Como Fazer Fantoches de Feltro

Os fantoches são opções muito interessantes de brinquedos para as crianças uma vez que estimulam a sua imaginação e as ajudam a criar histórias para os personagens. Quem deseja entrar na brincadeira com os pequenos pode fazer os seus próprios fantoches de feltro.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=0akypABJzTU[/youtube]

A seguir vamos te dar dicas de tutoriais bem interessantes a respeito de como fazer os seus fantoches. Além de o resultado ficar ótimo será muito divertido criar os seus personagens junto com as crianças. Mãos a obra e comece agora mesmo a planejar como serão os seus fantoches.

Tutorial de Como Fazer Fantoches de Feltro

Materiais Necessários

  • 20cm de feltro
  • 1 tesoura
  • 1 pistola de cola quente
  • Retalhos de feltro
  • Acessórios como fitas, olhos móveis, botões, cordões

Como Fazer – Corpo (Base)

Passo 1

Para começar é necessário utilizar o molde: Clique para visualizar a imagem.

O molde deverá ser cortado duas vezes acima do feltro, assim será criado a base do corpo.

Passo 2

Em seguida você deverá unir as duas partes, para isso passe cola quente ou costure as laterais. As extremidades deverão ficar soltas para que você possa colocar as suas mãos e dedos para movimentar o seu fantoche.

Passo 3

Para caracterizar o seu fantoche você poderá colar ou costurar a roupa assim como outros detalhes.

Passo 4

No caso de quem está fazendo um fantoche de animal poderá colar um rabo ou manchas para caracterizá-lo.

Como Fazer – A Cabeça

Passo 1

Escolha o molde de cabeça que você deseja, de acordo com o personagem que está fazendo e corte duas vezes o molde da sua cabeça. Molde: Clique para visualizar a imagem. Corte no feltro com a cor do fantoche.

Passo 2

A parte de trás da cabeça deverá ser colada na parte de trás do corpo base que foram feitos nos passos acima.

Passo 3

Com a cola quente você poderá colar a outra parte da cabeça.

Tutorial de Como Fazer Fantoches de Feltro – 2

Materiais Necessários

  • Linha de bordar
  • Alfinetes
  • Feltro colorido
  • Tesoura
  • Cola quente
  • Agulha
  • Tinta relevo

Como Fazer

Passo 1

Decida qual personagem você deseja criar e procure na internet pelos moldes necessários. Precisaremos do molde básico do personagem recortado duas vezes, junte os dois usando alfinetes e depois dê pontos caseando as duas. As extremidades deverão ficar abertas para que seja possível colocar as suas mãos para conduzir os fantoches.

Passo 2

Em seguida você deverá fazer o ponto caseado nas duas partes de abertura para que o acabamento fique mais bem feito.

Passo 3

Será necessário dar uma atenção especial aos detalhes do fantoche como olhos, orelhas, focinho e nariz. Com cola quente você deverá colar os detalhes.

Passo 4

Para deixar o seu fantoche mais lúdico você pode recortar detalhes de decoração como triângulos, bolas e quadrados. Cole os detalhes sobre o corpo do fantoche.

Passo 5

Para finalizar você precisará fazer os olhos do fantoche, para isso você pode usar tinta relevo ou tinta puff. Caneta para retroprojetor também pode ser útil.

Dicas Para Fazer Fantoches de EVA

Além do feltro o EVA é outro material que pode ser bem útil para criar os seus fantoches. As peças de EVA deverão ser usadas com um algum tipo de vareta para movimentação, pois não tem como colocar as mãos por dentro como fazemos com os fantoches de feltro.

Embora sejam fantoches em 2D essas peças de EVA são ótimas para criar histórias e mexer com a imaginação das crianças. O mais interessante é que você pode criar uma grande variedade de peças com muito colorido. Para fazer as suas peças de EVA você precisará de pedaços do material coloridos e moldes.

Crie as formas dos personagens e recorte no molde de forma que depois seja necessários somente colá-las para que se tornem o personagem desejado. A seguir vamos te suugerir alguns moldes para esses fantoches:

Sapo

Clique para visualizar a imagem

Para fazer esse personagem você precisará de três tons de verde para o corpo e manchas, branco e preto para os olhos e vermelho para a boca.

Peixe

Clique para visualizar a imagem

O peixe pode ser feito com corpo com cor laranja com os detalhes do rabo e barbatanas amarelas. Para deixar ainda mais decorativo use EVA rosa e miçangas coloridas para deixar o seu peixe mais alegre.

Polvo

Clique para visualizar a imagem

Para o polvo a dica é usar EVA lilás para fazer o corpo e os detalhes fazer em branco. A boca do polvo deverá ser feita com EVA vermelho.

Tutorial de Dedoches de Feltro

Materiais Necessários

  • Feltro
  • Linha
  • Agulha
  • Cola Quente

Como Fazer

Passo 1

Para fazer os dedoches você precisará de um modelo para usar nos seus dedos. Desenhe o modelo base de acordo com as medidas dos seus dedos. Você precisará de duas vezes o mesmo molde. Em seguida junte as duas partes caseando ou colando com cola quente as laterais, mas deixando a extremidade aberta, pois é onde você irá colocar o seu dedo.

Passo 2

Para caracterizar o seu dedoche de acordo com o personagem que ele representa você poderá usar uma caneta marcadora de retroprojetor para fazer desenhos ou mesmo colar detalhes feitos de feltro. O mais importante é que o personagem fique caracterizado. Você pode fazer quantos dedoches desejar.

Criando Um Teatrinho Com os Fantoches

Depois de tanto trabalho para fazer os seus fantoches ou dedoches de feltro ou EVA é importante pensar em como utilizá-los para fazer a festa das crianças. Nada mais divertido do que fazer uma peça de teatro com esses personagens. Comece imaginando uma história junto com as crianças.

Deixe que eles soltem a sua imaginação sobre como os personagens fantoches devem interagir entre si. Depois disso é só você ajudá-los a montar o cenário e encenar uma peça divertida com o novo brinquedo dos pequenos. Os fantoches são ótimos brinquedos para que as crianças conheçam coisas diferentes e possam imaginar muito mais.

Peça ajuda das crianças para confeccionar os fantoches com certeza eles vão achar muito legal poder te ajudar nessa tarefa. Criar histórias e personagens é algo muito legal para as crianças e vai ajudar você a se aproximar ainda mais do mundo delas. Vale a pena utilizar esse tipo de brinquedo no dia a dia.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Feltro

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • como posso fazer com tecido fantoches de frutas…

    Tatiane da Silva 1 de novembro de 2014 18:15 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *