Peso para Portas: Como Fazer Diversos Modelos

O vento bate, a porta começa a se mexer até que aquele barulho insuportável da sua batida  assusta a qualquer um. Não é a toa que existem os famosos pesos para portas. Com a mesma utilidade que tem os pesos para papéis, os acessórios que são feitos para impedir a sua porta de bater também tem a função de deixa-lá imóvel e não provocar uma bagunça imensa dentro de casa ou do escritório. Porém, para que todo esse trabalho fique ainda mais divertido, é possível usar um pouco da sua imaginação para criar diversos pesinhos para portas com a sua cara. Realmente, a criatividade não tem limites!

Feche a janela!

Para que usar um peso para portas se você pode simplesmente fechar a janela? Uma pergunta feita por aqueles que querem guardar dinheiro ou não querem gastar com coisas fúteis como um mero peso para portas. Mesmo assim, ainda que você feche a janela, a porta pode se mexer fazendo barulhos insuportáveis apenas com a saída e entrada de pessoas. E tem mais: Quem disse que nesse calor tropical do Brasil nós vamos conseguir ficar ao menos sem uma corrente de ar refrescando o nosso ambiente? Com certeza, você não vai se arrepender de ter um objeto desses. Abaixo, você vai ver que também não precisará gastar muito para ter um.

Uma Desculpa para Fazer Artesanato

Uma Desculpa para Fazer Artesanato

Uma Desculpa para Fazer Artesanato

Há quem diga que criar certos objetos utilitários é uma desculpa para fazer artesanato. “E dai?” como diriam as más línguas. O trabalho artesanal nunca é demais para quem tem tempo e muita paciência. Se você está cansado de objetos clichês como roupas, sapatos ornamentados, almofadas e joias diversas, procure passar o tempo tentando fazer um peso para a sua porta. É um trabalho artesanal que compensa e muito! Além de fazer super bem para a mente.

Corujas na Moda

Ainda que o tema tenha super a ver com a criatividade, vamos começar nos inspirando no que está na moda: as lindas e belas corujinhas. Você olha pela vitrine de uma loja e lá está ela: uma estampa de coruja! Elas saiu das árvores e do escuro na noite para enfeitar diversos objetos do dia a dia. Você pode começar criando o seu peso de porta em formato do coruja. Não seria nada mau para quem está começando.

Aguçando a Imaginação

Abaixo, seguem os links se algumas fotos para você aguçar a sua imaginação primeiro, antes de criar o seu pesinho para portas. Depois de usar as fotos como modo de inspiração e ver que tem muita coisa criativa por ai, vamos partir para o nosso passo a passo. Você vai ver que não tem mistério algum!

  • http://www.artedefazerartesanato.com.br/2011/02/peso-de-porta-criativos.html
  • http://ciadosboneco.blogspot.com.br/2012/09/um-peso-de-porta-bem-bonito-e-criativo.html
  • http://rodrigobarba.com/blog/2012/10/17/5-pesos-de-porta-criativos/

Vamos Começar?

Imagem de Amostra do You Tube

Todos os passo a passos abaixo usam o mesmo tipo de material. O que os difere são os personagens utilizados e os desenhos malucos que você pode inventar. Já mostramos as fotos, agora é só trabalhar mente, mãos e coração. Afinal, haja coração para criar tanta coisa bonita hoje em dia!

Material Usado:

  • Areia para colocar por dentro dos pesinhos
  • 2 canecas grandes de mais ou menos 1kg
  • Fibra siliconada para revestir em metro para colocar no peso e revestir internamente ( assim, os pesos ficam fofinhos e bem cheinhos. Sem a milagrosa fibra, os de caixas ficavam bem enrugados e feios.)

Passo a Passo Casinha

Imagem de Amostra do You Tube

1. Comece reciclando. Se você está planejando fazer um peso para porta em forma de casinha por exemplo, use aquelas caixas TetraPak de leite para construir o seu objeto. Você vai encher as caixinhas com tecido velhos ou até mesmo com pedrinhas para que ela fique bem pesada!

2. Depois de rechear a caixinha de leite com coisas pesadas (afinal, é um peso para porta), cubra-a com algum tecido.

3.  A decoração do seu peso poder ser feita com a técnica chamada de  ”tecido aberto”. á para criar um monte de coisas legais e fazer muitos detalhes para decorar o seu pesinho

Passo a Passo Corujinha

Corujas

Corujas

1.  Para fazer uma linda corujinha em forma de peso para portas também recicla-se. Pegue uma caixa qualquer ou que favoreça o formato do animalzinho.

2. Recorte  caixa em forma de uma curva côncava na parte superior para formar as orelhas da sua coruja.

3. Da mesma forma que fez a casinha, cubra com tecido a sua caixa e comece a desenhar os detalhes. Você pode criar um esboço antes para ver se a sua obra prima não vai ficar feia.

4. Para terminar, coloque um rabinho em forma de leque atrás do seu peso.

Passo a Passo Galinha

1. Como a galinha é um símbolo do artesanato, o seu desenho é facilmente encontrado em sites da internet justamente para te inspirar. As galinhas também são muito vistas em cozinhas. Portanto, pode ser um ótimo peso de porta para este cômodo na sua casa!

2. Comece fazendo a técnica do “fuxico”, muito conhecida também no mundo artesanal, para ornamentar a cabeça da galinha.

3. No interior do pesinho para portas de galinha, forme uma bola de areia, usando sacolas plásticas envolvidas em fitas adesivas plásticas para deixar o objeto bem pesadinho mesmo.

4. Embaixo do seu pesinho, coloque um circulo de EVA para proteger mais o tecido do desgaste por causa do uso. Como os pesinhos feitos de caixa ficam bem fortes, eles não precisam levar o EVA por baixo.

Observações

Os EVA’s são materiais difícieis de se reciclar. Portanto, se você optar por criar seu próprio pesinho, faça-o de forma sustentável. Use as caixas para produzir os seus objetos e evite os EVA’s. Se não tiver jeito, ele pode ser usado, mas somente em último caso. A natureza é quem mais agradece!

No site http://criativodom.blogspot.com.br/2012/07/pesos-para-portas.html, você encontra as fotos desses pesinhos tão bonitinhos que nós te ensinamos a fazer. Tudo é mais fácil quando se tem as imagens para nos ajudar. Tire as suas dúvidas e lembren-se que o artesanato é um das melhores formas de se reciclar. No caso do pesos para portas, reutilizamos caixinhas de leite que iriam parar em algum rio ou depósito de lixo não reciclável.

Escrito por Jéssica Monteiro da Silva 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>