Como Fazer Pescaria Para As Crianças

As festas juninas são bem divertidas e as crianças adoram a possibilidade de brincar de várias coisas diferentes. Uma das brincadeiras de maior sucesso nas festas é a pescaria, pois além de se divertirem muito os pequenos tem a chance de saber mais ou menos como é pescar.

Se você quer montar uma brincadeira de pescaria para as crianças vai gostar das nossas dicas de como fazer isso em casa. É bem fácil garantir que os pequenos aproveitem cada momento brincando de pescar e quem sabe faturando um prêmio.

Como Fazer Jogo De Pescaria Para Crianças

Materiais Necessários

  • Retalhos de EVA (escolha as cores de sua preferência)
  • Cola EVA
  • Pedaços de madeira cilíndricos (devem ter pelo menos 40 cm de comprimento)
  • Ímãs em formato de disco
  • Clips de metal tamanho 3/0
  • Canetas Sharpie
  • Palito de churrasco
  • Jornais velhos
  • Barbante
  • 1 caixa de supermercado tamanho médio
  • Tesoura
  • Régua de 60 cm

Como Fazer

Passo 1

Através dessa imagem você terá os moldes dos peixinhos para o seu jogo de pescaria. Imprima os moldes e depois recorte-os.

Dica – Não use lápis para fazer o desenho do molde do peixe, prefira usar um palito de churrasco que não suja o EVA. Porém, tenha cuidado para não pressionar o EVA e assim acabar rasgando o mesmo com a ponta do palito. Passe a ponta do palito de leve sobre a borracha criando apenas um risco branco na forma do peixe.

Passo 2

Depois de ter desenhado os peixes no EVA recorte os mesmos. O corte deverá ser feito em torno do risco do peixe, cuide para deixar uma sobra pequena no contorno do peixe. Uma dica para quem tem dificuldade de cortar as curvas no EVA é ir virando o pedaço nas mãos durante o recorte.

Para não criar rebarbas no EVA evite que a tesoura feche completamente sobre o EVA. Será necessário recortar no mínimo 10 peixes de diferentes cores.

Passo 3 – Os Olhos dos Peixes

Nesse passo faremos os olhos dos peixinhos do jogo de pescaria. Comece riscando o formato dos olhos com a ajuda de uma caneta grossa, se quiser pode usar um objeto redondo e pequeno de molde. Faça essa bola dos olhos no EVA branco.

Dica – Também vale a dica de usar o palito de churrasco para traçar ao invés do lápis que suja.

Passo 4

Recorte quantos círculos brancos forem necessários para criar os olhos dos seus peixes. Em seguida coloque apenas um pingo de cola para EVA no disco branco e um outro pingo na cabeça do peixe onde será colado o olho. Espere mais ou menos 10 segundos para juntar os círculos brancos e a cabeça do peixe.

Passo 5

Cole os olhos em todos os peixes. Para fazer as pupilas dos olhos você deverá usar marcadores. As escamas dos peixes também deverão ser desenhadas com os marcadores. Não esqueça também de colocar um número em cada peixe para que seja correspondente ao prêmio que a criança pescou.

Passo 6

Em seguida cole um imã na cabeça de cada um dos peixes.

Passo 7 – Varas de Pescar

A partir desse passo faremos as varas de pescar, para isso iremos precisar de pedaços de madeira cilíndricos. Você pode aproveitar pedaços de cabides, por exemplo, para fazer as varas. Na falta de material adequado você pode utilizar ramos de árvore. Quem desejar um resultado mais legal no seu jogo de pescaria pode comprar varas de bambu ou mesmo cabos de madeira especialmente para fazer as varas.

Passo 8

Continue o tutorial cortando um pedaço de barbante que deverá ter cerca de 60 cm (fique atento a altura das crianças para determinar o tamanho do barbante). Amarre o barbante na extremidade da vara. Não outra extremidade você deverá prender o clip, amarre-o.

Dica – Para que fique melhor fixado você poderá usar um pingo de cola branca sobre os nós, espere até que seque.

Passo 9 – O Tanque

O tanque dos peixes pode ser feito com uma caixa de papelão, não precisa ser uma caixa muito grande, uma que tenha mais ou menos 20 cm de altura já está bom. Você pode pedir uma caixa num supermercado ou mesmo para os seus vizinhos.

Passo 10

Com a caixa escolhida você deverá pegar umas três folhas de jornal e dobrá-las. Em seguida com a tesoura você deverá fazer alguns talhos. Esses talhos deverão ser utilizados para rasgar o jornal em tiras.

Passo 11

Para o trabalho ficar mais fácil e divertido chame as crianças para ajudar. Quem quiser dar um ar mais elaborado para o seu jogo de pescaria pode optar por usar serragem ao invés de jornal. A serragem pode ser comprada por preços bem em conta em serralherias ou mesmo em lojas de R$ 1,99. Se achar interessante pode até mesmo usar um tecido.

Passo 12

Coloque as tiras de jornal dentro da caixa de pescaria e depois coloque os peixes no tanque. O ideal é que os peixes fiquem meio enterrados no jornal, serragem ou tecido. As cabeças devem ficar em cima.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=03IwQqEixVU[/youtube]

Como Brincar Com o Jogo De Pescaria

Lembra que você colou um imã na parte de trás da cabeça dos peixes e amarrou um clip na vara de pescar? Pois, é a pescaria será feita com a ajuda desse imã, basta posicionar a vara de forma a prender o clip no imã. Porém, saiba que mesmo parecendo bem fácil é uma brincadeira que exige habilidade de quem brinca.

É importante também ter prendas para conceder como prêmio para os habilidosos que conseguirem “pegar” o peixe, levantando-o do meio das tiras de jornal ou serragem. Observe o número do peixe pescado para conferir qual é a prenda que foi ganha. A dica é ter uma boa quantidade de prendas e conforme os números forem sendo tirados ir colocando novas prendas no lugar.

Tenha certeza que as crianças vão se divertir muito com o jogo de pescaria e os adultos também. Se achar necessário você pode fazer um tanque maior com mais peixes para que a brincadeira fique mais dinâmica, tudo depende qual o tamanho da festa junina ou da brincadeira. Depois é só se divertir!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Festa Junina

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *