Colar de Fuxico

Artesanato não é só uma ótima maneira de relaxar como usar as próprias mãos para dar vida a algo bem bacana. Um colar de fuxico, por exemplo, bem colorido e diferente e bem fácil de fazer. Se você não sabe como, siga passo-a-passo as dicas a seguir.

Para fazer a primeira versão de colar de fuxico será necessário os seguintes materiais:

  • Use cetim amarelo

  • Agulha comum para costura

  • Compre pedras na cor verde para artesanato

  • Molde para fazer um fuxico no tamanho mínimo – medida 5,5 centímetros

  • Linha de bordado

  • Fecho para o cordão da sua preferência

  • Fio de nylon na medida de 0,25mm

  • Argolinha

  • Ferramentas: tesoura e alicate de ponta chata

Para fazer um colar de fuxico do modelo que iremos apresentar agora serão necessário fazer 24 mini fuxicos de cor amarela, com a medida sugerida e o total de pedras verdes e pequenas é de 23.

Passo a passo:

1- O primeiro passo é aquele de fazer os mini fuxicos, faça um a um até completar 24 unidades. Para fazê-los será necessário usar a linha de bordado e a agulha de costura. Qualquer dúvida, veja a seguir como fazer cada mini fuxico.

2- É bem simples fazer o mini fuxico, basta cortar as 24 unidades usando o molde como referência. Recorte e depois monte usando agulha e linha.

3- Quando você já tiver todos os fuxicos pronto é hora de usar o fio de nylon. Corte um pedaço medindo 65 centímetros de comprimento ou essa medida pode variar, caso você queira o seu colar mais longo ou mais curto e dependendo do tamanho do fecho.

4- Em uma das pontas do fio de nylon prenda o fecho e depois comece colocar o fuxico, porém, intercale, um fuxico, uma pedra, até o fim e para completar, coloque a argola, onde o fecho será conectado.

Simples e fácil e você tem um colar de fuxico bonito e divertido.

Com o fuxico você vai fazer não só colares, porém, outras peças de artesanato incríveis. Veja o passo a passo de como fazer essa técnica simples e super legal!

Lista de materiais:

  • Não precisa ser um tecido inteiro, pegue retalhos de pano, escolha as estampas que você mais gosta.

  • Agulha e a linha para fazer o fuxico deverá ser a mesma usada para soltar pipa de número 10.

  • Uma boa variedade de pequenos botões, de acordo com o fuxico que será feito. Os encapados dão mais charme ao trabalho.

  • Ferramentas: tesoura; caneta, lápis ou giz de alfaiate e um copo que servirá como base para fazer o círculo ou qualquer outra coisa que desempenhe a mesma função.

Se você quiser montar uma flor de fuxico, por exemplo, deverá fazer 5 unidades para cada uma delas e é importante que o tecido tenha o mesmo tamanho. Para se fazer a base será necessário seguir o seguinte passo a passo:

Aprendendo a fazer flores de fuxico:

1- O primeiro passo é fazer os círculos no tecido porque deles sairão os fuxicos. Para garantir que todas tenham o mesmo tamanho é necessário pegar o objeto redondo escolhido por você e criar 5 círculos idênticos. Marque no tecido pelo lado avesso para evitar de estragá-lo. Em seguida, com atenção, recorte cada um deles. Você terá 5 círculos.

2- Pegue um dos círculos e dobre ao meio uma vez, depois pegue ele novamente e faça mais uma dobra ao meio, o que resultará em uma forma de um quarto do círculo inteiro.

3- Com um pequeno pedaço de linha passado na agulha, faça o alinhavo do círculo. Quando terminar a pétala da flor estará pronta e será necessário fazer o mesmo com os demais círculos até que tenha o suficiente para formar uma flor inteira.

4- Lembrando que o alinhavo nos demais círculos deve ser feito com a mesma linha. Você terá que ir repetindo o processo até ter as 5 pétalas uma ao lado da outra, chegando a esse ponto é hora de fazer o arremate e unir as pontas, todas juntas.

5- Quando chegar ao fim é hora de arrematar e a sua flor estará quase pronta. Para terminar o botão no meio que fará de centro da flor, o miolo. Com a mesma linha, aplique-o, costurando na parte de trás para não aparecer a linha e pronto, é só arrematar.

Dicas Para Fazer Um Colar De Fuxico Diferente

A técnica do fuxico é única e simples, não tem segredo, é transformar um círculo de retalho de tecido em um um outro círculo porém com acabamento arredondado e com vários dessa forma fazer várias aplicações. Normalmente, se junta vários para dar vida a uma peça de artesanato. No caso do colar, algumas dicas podem deixar a sua peça ainda mais bonita, basta soltar a criatividade. Veja o que dá para fazer!

  • O segredo de um colar bonito e harmonioso feito de fuxico começa na hora da escolha dos retalhos. Você tem a opção de fazer de uma cor só, que perde um pouco a graça, como buscar estampas coloridas, que tenham cores que se repetem.

  • O uso de outros objetos podem deixar o projeto de colar de fuxico ainda mais original, como pedras, pingentes ou mesmo acabamentos para construção de cordões, facilmente encontrados. Escolha o estilo e faça a mistura.

  • Se decidir fazer o colar de fuxico usando uma única cor, uma opção é intercalar com objetos decorativos para deixar ainda mais bonito e interessante a peça.

  • Uma dica para deixar o fuxico já diferente de cara é fazer flores e colocar no centro de cada uma delas um botão encapado e delas, construir o seu colar com a técnica. Neste caso, dispense pedras ou outros objetos decorativos para não exagerar na dose.

Simples, fácil e divertido, assim podemos resumir produzir o próprio colar de fuxico ou até mesmo fazer o artesanato para vender. Você não perde muito tempo, gasta pouco material e pode fazer peças lindas. Experimente!

Lembre-se que o grande segredo para que o seu colar de fuxico fique perfeito e lindo é ter os círculos na mesma medida.

A moda está sempre trazendo inovações e diferentes tipos de trabalhos são valorizados. As novas tendências da moda mostram que o trabalho artesanal tem sido bastante valorizado, o que pode ser visto pela quantidade de colares artesanais que estão sendo utilizados.

Entre os colares utilizados encontramos os feitos com fuxico. Esses colares podem ser encontrados feitos todo em fuxico ou utilizando fitas de cetim ou de outros tipos. Confira alguns modelos.


Categoria(s) do artigo:
Fuxico

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • amei todos gostaria de ver o passo a passo

    charleane 27 de junho de 2011 19:10 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *