Bolsa Artesanal Com Bolas Em Feltro

O universo do artesanato é diversificado e de onde menos se espera novas idéias surgem. Esse é o caso das bolsas feitas a partir de bolas feltradas. O que normalmente era utilizado na decoração de datas comemorativas como o natal ou a páscoa por exemplo, um dia foi pensado por um artesão: porque não fazer disso uma bolsa? Esse artesanato é ótimo para quem gosta de sair do convencional e ousar no figurino pelos detalhes, como por exemplo através das bolsas. Com um pouco de paciência e dedicação, essas bolsas ficam lindas e se tornam um bom meio para você aumentar a sua renda familiar. Confira logo abaixo como fazer as bolas feltradas, para então montar a bolsa:

Você Vai Precisar De:

  • Mechas de lã cem por cento pura na cor que você desejar
  • Meio litro de água quente e meio litro de água fria em vasilhas ou torneiras com água nessas temperaturas
  • Um bastidor
  • Um pedaço de plástico bolha
  • Um pedaço de tecido para fazer o forro da bolsa
  • Uma agulha grossa
  • Barbante ou linha, a mais grossa que encontrar
  • Sabão de oliva ou sabonete comum, caso não encontre a primeira opção
  • Uma tesoura ou um estilete
  • Cola para tecido e um pincel com cerdas macias

Como Montar As Bolas Feltradas?

Para começar defina o tamanho que você vai querer que as bolas feltradas tenham. A dica é separar os maços de lã todos iguais, antes de montar a primeira bola. Normalmente a lã vem em comprimento longo, por isso se você optar por fazer para pequenas bolas feltradas, a dica é cortar a lã com cerca de dois a três centímetros de comprimento para cada maço.

Em seguida, com um maço nas mãos, ligue a torneira na água quente ou vá para perto da vasilha com a água quente. O ideal é realmente a água quente, mas caso prefira pode ser também água morna. passe um pouco de sabonete nas mãos e comece a rolar, pressionando a lã levemente em torno de suas palmas, de modo que esse maço fique revestido pelo sabonete que estava nas suas mãos.

Vá rolando o maço de lã até que a bola formada comece a escorregar das mãos por causa do sabonete. Para remover o excesso de sabonete a dica é passar a bola na água fria. Pressione cada vez mais firmemente as mãos contra a bola fazendo o movimento de rolamento, para que a bolinha fique com a lã o mais justa possível nessa bola, ou seja, o objetivo é fazer bolinhas firmes. Repita esse procedimento de passar sabão nas mãos e rolar a lã na água quente e fria até que a bola feltrada fique firme o suficiente.

Quando a bola atingir o estado que você deseja, lave-a em água fria para remover o sabonete. A água fria serve para dar um choque térmico nas fibras e, assim, contraí-las, ajudando a fazer com que a bola fique bem firme. Quanto mais firme estiver a bola feltrada, mais bonito ficara o seu artesanato final. A dica para deixar as bolas bem firmes é passar uma demão bem fina de cola para tecido sobre a superfície de cada uma das bolas.

Faça isso com cada uma das bolinhas necessárias para montar a bolsa. Deixe secar as bolinhas sob a incidência direta da luz solar. Normalmente em um dia de sol forte as bolas feltradas já ficam completamente secas. Quem morar em regiões úmidas ou sem tanto sol, ou coloque em uma secadora de roupas dentro daqueles saquinhos para roupas delicadas e deixe o aparelho ligado por cerca de quarenta minutos, que é o suficiente para secar as bolas feltradas. Ao todo, para montar a bolsa, você vai precisar de cento e quarenta e quatro bolinhas feltradas.

Depois dessa etapa é chegado o momento de montar a bolsa.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=epKWqm8UkYM[/youtube]

Como Montar a Bolsa Com As Bolas Feltradas?

Una seis bolas feltradas com a ajuda da agulha e de um fio resistente ou um barbante. Passe a agulha pelo meio de cada bola, formando uma corda com as seis bolas justas e lado a lado. Não precisa dar nenhum nó entre as extremidades das bolas porque depois essa passada de fio por entre as bolas será repetida quando for unir as cordas de bolas. Repita o passo de unir seis bolas feltradas onze vezes.

Agora forme duas placas de cinco tiras, a tira de bolas que sobrar será a alça da bolsa. Costure, com o mesmo fio usado para fazer as tiras, cada uma das placas formadas. Cuidado para não deixar fio da costura aparente. Pois o objetivo é deixar somente as bolas feltradas visíveis. Agora costure um forro numa medida um pouco menor que o tamanho das placas de bolas feltradas. Em seguida, una as placas passando a agulha com o fio pelas bolas das bordas das placas. Coloque o forro dentro desse saco de bolas feltradas e costure o forro às bolas feltradas. Fixe a alça nessa costura feita e está pronta a sua bolsa! Caso queira você pode costurar um zíper também na abertura da bolsa ou, então botões de pressão para fazer o abre e fecha dessa bolsa.


Vídeo De Como Montar a Bolsa Com Bolas Feltradas:

Confira um passo a passo apresentado pela artesã Denise Meneghello, a qual ensina a fazer uma bolsa colorida com bolas feltradas durante um quadro do programa Mais Você, da Rede Globo. Embora pareça ser um pouco trabalhoso, esse artesanato apresentado no vídeo não requer muita habilidade nem conhecimento de técnicas. Você pode fazer a bolsa literalmente como se explica no vídeo ou, então, se inspirar no passo a passo apresentado para fazer tamanhos maiores ou menores de bolsas com bolas feltradas. A bolsa feita no vídeo custou ao todo cinqüenta reais para ser feita e você pode revendê-la por um valor entre oitenta e cento e cinqüenta reais. Assista ao vídeo no link logo abaixo:

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=7dIoXWQWGX0&feature=player_embedded[/youtube]

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Feltro

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *