Borboleta de Feltro

Que tal aprender a fazer uma linda borboleta de feltro? Com materiais bem simples é fácil de fazer. Vamos lá!

Materiais: pedaço de tecido da sua preferência, lápis, termolina, um pedaço de barbante colorido, pedaço de feltro, cola quente, linha, agulha, pistilo, fibra acrílica, botões e tecido para forrá-los.

1- No avesso do tecido, risque duas borboletas, se tiver dificuldades, pegue um molde na internet.

2- Em seguida, para selar no tecido o risco de lápis, passe termolina sobre ele. Faça isso sem ultrapassar o risco, caso contrário, poderá ter problemas na hora de costurar a outra parte do tecido. Espere secar bem.

3- Depois de seco recorte o molde das borboletas que foi feito no tecido. Para ganhar tempo você pode fazer um molde por vez, assim, enquanto um seca a termolina estará fazendo um outro.

4- Pegue o pedaço de barbante colorido.

5- Sobre o feltro faça também o molde da borboleta.

6- Na parte central do molde de feltro coloque uma gota de cola e cole o molde de tecido por cima.

7- Se estiver bem centralizado e do mesmo tamanho da borboleta de tecido, aplique cola de um lado e do outro, nas asas, e cole todo o tecido sobre o feltro. Assim você poderá costurar a borboleta sem problemas, pois não sairá do lugar.

8- Cole o outro molde do tecido no outro lado do molde de feltro e na parte central, passe o barbante colorido. O melhor é que ele seja da cor do tecido escolhido para fazer a borboleta.

9- Hora de costurar. Será fácil, pois as partes estão bem coladas uma na outra, então, o que se tem a fazer é passar a costura em volta de toda a dimensão da borboleta, bem na borda, como se tivesse fazendo uma bainha. Quando estiver fazendo esse caseado, prenda o barbante também com a costura.

10- Agora é hora de fazer em outro pedaço de filtro o corpinho da borboleta. Faça em duas partes: corpo e cabeça.

11- Pegue a parte que é a cabeça e faça com a linha, dois pontinhos para serem os olhos da borboleta e em seguida, prenda a parte da cabeça na parte do corpo. Depois é só fazer o mesmo que foi feito com o feltro e tecido das asas, costurar fazendo caseado, isso facilitará na hora de colocar o enchimento.

12- Pegue o pistilo dobrado para fazer a antena e antes de continuar costurando, coloque-a por dentro da cabeça da borboleta. De modo que com a costura ela fique bem firme.

13- O próximo passo é encher corpo e cabeça com fibra acrílica e terminar de fechar o corpo e a cabeça da borboleta de feltro com a costura.

14- Usando a cola quente é só colocar o corpo já com antenas e cabeça na parte central das asas da abelha.

15- Para o acabamento você poderá forrar 4 botões, dois maiores e dois menores e colocá-los nas asas da borboleta. Os dois maiores na parte de cima da asa e os menores na parte de baixo. Faça isso usando a cola quente.

Dicas Para Trabalhar Com Feltro

Quem gosta de artesanato sabe que dá para fazer muita coisa legal com feltro. O material que é chamado de TNT, que significa, tecido não tecido, tem como grande parte da sua formação tramas sintéticas, acrílico ou poliéster. A junção dessas tramas é feita através do processo denominado de fricção e não como se faz com as naturais, pela tecelagem. Por isso, o tecido é chamado de “não tecido”.

A vantagem de ser um material sintético, principalmente para quem está querendo usar o feltro para fazer artesanato é a variedade de cores que existem. Normalmente, o que pode variar de uma marca para a outra é a espessura do tecido, uns mais grossos e outros menos.

Assim como qualquer tecido, o feltro tem o lado direito e o lado avesso. Sendo que é muito difícil identificar esses lados em algumas cores. Porém, é importante dar essa atenção especial, pois o avesso é sempre mais grosseiro. Procure o lado felpudinho como referência, às vezes com furinhos aparentes. É importante que o molde seja riscado nesta parte.

Agulhas, Linhas e Tesoura Para Trabalhar Com Feltro

Não há necessidade de buscar uma agulha diferente para trabalhar com o feltro, as comuns servem, de preferência que possuam a ponta fininha. A grossa pode acabar marcando o feltro, a fina deixa o trabalho mais bem acabado.

Já a linha, a melhor delas é aquela que é usada para fazer ponto cruz, que chamamos de meadas. Além de boa pela textura, podem ser encontradas nas mais variadas cores. Outra opção é usar as de pesponto pelo fato de serem mais grossas, quando no trabalho será necessário fazer o ponto palito.

Outra dica é quando for casear usando a linha de meada usar dois fios e um só para fazer pesponto.

Já para recortar o feltro o ideal é ter dois modelos de tesoura, aquela de ponta fina para cortar os detalhes da peça e uma maior, quando o molde for grande.

Na hora de trabalhar, além de linha, agulha e tesoura será necessário usar lápis e ou canetas para marcar o molde no feltro. Neste caso, o ideal é ter uma canetal de ponta finíssima, mais de uma cor e um lápis preto bem forte. Pois é necessário ter canetas e lápis que marquem bem o molde para que fique fácil cortá-lo.

Sobre Enchimento e Moldes Para Trabalhar Com Feltro

Existem dois tipos de materiais que são usados para preencher os trabalhos com feltro, são eles: a fibra acrílica e a fibra siliconada, sendo esse segundo, considerado melhor do que o primeiro.

Os moldes são a parte principal do seu trabalho. Não adianta ter tudo perfeito, várias cores de feltro se o molde não estiver corte, a peça final não sairá ou ficará bem diferente do que você gostaria.

O molde ele pode ser próprio para fazer artesanato em feltro como pode ser qualquer um outro, desde que você saiba adaptá-lo para o que está pretendo fazer.

Um molde é importante, mas fazer o traço no feltro seguindo o desenho é mais ainda. Se o molde é perfeito, mas na hora de passar para o feltro o trabalho não é bem executado, o resultado final não será como esperado.

O feltro é um tipo de tecido que vem sendo bastante utilizado em trabalhos artesanais. Pode-se utilizar esse material em uma grande diversidade de trabalhos, desde decoração de festas infantis até para dar formas a itens e acessórios diversos, como prendedores de cabelo e chaveiros.

Para quem tem habilidade com esse tecido, é possível fazer borboletas em diferentes tamanhos e formatos. As cores podem variar também, assim como a utilidades desses itens. Confira aqui alguns modelos de borboletas de feltro.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Feltro

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *