Como Fazer Futon

O artesanato é uma maravilha, alegra os ambientes e a vida de quem o faz, principalmente quando são descoberta técnicas simples e prática, o que leva cada dia mais pessoas a praticar essa maravilhosa terapia. Para quem já está engajado no artesanato e ainda para aqueles que vão começar a partir da leitura deste texto, vamos dar dicas legais e preciosas para inovar o ambiente doméstico a partir de simples peças que trarão muito mais conforto e alegria a qualquer lugar.

Almofadas

Almofadas

Vamos ensinar a fazer os famosos e maravilhosos Futons, que nada mais são que enormes e graciosas almofadas, mas não tão fofas e muito utilizadas no Japão. A maioria dos modelos de Futons são todos artesanais, fabricados em 100 % algodão, o que aumenta a resistência e durabilidade do produto. No Japão eles são usados como cama, também servem como assento quando se servem à mesa e são muito práticos, podendo facilmente substituir o sofá, caso você ainda não tenha um, e a parte mais legal é que podem ser colocados pela casa toda: no jardim, nos quartos, na sala de TV.

Material Necessário

Para começar a confeccionar o futon você vai precisar de diversos cortes de tecido, não muito grandes, dependendo do tamanho que quiser dar à peça. Linha de algodão, daquelas bem resistentes, ou até pode ser daquelas de empinar pipa, que são melhores ainda, e também uma agulha resistente, grande e bem fina.

Como Fazer

Passo 1: Você deve criar uma almofada retangular, de preferência, em tamanho médio de 50 X 35 centímetros, com aproximadamente 12 centímetros de altura, cujo enchimento seja de fibra siliconada, que deixa o futon mais confortável.

Passo 2: Com a linha e a agulha, costure toda a borda da almofada, juntando também o enchimento, faça isso em toda a peça. Os pontos não podem ser miúdos, é melhor que sejam entre 03 centímetros e com espaço de aproximadamente 05 centímetros entre um e outro, fazendo com que todos estejam bem apertados, para que fixe bem o tecido ao enchimento.

Fazer Futon

Fazer Futon

Dica: Uma dica importante é não encher muito a almofada, senão fica mais difícil de fazer as demais partes do futon.

Passo 3: Agora, o que dá a verdadeira cara de Futon à almofada são os pontos que devem ser dados no meio deles, como se fossem divisões. Para isso, divida mais ou menos a almofada em partes, como num bolo, e em cada junção, faça um ponto, prendendo o tecido ao enchimento, bem forte, para que fique afundado.

Futon

Futon

Dica: Se quiser melhorar ainda mais seu futon, em cada ponto desse pregue um botão grande de cor combinando com o tecido da almofada, fica muito bonito e interessante.

Caso tenha gostado da dica, arrisque, faça futons maiores e diferentes, e se puder comente no post.

 Vídeo Com o Passo-a-Passo Para Fazer Futon

Imagem de Amostra do You Tube

Imagens de Futon

Posts Relacionados

5 comentários

  1. Adorei a dica, foi bastante útil. Só tem uma ressalva, 50 x 35 é um retângulo e nao um quadrado.

  2. Olá muito prazer!

    Tenho dois colchões de solteiro e gostaria de saber como devo fazer para transforma-los em Futon.?

  3. Olá muito prazer!

    Eu tenho dois colchões de solteiro e gostaria de transforma los em Futon,
    Existe esta possibilidade e como devo fazer?
    Abraços

    Carmen

  4. os futons são lindos, gostaria de aprender a fazer, quero fazer curso, enviem-me mais informacoes

  5. Parabens pelo trabalho! Muito criativo, adorei as dicas,vou fazer pra minha casa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>