Como Customizar Banquetas: Ideias Criativas

Ter uma decoração criativa e cheia de estilo em casa é muito mais fácil do que pode parecer e bem mais bem barato também. Alguns móveis estratégicos em alguns cômodos da casa ajudam a acrescentar esse visual moderno e despojado que tantos procuram.

O mais interessante é que você não precisa comprar inúmeros móveis numa loja de artigos de decoração para que a sua casa fique incrível. Você pode transformar alguns móveis mais antigos para que eles fiquem com aparência de novos. As banquetas são ótimas opções para deixar a sua cozinha e o seu quarto com um ar muito mais colorido e moderno.

A seguir vamos te dar ideias bem legais de como customizar banquetas e descobrir que com um pouco de criatividade e os materiais certos é possível ter um lindo resultado.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=m690kTr-9zY[/youtube]

Tutorial Para Customizar Banqueta Com Técnica De Pátina

Materiais Necessários

  • Base acrílica branca Mural Color
  • Trincha pátina
  • Trincha macia 2’’
  • Tintas acrílicas nas cores branco de titânio, violeta-escuro e lilás
  • Pincéis vários tamanhos
  • Lixas nº150 e nº 400
  • Selante universal
  • Fluidificador
  • Papel carbono vermelho
  • Papel de seda
  • Pinta-bolinhas
  • Molde com o desenho desejado (você encontra esse tipo de molde em lojas especializadas em artesanato)

Como Fazer

Passo 1

O primeiro passo é lixar a peça usando a lixa n° 150. Em seguida você deverá misturar uma parte de base acrílica, quatro partes de fluidificador e uma parte de selante. Usando a trincha macia 2’’ passe uma demão da mistura que você fez sobre a banqueta. Deixe secando por 30 minutos.

Passo 2

Para lixar a peça toda você precisará de uma lixa n° 400. Depois de alisar a peça passe uma demão de tinta lilás com a trincha 2’’. Deixe secando por mais ou menos 30 minutos.

Passo 3

Com a trincha e a tinta branco de titânio você deverá passar leves pinceladas sobre a banqueta para conseguir o efeito de pátina. Deixe secando por uns 30 minutos.

Passo 4

Nesse passo usaremos o molde, você deverá riscá-lo numa folha de papel de seda. Depois com a ajuda de um papel carbono deverá repassar o desenho para o assento e também para o encosto da banqueta. Se desejar pode fazer outros detalhes que sejam do seu agrado.

Passo 5

Usando os pincéis você deverá pintar o desenho que você passou para a banqueta com as tintas violeta-escuro e branco de titânio. Para o acabamento da decoração você deverá usar o pinta-bolinhas e a tinta violeta-escuro.

Passo 6

Usando um pincel apropriado você deverá passar leves pinceladas nas quinas da banqueta com a tinta violeta-escuro. O objetivo é obter um efeito envelhecido para isso.

Pronto a sua banqueta decorada com a técnica da pátina está pronta! 

Outras Dicas Para Customizar Banquetas

Usando Tecidos

Quando toda a estrutura da banqueta está bem e o problema todo está concentrado apenas no assento você pode caprichar na escolha de um tecido que sirva para forrar o assento. A dica é pensar em como pretende revitalizar a peça e em que cômodo da casa pretende deixá-la.

Depois é só aplicar o tecido sobre o assento da banqueta, se preferir você pode até mesmo usar cola de tecido ou cola quente. Quem tiver mais habilidade manual pode apostar na ajuda de um bom grampeador, apropriado para esse serviço, o grampeador de estofador. Outra possibilidade é desparafusar o assento da banqueta para colar o tecido e depois colocá-lo novamente no lugar.

Uma dica é escolher um tecido que esteja adequado com o local da casa em que a banqueta ficará. Por exemplo, se a banqueta ficará na cozinha você pode escolher um tecido estampado com frutas ou outros elementos que tenham relação com esse ambiente. Já se a banqueta é para ficar no seu quarto pense numa estampa que tenham relação com esse ambiente íntimo do seu lar.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=BxE0M6Fq7rc[/youtube]

Usando Recortes

Quem pensa que somente tecidos podem ser usados para dar um novo visual para banquetas mais velhinhas está enganado. Uma dica interessante para renovar o visual de uma peça é aplicar sobre ela recortes de revista. Para isso a banqueta deverá ser de madeira e você precisará reunir vários recortes de revista que sejam bem coloridos e adequados para o seu objetivo.

Antes de começar a colar os recortes é importante que você já tenha todos os pedaços recortados além de já estar com tudo pronto para começar a aplicação dos recortes. Nos casos em que a banqueta estiver muito velha é interessante que você lixe-a antes de começar a colagem.

O passo seguinte é passar cola em toda a peça e depois ir aplicando os recortes sobre a banqueta montando o seu mosaico. Para garantir que o seu trabalho permaneça intocado por mais tempo você pode passar uma demão de cola por cima, sempre lembrando para não encher o pincel e usar cola branca, pois outros tipos de cola tendem a ficar amareladas.

Para ficar com um visual mais profissional você pode usar verniz para dar mais brilho e evitar que as figuras da revista comecem a soltar pontinhas. Quem quiser poderá até mesmo vender essas banquetas que ficam ótimas depois de passarem por esse tratamento de “beleza”. 

Usando a Sua Criatividade

Até mesmo banquetas antigas podem ficar com um visual incrível de banquetas novas e modernas, tudo o que você precisa fazer é identificar qual o problema com cada peça e resolvê-lo. No caso das pequenas banquetas que acompanham penteadeiras antigas você poderá usar tecidos para encapar a parte da almofada e tinta para dar o acabamento nas “pernas” da cadeira.

Uma forma de adequar a peça para o uso que você pretende dar é escolher um tecido que se encaixe na decoração do ambiente em que a banqueta irá ficar. Nada como customizar uma peça para que ela faça sucesso na sua casa e entre os seus amigos, não é mesmo?

O mais importante é usar a sua criatividade, pois de ter a sua ideia de como quer que a peça fique você pode adaptar alguma técnica artesanal para chegar ao resultado esperado. Vale a pena começar agora mesmo a customizar as suas peças. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Customização

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *