Bolsa Furoshiki

Antes de falarmos sobre a bolsa de Furoshiki, vamos explicar o que significa “Furoshiki”, especialmente para quem não conhece e para quem já ouviu falar, mas ainda não sabe o que é. A palavra não só parece oriental, pois na verdade, Furoshiki tem origem no Japão e nada mais é que “quadrado de pano”. Ele era usado, na tradição japonesa, para carregar coisas.

Esses quadrados, os Furoshiki, podem ser amarrados de várias formas, dando vida a diversos padrões e tamanhos e também a novos objetos, como as bolsas. E essa a moda, que voltou no Japão e está invadindo o Brasil na versão bolsa, pode ser perfeita para ir à praia ou substituir o saco plástico do supermercado.

A bolsa de Furoshiki combina com tudo o que é informal. Você pode ir para praia com ela, mas também dar uma volta no shopping, usando short ou saia. Ela também cai muito bem com um look despojado, tipo calça jeans e camisa branca. E o melhor, é ecologicamente correta!

Bolsa Furoshiki

Bolsa Furoshiki

Se você pensa que é só isso, está enganada: uma bolsa Furoshiki tem mil e umas utilidades. Pode ser um porta almoço no trabalho, o lugar de carregar os livros da faculdade e uma dica interessante é trocar o velho pacote de presente por uma bolsa dessa como embalagem.

Fazendo a Sua Bolsa de Furoshiki

Você mesma pode fazer a sua bolsa de Furoshiki! E não pense que será preciso linha, agulha, máquina, etc. Separe lenços, cangas ou tecidos que você não queira mais usar e com uma sequência de dobraduras você dará vida à sua mais nova bolsa fashion, uma companheira para todas as horas.

Preste atenção no passo a passo e com paciência você chegará lá!

Bolsa Furoshiki

Bolsa Furoshiki

Para Fazer Uma Bolsa de Furoshiki de Única Alça, Você Vai Precisar de Um Tecido na Forma Quadrada.

  • A primeira dobra será de uma ponta com a outra, formando um triângulo.
  • Em seguida, amarre cada uma das pontas das laterais.
  • Abra as pontas que ficaram soltas e passe a parte externa para dentro, escondendo as duas primeiras amarrações que foram feitas.
  • Depois é só amarrar as pontas que estavam soltas e sua bolsa está pronta!
Bolsa Furoshiki

Bolsa Furoshiki

Usando Uma Canga (Forma Quadrada)

  • Faça a primeira dobra de uma ponta encontrando a outra.
  • Pegue uma parte levando até o final da parte estreita lateral. Para saber que está correta a medida, leve essa parte até a ponta do triângulo formado. As laterais precisam ter o mesmo tamanho.
  • Amarre bem no ponto marcado.
  • Repita o mesmo processo com o outro lado.
  • Confira se as duas pontas ficaram com o mesmo tamanho.
  • Abra as pontas que ficaram soltas e vire ao contrário.
  • Dobre para dentro as duas pontas dobradas.
  • Abra bem a bolsa e feche com as duas pontas que não tinham sido ainda amarradas.
  • Depois da alça pronta, enrole-a várias vezes em torno dela mesma e a bolsa ficará com um formato redondo.

Quem nunca ouviu falar em bolsas de Furoshiki ao menos já viu alguém usando. Muito práticas para o dia a dia, essas bolsas podem ser usadas inclusive para pequenas compras em supermercados. Com estampas diversas, são feitas de tecidos, de preferência molinhos, pois os engomados ou os de cem por cento algodão podem amassar, isso além de sujarem bastante.

Bolsa de Furoshiki

Bolsa de Furoshiki

Elas ganharam força e popularidade na onda das ecobags, já que substituem as sacolas de plástico em diversas ocasiões. Porém, mais que isso, são charmosas, lindas, chamativas e muito fáceis de fazer. Basta ter um pano estampado, cortado em forma de quadrado, de uns 90X90 mais ou menos, dependendo do tamanho que se quer a bolsa.

A montagem de uma bolsa de Furoshiki depende de habilidade com as mãos, pois igual a um origami, ambos de origem japonesa, exige que a pessoa saiba efetuar as dobraduras corretamente, de várias maneiras diferentes, criando bolsas de tamanhos e formatos bem diferentes entre si.

Além de algo muito original, as bolsas de Furoshiki são bem casuais e descontraídas, ideais para o dia a dia e passeios.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Enfeites

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *