Quando se pensa em artesanato durável, nada é melhor do que arte em MDF. O Medium Density Fiberboard é uma chapa de madeira comprimida, que apresenta uma alta resistência e durabilidade e aceita praticamente todo o tipo de modelagem: ela pode ser cortada, parafusada, pregada, colada, encaixada, serrada e então decorada de muitas maneiras diferentes. O MDF é produzido a partir de fibras de maneira selecionada de pínus e eucalipto proveniente de reflorestamento, e a sua compressão é feita através do peso e do calor, sendo quase impossível fazer com ela se desmanche, não importando o nível de umidade do ambiente.
Para se trabalhar com artesanato em MDF é preciso primeiro saber se você quer apenas fazer as aplicações nas peças ou produzir as peças você mesmo: o que abre todo um novo mercado à sua disposição. Diferente de outros artesanatos, a grande parte do que é produzido em MDF é feita diretamente para venda, principalmente com o produto “cru”: fabricam-se as peças, não se aplica nada em torno delas, e então se vende para aqueles interessados apenas em fazer um artigo único de decoração para a sua casa, ou para personalizar algum presente.
Além disso, se a pessoa fabricando tiver interesse, ela pode fabricar peças cruas, e então personalizá-las a pedido de cada cliente – não só o cliente certamente sai satisfeito, como o preço da peça vendida pode ser um pouco mais alto, pela exclusividade de cada peça.
Começar a fabricar artesanatos em MDF, no entanto, requer um conhecimento básico de marcenaria, muita atenção e cuidado aos detalhes, e criatividade, para que as peças não acabam se repetindo infinitamente, o que sempre acaba com um pouco do charme de uma peça de artesanato. Informe-se na sua cidade se há algum curso para a fabricação de peças em MDF ou mesmo madeira, caso não tenha nenhuma espécie de conhecimento na área, e se não houver, ou você não quiser fazê-lo, certifique-se que as suas primeiras peças sejam apenas de teste – quanto melhor o acabamento de cada peça, maior a sua durabilidade, maior a beleza que ela irá adquirir depois de pronta e, portanto, maior o valor que ela alcançará uma vez que seja vendida.
Não há limite para o que é possível fazer em MDF – as peças dependem apenas da criatividade do fabricante, e da linha que pretende seguir. É possível fazer pecinhas simples, como caixinhas lisas, pequenos gaveteiros, porta canetas, pesos de papel, caixas de joias ou então ousar um pouco mais e partir para abajures (em que é possível encontrar a parte elétrica à venda em qualquer loja de materiais de construção), baús – seja com um ar mais vintage ou inovador – e até mesmo peças de decoração mais ousadas.