Como Fazer Futon

O futon é uma espécie de colchão bastante utilizado na cama tradicional  japonesa e costuma ser baixo, com aproximadamente 05 cm de altura, e seu interior é recheado de material sintético, lã ou algodão. No Japão são vendidos conjuntos que abrangem o edredom, chamado de kakebuton, o colchão, que se chama shikibuton, e também a almofada, denominada makura. As almofadas são cheias com trigo negro, feijão verde ou peças de plástico.

Futon ainda pode ser uma manta flexível ou acolchoado que possa ser guardado dobrado durante o dia e usado à noite, com a finalidade de se economizar espaço. É composto de um acolchoado grosso, kakebuton  e uma parte inferior, shikibuton. A versão do Ocidente se baseia no tradicional japonês com diferenças pontuais: quase sempre é posto numa armação de metal ou pedaço de madeira, semelhante a um sofá.

A fim de secar ou aquecer o futon, os japoneses usam um aparelho elétrico  denominado futonkansōki ou simplesmente, secador de futon, que faz com que o ar quente seja inserido com força ao colchão.

Modelo I

Material usado num pequeno futon:

  • 55 cm de tecido em algodão com medida de 1.10 cm de largura
  • 01 pedaço de espuma com medida de 40 x 40 x 05 cm de espessura
  • Manta acrílica que seja suficiente para conseguir dar 03 voltas sobre a espuma
  • Linha própria para pesponto e que será usada para pregar os botões, pode ser aquelas de crochê
  • Linha a ser usada para fechar a almofada
  • Agulha para pregar os botões, pespontar as laterais e fechar a costura à mão

Passo a Passo

Para confeccionar primeiramente a almofada corte 02 partes do tecido com medida de 55 x 55 cm. Em três dos lados costure a mais ou menos 01 cm da borda e no último lado, costure mais deixe uma abertura que seja suficiente para colocar a almofada.

Nos quatro lados costure a aproximadamente 05 cm da lateral e remova o tecido de sobra.

A placa de espuma deve ser totalmente envolvida pela manta acrílica, se possível dê três voltas. A intenção é que fique uma peça fofa, confortável de se usar para sentar. Tome cuidado para não deixar a costura justa demais, senão a borda não ficará grossa como é o tradicional futon.

Enrole a manta nas laterais da espuma e em toda a sua volta. Se quiser pode dar alguns pontos para prender bem a manta e não soltar quando for vestir o tecido da almofada.

Pela abertura, vista a capa da almofada e feche usando os pontos invisíveis. Observe que  peça deve ficar bastante fofa, pois terá que costurar na volta toda nos dois lados do futon.

Para ajudar nessa etapa pode-se alfinetar todo o redor da almofada em ambos os lados. Então, pode-se costurar usando linha grossa e pontos de alinhavo.

Se quiser usar o capitonê, basta demarcar o local onde ele será inserido. No futon em questão devem ser usados oito botões forrados, quatro para a parte de cima e quatro na debaixo. Para confeccionar o capitonê é só cortar pedaços de tecido com medida de 05 cm x 1.5 cm e enrolar. A partir dos rolinhos que serão usados como forma de puxar a espuma, pois se usar os botões apenas forçará demais o fundo e a capa poderá se soltar. Para prender os botões e os rolinhos utilize uma agulha comprida que passe a espuma com maior facilidade.

Se optar pelo capitonê sem colocar o botão use apenas os rolinhos de tecido,  entretanto, faça-os mais largos, fica  com uma aparência bem mais bonita e rústica. Além de ser mais em conta, em se tratando do lado financeiro.

Passo a Passo com fotografia:

http://agulhaspinceisemais.blogspot.com.br/2012/11/futon-com-pap_15.html

Modelo II

Material

  • Rolos de Espuma
  • Cola própria para espuma
  • Capa para edredom
  • Material de Costura (linha, agulha, tesoura, entre outros)

O componente principal do futon é a espuma, e como tal precisa definir o tamanho de sua peça, ou seja, é a medida entre o colchão de casal, de solteiro, full size, dentre outros. Assim que você definir a medidas que será seu futon, já saberá quantos rolos de espuma precisarão ser comprados.

Assim que souber o tamanho de seu futon, a etapa seguinte será escolher a espessura dele. Quanto mais a pessoa for pesada, mais grosso deverá ser o futon. Atente-se para a ideia de que o futon é um simples colchão, mas deve proporcionar conforto.

Então, determine a espessura dele e prenda os rolos de espuma segundo as camadas que irá formar. Aguarde até que a cola seque e, após, pode remover e aparar as laterais dos rolos. Caso queira, saiba que os rolos podem adquirir o formato que você achar melhor, retangular, oval, com os cantos arrendados, e mais. Porém, saiba que quanto mais voltas os tiverem os rolos mais habilidade de costura será preciso para confeccionar a capa do futon.

O passo seguinte é a fabricação da capa do  futon. Há 02 opções, você poderá comprar uma capa para edredom já pronta e, depois, fazer as adaptações necessárias, conforme as medidas de seu futon ou, você mesmo confeccionar a capa perfeita.

No caso da segunda opção será preciso comprar um tecido que seja da sua vontade, desde que seja bastante resistente, tirando as medidas dos rolos de espuma e recorte o tecido de acordo com essas medidas, tome cuidado para que a capa fique bem firme. Para costurar a capa do futon, é prestar fazer isso em 03 dos lados, e no último será preciso colocar alguns botões ou um fecho  para conseguir retirar a capa para lavagem, sempre que houver necessidade.
Coloque os rolos de espuma já colados dentro da capa e os espalme bem de forma que fiquem bem presos e firmes.

A abertura por onde foi introduzido o rolo de espuma precisa ser fechada, usando um zíper, botões ou qualquer outro tipo de fecho. Pronto, você já tem um lindo futon para usar nos dias quentes ou frios. Aproveite a ideia e costure futon para a família toda, a criançada irá adorar.

Passo a passo com fotografia para evitar possiveis dúvidas: http://casa.umcomo.com.br/articulo/como-fazer-um-colchao-futon-3464.html

O artesanato é uma maravilha, alegra os ambientes e a vida de quem o faz, principalmente quando são descoberta técnicas simples e prática, o que leva cada dia mais pessoas a praticar essa maravilhosa terapia. Para quem já está engajado no artesanato e ainda para aqueles que vão começar a partir da leitura deste texto, vamos dar dicas legais e preciosas para inovar o ambiente doméstico a partir de simples peças que trarão muito mais conforto e alegria a qualquer lugar.

Vamos ensinar a fazer os famosos e maravilhosos Futons, que nada mais são que enormes e graciosas almofadas, mas não tão fofas e muito utilizadas no Japão. A maioria dos modelos de Futons são todos artesanais, fabricados em 100 % algodão, o que aumenta a resistência e durabilidade do produto. No Japão eles são usados como cama, também servem como assento quando se servem à mesa e são muito práticos, podendo facilmente substituir o sofá, caso você ainda não tenha um, e a parte mais legal é que podem ser colocados pela casa toda: no jardim, nos quartos, na sala de TV.

Material Necessário

Para começar a confeccionar o futon você vai precisar de diversos cortes de tecido, não muito grandes, dependendo do tamanho que quiser dar à peça. Linha de algodão, daquelas bem resistentes, ou até pode ser daquelas de empinar pipa, que são melhores ainda, e também uma agulha resistente, grande e bem fina.

Como Fazer

Passo 1: Você deve criar uma almofada retangular, de preferência, em tamanho médio de 50 X 35 centímetros, com aproximadamente 12 centímetros de altura, cujo enchimento seja de fibra siliconada, que deixa o futon mais confortável.

Passo 2: Com a linha e a agulha, costure toda a borda da almofada, juntando também o enchimento, faça isso em toda a peça. Os pontos não podem ser miúdos, é melhor que sejam entre 03 centímetros e com espaço de aproximadamente 05 centímetros entre um e outro, fazendo com que todos estejam bem apertados, para que fixe bem o tecido ao enchimento.

Dica: Uma dica importante é não encher muito a almofada, senão fica mais difícil de fazer as demais partes do futon.

Passo 3: Agora, o que dá a verdadeira cara de Futon à almofada são os pontos que devem ser dados no meio deles, como se fossem divisões. Para isso, divida mais ou menos a almofada em partes, como num bolo, e em cada junção, faça um ponto, prendendo o tecido ao enchimento, bem forte, para que fique afundado.

Dica: Se quiser melhorar ainda mais seu futon, em cada ponto desse pregue um botão grande de cor combinando com o tecido da almofada, fica muito bonito e interessante.

Caso tenha gostado da dica, arrisque, faça futons maiores e diferentes, e se puder comente no post.

 Vídeo Com o Passo-a-Passo Para Fazer Futon

Imagem de Amostra do You Tube

Posts Relacionados


Categoria(s) do artigo:
Tecido

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Adorei a dica, foi bastante útil. Só tem uma ressalva, 50 x 35 é um retângulo e nao um quadrado.

    celia 25 de novembro de 2012 20:38 Responder
  • Olá muito prazer!

    Tenho dois colchões de solteiro e gostaria de saber como devo fazer para transforma-los em Futon.?

    Carmen Pedroso 14 de fevereiro de 2013 17:40 Responder
  • Olá muito prazer!

    Eu tenho dois colchões de solteiro e gostaria de transforma los em Futon,
    Existe esta possibilidade e como devo fazer?
    Abraços

    Carmen

    Carmen Pedroso 14 de fevereiro de 2013 17:42 Responder
  • os futons são lindos, gostaria de aprender a fazer, quero fazer curso, enviem-me mais informacoes

    zilton diogo 1 de outubro de 2013 13:11 Responder
  • Parabens pelo trabalho! Muito criativo, adorei as dicas,vou fazer pra minha casa!

    Edneuza 4 de março de 2014 12:45 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *