem na China) fez com que os europeus vissem esse povo como místico durante um bom tempo.
O papel dentre outras serventias era utilizado em livros, confecção de documentos e também para a criação de livros de registros. Claro que o papel também teve o seu espaço na arte e dessa forma passou a ser utilizado como a fonte de repasse da pintura feita sobre a água.
O Ebru Visto Como Arte
A aceitação da pintura Ebru como uma forma de arte se deu somente a partir do século XVIII sendo realmente entendida como arte no século XIX. Como Istambul (Turquia) era o lugar em que mais se realizou trabalhos dessa arte passou a ser a capital internacional do Ebru.
Atualmente, a Turquia ainda mantém a sua hegemonia nesse segmento artístico mesmo que outros países como França, Alemanha e Itália tenham se tornado fortes também nessa produção de arte. O Ebru além de denominar essa técnica de pintura feita sobre a água e passada para o papel também designa o papel mármore dos turcos.
Quer Ver o Ebru Sendo Feito?
Quando ouvimos falar sobre a técnica do Ebru pela primeira vez é natural que nossa curiosidade seja atacada. Como não é algo tão comum aqui no Ocidente ainda nos parece um pouco abstrato, pensando nisso separamos uma sequência de vídeos que permite ver a técnica sendo posta em prática.
Vídeo 1
Nesse vídeo você poderá ver como é o início e a preparação desse tipo de trabalho. É muito interessante e até dá vontade de fazer em casa.
[youtube]http://youtu.be/8hzblv26m3A[/youtube]
Vídeo 2
A continuação da realização dessa técnica fascinante e milenar que faz parte da história da Humanidade.
[youtube]http://youtu.be/VH1E72XNwVM[/youtube]
Vídeo 3
Observe como é fascinante ver o desenho se formando sobre a superfície da água.
[youtube]http://youtu.be/Oe9-F6Osnz4[/youtube]
Vídeo 4
A forma como os desenhos são feitos, tudo tão deliciado que nos encanta e nos faz pensar como a água pode criar imagens tão lindas.
[youtube]http://youtu.be/r2lV1VKWIh0[/youtube]
Um Passatempo
A técnica do Ebru pode ser um ótimo passatempo para quem deseja relaxar e aproveitar bons momentos em contato com a água. Nada como se sentir em contato pleno com a natureza enquanto se está criando imagens lindas e que vão encantar os olhos das outras pessoas.
Uma técnica que foi desenvolvida através de milênios e que pode ser uma forma de você passar o seu tempo de maneira mais produtiva e criativa.
Existem alguns cursos de técnica Ebru geralmente em instituições que privilegiam a cultura turca. Informe-se a respeito na sua cidade e comece a fazer os seus próprios trabalhos com a água e os pigmentos naturais.
gostaria de saber onde posso encontrar o kit de pintura para pratica o ebru no brasil,
Gostaria de saber a onde comprar a tinta usada na técnica EBRU
gostaria de saber onde posso fazer o curso
Gostaria de saber qual a tinta específica para a prática do ebru