O Que é Vidro Filetado?

História do Vidro

O vidro é produzido através de matérias primas naturais, não se sabe ao certo quando foi descoberto, porém conta-se que foi ao acaso, quando em uma praia , seres humanos foram fazer uma fogueira e ao combinar areia com calcário das conchas obtiveram uma mistura muito parecida com o vidro que conhecemos.  Alguns estudiosos diz que os primeiros registros da utilização de vidro foi a sete mil anos A.C.  por babilônios, sírios e fenícios, outros dizem que foi cerca de dois mil anos A.C. com os objeto de vidro nas descobertas egípcias em suas necrópoles.

Quando houve a época de conquistas dos povos, os romanos conseguiram aprender o básico dessa arte, e depois aperfeiçoaram com os tempo as técnicas para coloração e lapidação dele. Com a expansão das conquistas territoriais o vidro chegou em Veneza, na Itália, e lá ganhou força na indústria, sendo um produto altamente importante para a cidade.

Vestígios contam que as pessoas que trabalhavam com a fabricação do vidro eram tratadas como preciosidade e eram proibidas de sair do território para não passar informações para ninguém. Conta-se também que toda a produção era feito em uma ilha próxima, chamada Murano, com o intuito de não precisar se preocupar com invasores.

Alguns desses operários não cumpriram a ordem de sair de Veneza e foram para Alemanha, e assim foi se espalhando por toda a Europa. Em alguns relatos históricos é contado que alguns operários foram mortos e ameaçados por ter desobedecido a ordem. Não são muitos os dados, porém sabemos que foi graças a esses operários que o vidro foi difundido.

Com o passar do tempo a produção de vidro foi mudando, ganhando novos setores, se desenvolvendo ainda mais. Alguns destaques de inovação foi na Alemanha com a fabricação do vidro esmaltado com desenhos maravilhosos. Na Inglaterra e França a maior contribuição é o melhoramento nos processos de fabricação e a ênfase no estético e artístico.

Com a revolução industrial, as maquinas conseguiam produzir com muita mais praticidade os vidros, foi muito perseguido a ideia de deixar os vidros com maior resistência, para maior segurança e por isso algumas superfícies foram adotadas com mais atenção. Chegando na maneira que é vendido nos dias atuais.

Hoje em qualquer lugar que vamos existe algum objeto de vidro, sendo para decoração, para alimentos e bebidas, em televisores, janelas, lâmpadas e tantas outras coisas. O interessante é que a matéria prima continua a mesma desde a época da descoberta, com mudanças apenas na fabricação com maiores tecnologias nos dias atuais.

Composição

A composição original do vidro é areia, carbonato de sódio( popularmente conhecido como barrilha), óxido de alumínio, calcário e corantes. Em valores numéricos o vidro apresenta cerca de 72% de areia, 14% barrilha, 11% calcário, 2% alumina e 1% de corantes.

Tipos

Mesmo sendo produzidos com a mesma composição o vidro ainda possui algumas diferenciações entre eles, principalmente na sua funcionalidade.

O vidro para embalagens mesmo, é um vidro mais fino para frascos, garrafas e potes, normalmente sã vendidos nas cores verde, âmbar e branca. O vidro plano são para coisas que precisam maior cuidado como as janelas, geladeiras, espelhos, etc.

Os vidros domésticos são de mediana resistência, como o próprio nome sugere são para objetos domésticos como copos, pratos e panelas. As fibras de vidro são bem pequenas usadas bastante para proteção contra frio, isolamento e reforço. Os vidros técnicos são os objetos que precisam de vidro para determinado tipo de processo, como as lâmpadas, garrafas térmicas e isoladores elétricos.

Preparação

Para começo, é comum a outros produtos, passando por um misturador. Depois isso, a mistura precisa de altas temperaturas para se transformar em vidro. O próximo passo é levar para moldar o vidro. E esperar ela esfriar devagar com o próprio tempo para que não aconteça nada que possa estragar o processo pela alta pressão e temperatura colocada sobre ele de início, esse último processo se chama recozimento e deixa a peça mais resistente.

Reciclagem

O vidro é um dos materiais mais fáceis de reciclar, pois ele é 100% aproveitável para reciclagem, sem perder a pureza e sem perda de qualidade. Para esse processo é necessário separar por cores e pelos tipos, já que um é mais grosso que o outro. Depois disso, na vidraria, o vidro é lavado e triturado, assim esses cacos são misturados a composição original do vidro e é fundido novamente para formar um novo objeto.

Com isso o custo sai bem menor , pois 50% do vidro novo vai ser caco dos antigos, diminuindo as outras matérias-primas. Fora o custo o meio-ambiente agradece, já que o vidro é muito difícil de se degradar na natureza e muitas vezes machuca os seres vivos por ser pontiagudo quando quebrado.

O índice de reciclagem de vidro no Brasil vem crescendo cada vez mais, em 1991 era cerca de apenas 15% que era reutilizado, no ano de 2007 já eram 49%, nos dias atuais já passa da metade dos vidros a serem reciclados.

Tipos De Lapidação

O vidro pode ser lapidado de diversas formas a partir das tecnologias atuais

Lapidação Reta: Também conhecida como filetada, utiliza um polimento em bordas de vidros e espelhos, com equipamentos de ponta, para que a resistência e segurança do vidro será mantida, assim diminuindo as chances de trincas, gerando alto brilho, sofisticação e beleza.

Lapidação Boleada: Sua característica principal é o seu perfil arredondado. Por ser algo muito moderno e contemporâneo, vem sido procurado cada vez mais por arquitetos para decoração de tampos de mesa e para outras finalidades

Lapidação OG:  Sua principal característica é a ênfase na estética do produto, sendo bastante inovador, é usado também para tampos de mesa como a boleada, colocado também em aparadores e bancadas e outros fins.

A lapidação não é utilizada em qualquer tipo de vidro, é mais para os mais sofisticados e que precisam de alguma decoração. É feito com rebolos diamantados para serem mais precisos, são colocados manualmente na superfície do vidro ou por maquinas próprias para isso que trazem muito mais tranquilidade para os operários já que é um trabalho bem difícil.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Vidro

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *