Lembrancinha de Maternidade em Feltro

Na chegada do bebê não pode faltar uma lembrancinha para quem vai visitar mamãe e recém-nascido. Veja algumas ideias e como fazer com o passo a passo a seguir!

Lembrancinha em Feltro: Boneca

Para fazer uma linda boneca de feltro como lembrancinha de maternidade serão necessários os seguintes materiais:

  • Feltro 20 centímetros para cada uma das seguintes cores: salmão, rosa e estampado com flores.

  • Fita de renda franzida 1 metro na cor branca e que tenha largura média.

  • Para faze o enchimento, um pouco de acrílico.

  • Miçangas que devem ser na cor preta e de número 6.

  • Linha de fazer crochê na cor caramelo.

  • Linha de fazer pesponto de duas cores: pink e preta.

  • Vários botões de flores.

  • Para completar o trabalho de feltro compre minimamadeira (na quantidade de bonecas que serão feitas, pois será usada uma para cada) e etiquetas, que também serão colocadas uma em cada boneca (específica para lembrancinha de maternidade).

  • Será necessário blush para fazer o acabamento no rosto da boneca.

  • Mais os materiais que servem para fazer a lembrancinha de maternidade em feltro: cola quente, tesoura, agulhas, máquina de costura e alfinetes de costura.

Vamos ao passo a passo de como fazer uma boneca como lembrancinha de maternidade tendo o feltro como o material principal!

1- O primeiro passo é ter um molde de um corpo de uma pequena boneca. Lembre-se que os pedaços para cada uma delas é de 20 centímetros. Encontrado esse molde (facilmente na internet), corte o feltro rosa e floral com o mesmo tamanho.

2- Encaixe pelo avesso, a peça floral sobre a peça rosa, como se tivesse colocando uma dentro da outra.

3- Costure as duas peças unidas pelo avesso na máquina de costura e em seguida, desvire. Você terá a parte rosa atrás e a parte floral na frente formando uma única peça.

4- Calcule que a parte floral é a parte de cima do corpo da boneca e a rosa é a parte de baixo, encontre um “meio” entre elas e aplique com a cola quente a renda, como se fosse o acabamento da blusa da bonequinha. Somente na parte da frente.

5- Agora usando o técnica do fuxico, faça três círculos, dois deles menores e do mesmo tamanho, que serão as mãos da boneca e um terceiro maior, que será a cabeça da boneca. Todos os três devem ser feitos com o feltro rosa e deverão ser preenchidos com o acrílico.

6- Agora vamos trabalhar com a cabeça da boneca, que é o círculo maior. Basta aplicar as miçangas pretas, com a ajuda de uma agulha, uma de cada lado para fazer os olhos. Sobre cada um deles, faça um risco preto com caneta para tecido.

7- Terminado os olhos é hora de dar um brilho nas bochechas da boneca, passe o blush de cada lado, na altura como se fosse a bochecha.

8- Com a juda da cola quente se monta um capuz, também com o feltro floral na cabeça da boneca, que está quase pronta. Calcule o meio da cabeça e sob o capuz, aplique a linha de crochê, prenda os fios no meio para parecer o cabelo da boneca. Pronto só falta a boca.

9- Antes de colocar a boca, com a cola quente, cole o fuxico que será cada braço da boneca. Cole um de cada lado próximo a cabeça.

10- Cole a mamadeira próximo a uma das mãos da boneca e para terminar o rosto, coloque o botão de flor bem no meio, abaixo dos olhos, para parecer que é a chupeta da boneca.

11- Para terminar, basta usar a linha pink e costurar a etique em um dos lados a boneca e pronto.

Dicas Para Fazer Lembrancinha de Feltro

Entre os materiais usados para fazer artesanato, podemos considerar o feltro um dos mais fáceis de usar. Como se trata de um tipo de tecido macio, fica fácil costurar e dar a forma que se deseja. Além disso, quando é necessário usar a cola quente para colar qualquer enfeite é bem fácil, tem boa aderência.

Com o feltro dá para fazer muito coisa legal e divertida, incluindo as lembrancinhas para distribuir na maternidade para quem for visitar um recém-nascido.

Como se trata de um material fácil de se usar, como foi dito anteriormente, também amplia a quantidade de “personagens” que podem ser feitos com feltro, bonecos, carrinhos, as mais variadas formas de desenhos. Porém, o mais importante para se conseguir fazer uma lembrancinha de maternidade em feltro é ter um bom molde.

Para conseguir moldes também não existe nenhuma dificuldade, basta fazer uma rápida pesquisa na internet e que você conseguirá os mais variados, compartilhados por pessoas que adoram artesanato.

O ideal para os iniciantes é começar primeiro tirando o molde no papel e depois desenhá-lo com lápis na parte de trás do feltro, para só em seguida, cortar o feltro do tamanho correto.

Outra coisa que é fundamental para que o seu artesanato com feltro fique perfeito é a tesoura, que deve ter um bom corte para que o feltro fique bem cortadinho. Não será um problema, pois se trata de um tecido muito molinho e fácil de se cortar.

Para terminar a costura deve ser perfeita e neste caso é preciso ter uma boa máquina. Pequenos acabamentos como por exemplo, aplicar os olhos ou outros detalhes do rosto de uma boneca podem ser feitos com linha e agulha, mas a costura principal exige uma boa máquina de costura.

A costura é sempre feita pelo lado avesso para somente depois desvirar o trabalho e por isso, na hora do corte é muito importante que tenha a “sobra” de feltro que será feita a costura. Se você não considera essa parte, na hora que vira do avesso para o lado direito, percebe um defeito na forma.

Agora é só escolher o molde, ter todo o material pronto para ser usado e começar a trabalhar. Lembre-se que o que deixará o seu trabalho mais bonito é o acabamento e os detalhes.

A chegada de um novo bebê na família sempre trás comemorações e muita alegria. É comum que as mamães preparem algum tipo de lembrancinha de nascimento para distribuir aos amigos e parentes ao conhecerem a criança que acaba de chegar ao mundo.

Existem diversas possibilidades de lembrancinhas de maternidade que empregam diferentes materiais e também temas diversos. Entre elas encontramos as lembrancinhas feitas em feltro, tanto para meninas quanto para meninos.


Categoria(s) do artigo:
Feltro

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Bom dia gostaria de saber por quanto sai cada pirulito de biscuit com aproximadamente 12 cm.
    Somente o pirulito sem o laço e a etiqueta.

    Obrigada!

    Lucimar Mendes 25 de novembro de 2011 10:51 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *