Tulipas de Tecido

Flor símbolo da Holanda, as tulipas são flores lindas e delicadas, e curiosamente, não são originárias dos Países Baixos, mas sim da Turquia, sendo levadas para lá no século XVI pelo botânico Conrad Von Gesner. Por não se adaptarem muito ao clima tropical, que predomina no Brasil, a tarefa de cultivar a flor é extremamente trabalhosa em terras brasileiras, e quando conseguem, não duram muito tempo.

Flores

Flores

Como o verão se aproxima e nessa época de calor é praticamente impossível ter um vaso de tulipas naturais em casa, a saída é apelar para arranjos de tulipas de tecido. Esses tipos de arranjos deixam a casa tão bonita quanto as flores naturais, com a vantagem de não exigir a trabalhosa manutenção como o que acontece com as flores naturais, que pedem até mesmo pedras de gelo para resfriar o solo.

Para ter essas lindas flores o ano inteiro enfeitando e alegrando a sua casa, que tal você mesmo fazer tulipas de tecido para compor alegres arranjos? Elas são muito fáceis de fazer, bem como os materiais usados serem muito fáceis de encontrar e com preços muito acessíveis. Se você pegar prática, com o tempo poderá fazer arranjos de tulipas de tecido para presentear os amigos e até mesmo para revender.

Arranjo de Tulipas

Arranjo de Tulipas

Os materiais necessários para fazer as tulipas de tecido são: retalhos de tecido de algodão de qualquer estampa ou cor; um vasinho de cachepot; musgo; argila; contas pequenas; palitos de churrasco pintados com tinta verde; pequenos botões ou miçangas; tesoura; manta acrílica desfiada; agulha de mão e uma resistente linha de costura.

Como fazer: Recorte os pedaços de tecido com as seguintes dimensões, de acordo com o tamanho desejado e como pretende montar o arranjo: Se deseja tulipas de tecido em tamanho pequeno, corte o tecido na medida de 5x9cm; para o tamanho médio, corte os retalhos no tamanho 7x13cm. Por fim, se deseja tulipa de tecido no tamanho grande, corte os retalhos na medida 9x15cm.

Para montar a flor, dobre ao meio um pedaço do retalho já cortado, deixando o lado direito para dentro e a lateral costurada; depois costure pontos de franzir em volta de uma das paredes circulares que se formaram.

Tulipas de Tecido

Tulipas de Tecido

Em seguida, introduza o palito de churrasco pintado para que se posicione no sentido do lado do pano que não estiver costurado. Depois, vá puxando a linha, apertando até que a parte franzida se afirme em torno do palito. Com isso, arremate a linha bem para que ela não se solte.

Depois, vire o tecido do avesso sobre o palito. Dessa forma, o tecido virou uma espécie de “copinho” de tecido, que ficou na ponta do palito de churrasco. Preencha o copinho de pano com a manta acrílica. Em seguida, faça dois pontinhos com linha para fechar a parte de cima do copinho. Com isso, se formam as quatro preguinhas, que são as pontas da tulipa.

Ao centro da flor será preciso fazer um arremate com um botão pequeno ou uma continha. Repita o mesmo procedimento para montar todas as flores que desejar no tamanho desejado. Para montar o vaso de cachepot, disponibilize argila na sua base, onde você introduzirá os palitinhos das flores dentro do vaso, decorando com musgo, que é um material fácil de ser encontrado em lojas especializadas para artesanato.

Uma boa dica é injetar uma essência na flor, para que o arranjo funcione como um aromatizador de ambientes.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>