Estojo de Tecido: Passo a Passo

O começo das aulas é sempre um momento especial na vida das crianças e por isso mesmo é interessante contar com materiais novos. Dentre todos os materiais com certeza o estojo em que serão guardadas as canetas, lápis de cor e borracha se destaca na lista de artigos amados pelos pequenos.

Mesmo com todo o tempo que se passou e com o aparecimento de inúmeras novidades o estojo ainda tem um espaço especial no dia a dia escolar das crianças. Até mesmo os adultos gostam de ter um estojo legal para organizar o seu material. Seja como for é sempre mais legal quando fazemos com as nossas próprias mãos.

Se você também deseja ter um belo estojo de tecido, seja para você mesmo ou para seus filhos, vamos mostrar o passo a passo de como fazer. É bem simples e o resultado é impressionante, parece uma peça comprada em loja pela qualidade, mas conta com aquele toque pessoal.

Tutorial de Estojo de Tecido

Tutorial

Tutorial

Materiais:

Você vai precisar de:

2 pedaços de tecido que meçam 20,5 x 15 cm (o lado que é mais longo acabará sendo a parte de cima do estojo, tenha sempre isso em mente na hora de recortar)

2 pedaços de tecido também medindo 20,5 x 15 cm só que para fazer a parte de dentro do tecido que está voltado para fora

Linha de costura (fique atento para que combine com o tecido, pois a costura irá aparecer)

2 pedaços entretela ou papel termocolante

1  zíper de 30,5 cm

Tenha em Mãos:

Cortador rotativo

Réguas

Placa de corte

Tesouras

Passo a Passo

Passo 1

Passo 1

Passo 1

Escolher o tecido que você irá utilizar como a parte de fora do estojo e também aquele que será a parte de dentro. Aproveite que você está fazendo um estojo personalizado e escolha um tecido que tenha uma estampa do gosto do futuro dono do estojo. As possibilidades são infinitas.

Uma dica para quem tem dificuldade para recortar bem retinho o tecido é contar com a ajuda de uma régua de ângulo reto, isso porque conseguirá um traço bem mais reto e assertivo.

Passo 2

Nesse passo você deverá colocar o tecido interior para baixo, em cima a entretela ou papel termocolante e sobre o tecido que será utilizado para a parte de fora do estojo. Faça um tipo de sanduíche com os tecidos e a entretela (ou papel termocolante). Faça isso para os dois pedaços de tecido do lado interior e o exterior.

Passo 3

Você deverá costurar as extremidades, não se preocupe que esses pontos não ficarão visíveis no final do trabalho. Isso só é feito para que as três camadas fiquem juntas para a próxima etapa do tutorial. Faça isso para os dois pedaços de tecido do lado interior e o exterior.

Dica: Para que a costura das três camadas fique mais bem feita você deve dobrar os três itens do sanduíche com mais ou menos uns 1,5 cm para dentro. Depois costure as três camadas e terá tudo muito bem preso para dar sequência no tutorial.

Passo 4

Nesse passo você deverá costurar as bordas do zíper em cima das duas bordas dos dois “sanduíches”. O mais importante é que essas bordas estejam bem no centro do futuro estojo.

Passo 5

Dobre o tecido costurado com o zíper com o lado interior para fora. Você deverá costurar o fundo do estojo. Provavelmente sobrará excessos, recorte-os.

Passo 6

Pressione o tubo que se formou de tecido para ter a certeza de que o zíper está bem no meio do estojo.

Passo 7

Coloque o zíper com a ajuda de máquina de costura, se for possível.

Passo 8

Corte as extremidades do zíper, cuide para deixar uma borda de mais ou menos 1 cm para cada lado da borda do zíper.

Passo 9

Dobre o tubo de tecido de forma que seja possível traçar uma linha a 2 cm de cada extremidade da peça. Alfinete e depois costure.

Passo 10

Depois de costurar de forma bem firme as 04 extremidades você perceberá que estará sobrando um pouco de tecido em cada parte do estojo. Corte essa sobra deixando o estojo com as extremidades costuradas.

Passo 11

Você deverá desvirar o estojo, pois afinal ele está virado com o lado interior para dentro. Agora admire o seu belo trabalho, pois com certeza um estojo desses pode ser útil para levar o material escolar das crianças, guardar a sua maquiagem, guardar restos de tecido e material de costura e mais uma infinidade de possibilidades.

Ficou Com Dúvidas?

É natural que se você não tem o hábito de costurar tenha ficado em dúvida em alguns passos. Para te ajudar separamos alguns vídeos bem interessantes com passo a passo de como fazer estojo. Confira esses vídeos e aprenda novas maneiras de criar os seus próprios estojos.

Galeria de Vídeos

Estojo Escolar – Parte 1

Imagem de Amostra do You Tube

Nesse vídeo vemos o começo do tutorial de como fazer um estojo escolar de tecido.

Estojo Escolar – Parte 2

http://www.youtube.com/watch?v=MGpoWFYmIyw&feature=relmfu

Nesse vídeo podemos ver parte final de como fazer o estojo escolar.

Artesanato – Nécessaire de Patchwork

Imagem de Amostra do You Tube

Uma outra possibilidade bem legal é fazer belos trabalhos com Patchwork. Nesse vídeo podemos conferir como fazer uma linda nécessaire com essa técnica que é super especial.

Vendendo As Suas Peças

Uma dica bem legal para quem está em busca de uma renda extra e gosta de artesanato é fazer as suas peças para vender. Para isso basta que você desenvolva bem a criação dos seus estojos e faça um bom preço neles.

Faça uma boa pesquisa de mercado para saber quanto estão custando os estojos das lojas, compare a qualidade das suas peças com a desses estojos e faça o seu preço. Não se surpreenda se os seus tiverem uma qualidade muito superior a aqueles que são vendidos nas lojas.

Quando fazemos um trabalho artesanal nos dedicamos a cada pequeno detalhe e por isso mesmo muitas vezes o resultado é melhor que as peças fabricadas de forma industrial. Capriche na escolha da estampa dos tecidos e crie lindos estojos.

O artesanato pode ser uma fonte de renda e também uma maneira de distrair e diminuir as suas tensões. Comece a fazer as suas peças e descubra.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>